sexta-feira, março 25, 2011

ILIMAR FRANCO

Kátia aderiu
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 25/03/11
 
Uma das mais ferrenhas opositoras do governo Lula, a senadora Katia Abreu (DEM-TO), que também é presidente da Confederação Nacional da Agricultura, decidiu entrar no PSD de Gilberto Kassab. Para a direção do DEM explicou: “Prefiro a Dilma (Rousseff) do que o Aécio (Neves)”. Alegou ainda que ficou sem time, com a saída de Jorge Bornhausen e Kassab, e que perdeu espaço num partido em que os deputados são maioria.

Vem aí mais uma canetada do TSE?

Os grandes partidos estão se articulando para aprovar na reforma política, pelo menos, lei que proíba as coligações nas eleições
proporcionais. Seus caciques acreditam que com apenas essa mudança vão conseguir se livrar de meia dúzia de pequenos partidos. Eles têm votos para aprovar essa mudança, mas reconhecem que será difícil, porque vários desses pequenos partidos apoiam o governo Dilma. Por isso, preferem que o próprio TSE, com base na lei da fidelidade, e na recente interpretação de que o suplente é do partido e não da coligação, adote resolução acabando com as coligações nas proporcionais.

"O povo não está esperando por um tucano para votar nele em 2014, ele quer uma proposta e uma atitude nova” — Sérgio Guerra, presidente do PSDB

DESENCANTO. O presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, depois de ter comemorado a escolha do ministro Luiz Fux,
para o STF, agora está frustrado. O motivo: o voto sobre a Lei da Ficha Limpa. Fux deu maioria para sua não aplicação em 2010.
“Eu não esperava. Eu não imaginava. Acho que todos nós que somos sensíveis à ética na política... Ele deveria ter declarado
qual seria o seu voto antes de assumir”, desabafa. 

Ancine
Há uma forte articulação para que o diretor da Ancine Mário Diamante, cujo mandato vence em agosto, seja reconduzido por mais
um mandato. Para a vaga de Paulo Alcoforado, que saiu no final do ano passado, vai Vera Zaverucha.

Cara a cara

O senador e ex-procurador da República Pedro Taques (PDT-MT) foi quem coordenou as investigações que resultaram na prisão
do ex-senador Jader Barbalho (PMDB-PA). Com a decisão do STF, eles agora vão conviver no Senado.

Petistas à beira de um ataque de nervos
O PT está em polvorosa com a exoneração de Clarice Coppetti e Carlos Borges da direção da CEF. Torcem o nariz para a ida do peemedebista Geddel Vieira Lima para a vice de Pessoa Jurídica e arrancam os cabelos com a escolha de José Urbano Duarte para a vice de Governo. Eles se referem a Urbano como “aquele tucano”, pois ele, funcionário de carreira, ocupou cargos de direção da Caixa no governo Fernando Henrique.

Perdas
Os tucanos avaliam que a oposição perderá poder de fogo com a criação do PSD de Gilberto Kassab. Consideram que o DEM e o PPS estão perdendo substância. Mas o que mais os preocupa é a falta e a divisão interna do próprio PSDB.

Antídoto
A presidente Dilma aproveitou a reunião do Conselho Político, ontem, para defender a política econômica e elogiou o ministro Guido Mantega (Fazenda), dando sequência à tentativa de conter a fritura por que ele passa.

 EUA. Na reunião do Conselho Político, a presidente Dilma disse que a visita do presidente Barack Obama foi importante porque o Brasil tratou “de igual para igual” com os EUA.
 O DEPUTADO Romário (PSB-RJ), ao sair de audiência com o ministro Orlando Silva (Esporte): “Existem problemas nas obras de infraestrutura (Copa de 2014). Mas tudo vai entrar no seu devido caminho daqui a dois ou três meses”.
 O INCA informa que é a fonte do relatório que embasou o discurso da presidente Dilma Rousseff com críticas ao trabalho de prevenção do câncer.

Nenhum comentário: