quinta-feira, março 17, 2011

ILIMAR FRANCO

Disputa de poder 
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 17/03/11

Está em curso o primeiro embate nos bastidores do governo Dilma Rousseff. Os contendores: os ministros Antonio Palocci (Casa Civil) e Guido Mantega (Fazenda). Eles disputam o poder, a influência e o prestígio junto à presidente e ao setor produtivo. Reproduzem, de forma mais sutil, a queda de braço que marcou a fase inicial do primeiro mandato do ex-presidente Lula entre José Dirceu (Casa Civil) e Antonio Palocci (Fazenda).

O estilo Dilma Rousseff
A presidente Dilma falou o que não devia (sobre Guido Mantega) na reunião com sindicalistas. Mas se sente traída pela inconfidência de interlocutores, que reproduziram a jocosa observação sobre o ministro: “Fica dando explicação para porteiro de prédio”. Ontem, para desfazer a onda, Dilma chamou Mantega para almoçar. Membros do governo comentaram que o estilo dela não é o da fritura. Os mais próximos a Mantega citam a demissão do ex-secretário de Política Anti-Drogas Pedro Abramovay e a retirada do convite para Emir Sader assumir a Fundação Casa Rui Barbosa. Um deles resumiu: “Ela não frita. Eles viraram carvão”.

"Isso é esquizofrenia. Os líderes nacionais do PT vão à recepção ao presidente Barak Obama no Itamaraty, e, no Rio, dirigentes locais querem convocar um protesto” — Lindberg Farias, senador (PT-RJ)

PERDAS E DANOS. Está custando muito caro aos acionistas da Vale a fofoca, produzida pelos chamados “aspones” (assessores sem poder nenhum) do governo federal, sobre a eventual substituição de Roger Agnelli na presidência da empresa. O relatório de uma renomada consultoria internacional calcula que a boataria petista provocou uma desvalorização das ações da mineradora brasileira que varia entre US$ 35 bilhões e US$ 40 bilhões.

Escalando

O PMDB quer emplacar o presidente da Funasa, Faustino Lins, na diretoria da Autoridade Pública Olímpica. O presidente da APO,
Henrique Meirelles, é filiado ao partido. Para a Funasa, vai Ruy Gomide, também indicado pelo PMDB. 

Battisti
Apoiadores de Cesare Battisti pediram ontem ao secretário de Articulação Social, Paulo Maldos, audiência com a presidente Dilma Rousseff. Apesar de o governo Lula ter concedido refúgio, o italiano continua preso por ordem do STF.

Os americanos e a visita de Obama

O governo brasileiro está começando a ficar incomodado com as exigências americanas para a visita do presidente Barack Obama. Um dos exemplos citados é o do comício na Cinelândia, que entrou na agenda por deliberação de Obama. A segurança do presidente dos EUA quer posicionar atiradores de elite em todos os prédios no entorno da Cinelândia. Consta que o governo brasileiro teria resistido a atender a esta exigência.

Meio a meio

Depois de um impasse que durou mais de um mês, os senadores tucanos Lúcia Vânia (GO) e Flexa Ribeiro (PA) chegaram a um acordo sobre a presidência da Comissão de Infraestrutura. Como o PT, farão um rodízio, que começará com ela.

Mal-estar
Apesar de boletim distribuído pelo PDT afirmar que Brizola Neto (RJ) reassumirá seu mandato de deputado federal para liderar a
bancada, o atual líder, Giovanni Queiroz (PA), nega. “Eu tenho o respaldo da bancada”, garante ele.


 EM DEPOIMENTO ao Ministério Público sobre a operação Caixa de Pandora, Durval Barbosa acusa sua ex-mulher de adquirir 20 imóveis na planta de uma construtora que pertence ao secretário de Obras do governo do Distrito Federal, Luiz Pitman. 
 O MINISTRO Afonso Florence (Desenvolvimento Agrário) começa na sexta-feira, com Cid Gomes (CE), uma rodada de conversas com os governadores. 
 A MINISTRA Ideli Salvatti (Pesca) e o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, assinam hoje, no Rio, acordo de cooperação. Estudo do banco diz que o investimento em aquicultura dá retorno de 25%.

Nenhum comentário: