sexta-feira, março 18, 2011

ILIMAR FRANCO

De olho no Mano
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 18/03/11
 
No esforço para evitar uma nova CPI, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, concordou com crítica feita ao treinador Mano Menezes. O líder do PT na Câmara, Paulo Teixeira (SP), quer proibir Mano de gravar comerciais de bebidas alcoólicas. Mano ganha para fazer propaganda de cerveja. Teixeira disse que vai agir e lembrou que uma grande produtora de bebidas patrocina a seleção, mas nas camisetas só aparecem bebidas não alcoólicas.

Usando o mesmo remedinho
O ministro Guido Mantega (Fazenda) está usando a mesma estratégia do ministro da Fazenda do primeiro mandato do presidente Lula, Antonio Palocci, para fortalecer sua posição. Naquela época, cada vez que o então chefe da Casa Civil, José Dirceu, movimentava- se contra a condução da economia, Palocci corria ao Planalto pedindo que o presidente Lula lhe desse apoio público, pois era importante enviar esse sinal para o mercado. Agora é Guido Mantega quem recorre à presidente Dilma Rousseff para que esta emita sinais claros de seu prestígio para o mercado e, também, para o atual chefe da Casa Civil, Antonio Palocci.

"Não há como o PT recusar o nome do (Orlando) Pessuti para o BB. O Requião votou contra o mínimo do governo” — Henrique Alves, líder do PMDB na Câmara, sobre veto do senador Roberto Requião (PMDB-PR)

NEPOTISMO? A demora do governo Dilma em fazer as nomeações para o segundo escalão está criando situações embaraçosas. A Codevasf está sendo dirigida por um presidente interino, Clementino Coelho, que vem a ser irmão do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho (na foto). A companhia é subordinada ao ministério. Seu expresidente Orlando Castro se afastou sem esperar pelo substituto. 

Baixa

O ministro da Energia dos EUA, Steven Chu, cancelou sua vinda ao Brasil na comitiva de Barack Obama. A justificativa foi a crise gerada pelo acidente nuclear no Japão. Chu tinha uma agenda robusta em áreas como petróleo e etanol.

A chapa
O PR e o DEM estão articulando o lançamento de uma chapa encabeçada pelo deputado federal Rodrigo Maia (DEM), com a deputada estadual Clarissa Garotinho (PR) de vice, para disputar a prefeitura do Rio no pleito do ano que vem.

Ampliação do aeroporto de Campinas
Na audiência com o governador Geraldo Alckmin (SP), anteontem, a presidente Dilma Rousseff afirmou que o aeroporto de Campinas será ampliado, tendo em vista a Copa do Mundo de 2014. O projeto prevê a construção de cinco novas pistas, segundo relato de Alckmin para deputados tucanos. A construção e a operação dessas novas pistas devem ser concedidas à iniciativa privada. Estiveram no encontro os ministros Guido Mantega (Fazenda) e Luiz Sérgio (Relações Institucionais). 

Dia do fico
Presidente do diretório do PSDB no Rio e prefeito de Caxias, José Camilo Zito assegurou à direção tucana que não deixará a sigla. Ele levou um pito de Marcello Alencar por ter apoiado a reeleição do governador Sérgio Cabral.

Rebelião
O PMDB quer “convocar” o ministro Luiz Sérgio (Relações Institucionais) para a próxima reunião da bancada da Câmara. Querem a liberação das emendas parlamentares de anos anteriores, os restos a pagar, que serão canceladas em abril. 

 ESQUENTANDO. Contra a vontade do Ibama, mas com o apoio dos ruralistas e do PMDB, no início de abril irá a voto na Câmara o projeto de novo Código Florestal, relatado por Aldo Rebelo (PCdoB-SP).
 AO CONTRÁRIO do Senado, que em rito sumário já aprovou quatro propostas, a Comissão de Reforma Política da Câmara vai realizar consultas públicas à sociedade antes de votar qualquer mudança.
 O PT SEGUE NOMEANDO. Ontem, Olmo Borges Xavier, do PT de Goiás, virou assessor da subchefia de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência.

Nenhum comentário: