quinta-feira, março 24, 2011

ILIMAR FRANCO

Pediu o chapéu
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 24/03/11
 
Alegando motivos pessoais, a presidente da CEF, Maria Fernanda Coelho, pediu ao ministro Guido Mantega para deixar o cargo. A conversa foi nesta semana, e o mais cotado para lhe suceder é Jorge Hereda, atual vice-presidente de governo da Caixa. Hereda tem o apoio do PT paulista, e a presidente Dilma Rousseff conhece seu trabalho por causa do acompanhamento das obras do PAC. 

A luta de classes no governo Dilma
A CUT e a Força Sindical estão cobrando que o governo fiscalize as condições de trabalho nas obras do PAC e que as contratações
sejam feitas pelo Sine (Sistema Nacional de Emprego), e não por meio de “gatos”. Querem ainda que o governo e as empresas firmem um protocolo de direitos trabalhistas com o Ministério Público do Trabalho. Há greves nas obras das usinas de Jirau, Santo
Antônio e Pecém, além do Complexo de Suape. Os trabalhadores querem aumento do vale-cesta básica e das horas extras pagas aos sábados, e reclamam do preço de produtos vendidos no canteiro de obras com desconto em folha.

"Nem o melhor dos direitos pode ser aplicado contra a Constituição” — Luiz Fux, ministro do STF, que votou contra a aplicação da Ficha Limpa nas eleições de 2010

ARTICULANDO. A pretexto de defender sua proposta de implantação do voto distrital nos municípios com mais de 200 mil habitantes, José Serra, candidato tucano derrotado nas eleições presidenciais, reapareceu ontem no Congresso. Mas sua atividade principal em Brasília foi manter contatos e ganhar adeptos para sua proposta de assumir o comando do PSDB no lugar do deputado Sérgio Guerra (PSDB-PE). 

Constrangimento
Os petistas estavam confirmando a permanência de Luiz Antonio Santini à frente do Inca. Mas, depois das críticas da presidente Dilma ao trabalho de prevenção do câncer, o cargo voltou para a bolsa de indicações dos partidos aliados.

Socorro
O líder do PMDB, Henrique Alves (RN), pediu ajuda ao ministro Paulo Bernardo para garantir a nomeação de Orlando Pessutti para a diretoria de Crédito Agrícola no BB. Paulo Bernardo participou do acordo eleitoral PT-PMDB no Paraná.

DEM: a luta continua
A crise no DEM não se encerrou com a eleição de uma nova direção. A encrenca agora ocorre nos estados. O presidente, senador José Agripino (RN), tenta acalmar os descontentes. Ameaçam deixar o partido, reclamando da falta de democracia interna, os deputados Marcos Montes (MG), Eduardo Sciara (PR) e Cláudio Cajado (BA). Paulo Magalhães (BA) já embarcou no PSD de
Kassab e a ex-deputada Solange Amaral (RJ) se desfiliou. 

Pan-Amazônia
O ministro Fernando Haddad vai mesmo criar a Universidade Pan-Amazônica. Ele acertou com o senador João Pedro (PT-AM) que a sede será em Benjamin Constant (AM) e atenderá estudantes de sete países, como Peru e Colômbia.

A indústria

A agenda legislativa da CNI para este ano tem 129 projetos de alto impacto no ambiente de negócios. A indústria quer aprovar no
Congresso, entre outros, a regulamentação do trabalho terceirizado e rejeitar a recriação da CPMF.

 A PRESIDENTE Dilma vai chamar o governador Omar Aziz (AM) e o prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, para conversar. Aziz abriu licitação para construir um monotrilho, mas Amazonino é contra.
As brigas podem tirar Manaus da Copa de 2014. 
 O PRESIDENTE da Câmara, Marco Maia, marcou para o final de abril a votação da regulamentação da emenda 29. O ponto pendente é a recriação da CPMF. 
 PROTESTO. Todas as especialidades médicas vão paralisar o atendimento aos planos de saúde no dia 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, para reivindicar reajuste nos honorários.

Nenhum comentário: