domingo, março 13, 2011

ILIMAR FRANCO

Alívio 
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 13/03/11

Apesar das críticas de praxe ao governo, a oposição está satisfeita com o desempenho da presidente Dilma Rousseff. Com uma atuação mais discreta do que o ex-presidente Lula, é como se o governo tivesse descido do palanque. Isso faz com que os ânimos estejam menos exaltados. “Isso pode melhorar a qualidade do debate”, diz o presidente do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE).

Morde e assopra

Tirando esse raro momento de refresco, a oposição não perde a oportunidade de lembrar que a presidente Dilma afirmou, durante a campanha eleitoral, que não era necessário fazer ajuste fiscal. Ao mesmo tempo, o PSDB e o DEM acusam o governo de fazer um arremedo de ajuste fiscal com o corte anunciado de R$ 50 bilhões no Orçamento. Também criticam o salário mínimo de R$ 545 e o reajuste por decreto nos próximos quatro anos. Guerra elogia, no entanto, a defesa dos direitos humanos na política externa, a tentativa de passar imagem de austeridade fiscal e a revisão da decisão de compra dos caças para a Aeronáutica.

“Ela está mais adequada ao ritual do cargo. Entende que tem que governar, e não fazer política 24 horas” — ACM Neto, deputado federal (BA) e líder do DEM

XADREZ. A definição do candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, no ano que vem, está diretamente ligada aos planos de José Serra (PSDB). A senadora Marta Suplicy (PT-SP) só deve disputar o cargo se o tucano não for candidato. Se Serra entrar no páreo, o nome do PT deve ser o ministro Aloizio Mercadante (Ciência e Tecnologia). Apesar de negar que será candidato à prefeitura, Serra só deve definir de fato seu futuro na última hora.

Vou de táxi
A Rede Cegonha, programa de atendimento a gestantes governo federal, incluirá um vale-táxi para as mulheres irem à maternidade. O anúncio foi feito pela presidente Dilma em reunião com sindicalistas.

Em baixa
O PT já tentou emplacar a ex-governadora Ana Júlia (PA) na presidência do Banco da Amazônia e agora na superintendência da Sudam. Mas a tendência é deixar nessa última Djalma Mello, ligado a Eduardo Braga (PMDB-AM).

Garotinho & Rodrigo Maia
O presidente do DEM, Rodrigo Maia, e o deputado Anthony Garotinho (PR-RJ) estão conversando sobre aliança nas eleições para a prefeitura do Rio. Rodrigo chegou a propor que Garotinho, deputado mais votado no estado, fosse o candidato. O ex-governador alegou que tem um problema familiar, já que sua mulher, Rosinha, deve disputar reeleição em Campos. Caso fossem eleitos, teriam que morar em cidades diferentes.

Lobby
Apesar de o governo ter adiado a compra dos caças para a Força Aérea Brasileira, devido aos cortes no Orçamento da União, a expectativa do Palácio do Planalto é que o presidente dos EUA, Barack Obama, aproveite sua visita ao Brasil para fazer lobby a favor dos F-18, da Boeing. A proposta da empresa é compensar na área civil o que não pode oferecer na área militar, como transferência de tecnologia. O governo Lula preferia os Rafale franceses.

 O GOVERNO incluirá artigo, na medida provisória que cria uma empresa pública para gerir os hospitais universitários, estabelecendo que os funcionários terceirizados terão prioridade na contratação. 
 BIOPIRATARIA. O Ibama pôs em curso operação para multar empresas que usam, sem autorização, elementos da biodiversidade brasileira. 
 BAGAGEM. Depois de deixar o governo do Rio Grande do Sul com altos índices de rejeição e sem conseguir se reeleger, Yeda Crusius (PSDB) quer dar palestras pagas. “Vou correr o mundo com a minha experiência”, disse ela, comparando-se a FH.

Nenhum comentário: