quinta-feira, março 31, 2011

ILIMAR FRANCO

Xeque 
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 31/03/11

A cúpula do PMDB teve uma conversa, na manhã de ontem, com o ministro Antonio Palocci (Casa Civil). Foram cobrar maior agilidade nas nomeações para os cargos de segundo escalão. Argumentaram que há desconforto e que a demora gera tensão nos aliados e insegurança administrativa. Palocci disse que as nomeações vão começar a sair e justificou que o governo tem três meses.

Acendeu a luz amarela
A aprovação, pela Comissão de Reforma Política do Senado, do voto em lista fechada de candidatos jogou uma ducha de água fria no
ímpeto reformista do Congresso. A maioria dos partidos, aliados e de oposição, avalia que o PT será o principal beneficiado do voto
em lista, na medida que nesse sistema prevalece o voto na legenda. O voto distrital, puro ou misto, defendido pelo PSDB, sequer foi a voto no Senado. E o “distritão” , defendido pelo PMDB, não sensibiliza o PSDB e o DEM. Por isso, líderes partidários, que sustentam a necessidade de uma reforma, estão pensando em dar meia-volta e deixar tudo como está.

"Parece até o mundo árabe. Os trabalhadores não aguentaram mais e partiram para um dia de fúria” — Ricardo Patah, presidente da UGT, sobre a onda de greves nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento

FORA DA ÓRBITA. A campanha dos auditores do TCU para eliminar os políticos do tribunal não foi bem recebida pelo presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS). Ele enfatiza que a instituição “é um órgão auxiliar do Legislativo” e que a “Câmara não abre mão da sua prerrogativa de indicar os ministros do TCU”. A ação política da Auditar ocorre na gestão do presidente Benjamin Zymler, que é funcionário de carreira do tribunal.

Refazendo
O ministro Afonso Florence informou ao Fórum Nacional de Reforma Agrária que a presidente Dilma pediu à Embrapa para revisar estudo, feito no governo Lula, para atualizar os índices de produtividade para fins de reforma agrária.

Dança das cadeiras

Funcionário da CEF, Carlos Alberto Caser está cotado para substituir Guilherme Lacerda na presidência da Funcef. Ele exerce a função interinamente no ano passado e já foi diretor de Controladoria e de Benefícios do fundo de pensão.

Eles não se sentam à mesma mesa

O tucano José Serra está uma arara com o ex-consultor de marketing do PSDB Alberto Carlos de Almeida. Este escreveu artigo contestando texto de José Serra (“Cuidado com a contrarreforma”) em defesa do voto distrital. Nele, Almeida critica a linha da campanha presidencial de Serra (o confronte de biografias), mas o que mais irritou o tucano foram as frases: “A lógica não é
o forte de Serra” e “O artigo de Serra é falacioso”.

Rumo ao fracasso

Reação do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) sobre a aprovação, pela Comissão de Reforma Política do Senado, do voto em lista fechada para eleição de deputado: “E a Câmara aceitará o Senado decidir o seu destino dessa forma?”

No muro

Na comissão da reforma política do Senado, na decisão sobre o sistema de votação, os senadores tucanos Aécio Neves (MG), Aloysio Nunes Ferreira (SP) e Lúcia Vânia (GO) se abstiveram. O voto em lista fechada ganhou do distritão.


 HOMENAGEM. O ministro do STF Ayres Britto disse que o Banco Central deveria reduzir a taxa de juros em homenagem ao ex-vice-presidente José Alencar.
 A MINISTRA Izabella Teixeira (Meio Ambiente) tem jantar hoje com o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta. Na pauta, Rio+20 e Código Florestal. 
● FRENTE Parlamentar da Cultura, presidida pela deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), será lançada quarta-feira na Câmara. O primeiro ato será realizar audiência pública sobre a lei de direitos autorais.

Nenhum comentário: