sábado, março 26, 2011

ILIMAR FRANCO

Operação tartaruga 
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 26/03/11

Os ministros do TSE vão dar uma canseira nos políticos que se tornaram vencedores das eleições do ano passado, em decorrência da decisão do STF no julgamento da Lei da Ficha Limpa. Eles terão que se submeter a uma via-crúcis, que vai demorar alguns meses, para conseguirem assumir seus mandatos. Vão ficar de castigo, a exemplo do que ocorre com Cesare Battisti, que é mantido preso pelo STF, mesmo depois de a Presidência da República decidir pela não extradição para a Itália.

Mudanças no Banco do Brasil
A insegurança tomou conta dos petistas depois do vendaval na CEF. Estão apreensivos agora com possíveis mudanças no Banco do Brasil. Uma delas, a exemplo da Caixa, será para atender o PMDB. A presidente Dilma Rousseff pediu ao seu vice, Michel Temer, para relatar ao ex-governador José Maranhão (PB) que ele ocupará a vice-presidência de Governo do BB. Os petistas foram informados que
também serão feitas mudanças em outras vice-presidências e nas diretorias do banco. O BB tem nove vices e 38 diretorias. O único dirigente da instituição que tem permanência garantida é seu presidente, Aldemir Bendine.

"A memória de JK é patrimônio dos brasileiros e não pode ser usada para fins menores da política” — Maria Estela Kubitschek Lopes, filha adotiva do ex-presidente Juscelino Kubitschek, sobre a intenção do prefeito Gilberto Kassab de criar um Instituto JK no PSD

RECATADO. O vice-presidente Michel Temer vai assumir a Presidência por cerca de dez dias no próximo mês, durante as viagens da presidente Dilma Rousseff para Portugal e China. Temer decidiu que vai continuar despachando em seu gabinete, no anexo do Palácio do Planalto. Em tom de brincadeira, os peemedebistas dizem que ele não vai aproveitar para nomear ninguém do PMDB nem vai demitir nenhum petista.

Isolamento
O PT está apreensivo com o risco de ficar só nas eleições municipais de São Paulo. Temem que o prefeito Gilberto Kassab consiga unir PDT, PCdoB, PSB, PR e PP em torno de seu candidato e que Gabriel Chalita dispute pelo PMDB.

MST 1 x 0 PT
O MST ganhou a queda de braço com o PT pela presidência do Incra. Emplacou Celso Lacerda, atual diretor de Implantação de Projetos de Assentamento. O PT queria Cássio Pereira, ex-secretário de Agricultura do governo Ana Júlia (PA).

Irritação

O presidente do Senado, José Sarney, ficou contrariado com o depoimento de Fernando Henrique Cardoso no livro “Sarney: a biografia”, escrito por Regina Echeverria. FH diz que assistiu ao discurso “veemente” de Sarney contra as Diretas Já. “As declarações de Fernando Henrique foram até generosas, mas eu nunca fiz nenhum discurso na tribuna contra as Diretas, embora eu não tenha apoiado a emenda Dante de Oliveira. Foi um lapso de memória”, disse Sarney.

É dose
Quem esteve por estes dias no Palácio do Planalto saiu de lá contando que a movimentação do executivo Roger Agnelli para se manter no comando da Vale provocou grande malestar e muita irritação na presidente Dilma Rousseff. 

Pendurado
O futuro do ex-governador Orlando Pessuti (PR) está nas mãos do PTB. Como sobrou na composição da nova diretoria do Banco do Brasil, os trabalhistas precisam abrir mão da presidência da Conab para que ele seja nomeado. 

 SÓ DÁ MULHER. A presidente Dilma Rousseff pediu ao ministro Luiz Sérgio (Relações Institucionais) que organize um encontro pluripartidário com mulheres com mandato na Câmara dos Deputados e no Senado.
 OS HOMENS que são cineastas, artistas e jornalistas estão aliviados com a chegada do fim de março. Durante todo o mês, só as mulheres tiveram vez com a presidente Dilma Rousseff.
 SECRETÁRIO de Planejamento do Rio, Sergio Ruy Barbosa foi reeleito ontem presidente do Consad, que reúne os secretários estaduais.

Nenhum comentário: