terça-feira, março 01, 2011

ILIMAR FRANCO

Dominado 
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 01/03/11

Depois de emplacar o ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, a corrente Democracia Socialista, do PT, deve fazer também o presidente do Incra. O nome é Cássio Alves Pereira, ex-secretário de Agricultura do governo Ana Júlia Carepa (PA). O MST queria no cargo Celso de Lacerda, atual diretor de Obtenção de Terras e Implantação de Projetos de Assentamento. 

Mão dupla
Além da deputada Luiza Erundina (SP), o deputado Gabriel Chalita (SP) também pretende deixar o PSB se for concretizada a fusão
com o PDB, partido a ser criado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. Para não perder o mandato, alegariam mudança na orientação partidária. O plano de Chalita é disputar a prefeitura de São Paulo no ano que vem, o que seria inviabilizado com o ingresso de Kassab, seu desafeto. Na tentativa de segurá-lo, o vice- presidente do PSB, Roberto Amaral, prometeu a Chalita que ele é a prioridade do partido. Já Erundina está incomodada desde que o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, entrou no PSB.

"Eu ficarei no DEM. Fundei o partido e vou permanecer lá” — Jorge Bornhausen, negando que deixará a sigla junto com o prefeito Gilberto Kassab (SP)

MISSÃO. O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), disse que a proposta da presidente Dilma Rousseff de dar missões
externas aos ex-presidentes da República é um sinal de amadurecimento da democracia brasileira. “Isso tem sido evitado porque a política brasileira é muito personalista. É muito importante que o Brasil alcance a mentalidade de colocar expresidentes
a serviço de sua diplomacia”, disse ele.

Sem obstrução

 O prazo para o Congresso votar a medida provisória que cria a Autoridade Pública Olímpica expira hoje. Apesar da presidente Dilma Rousseff poder editar outra MP, a avaliação no Planalto é que seria uma sinalização muito ruim para o COI.

Ó vida, ó azar
 Um dos principais atingidos pelo corte no Orçamento, o ministro Mário Negromonte (Cidades) estava resignado ontem: “Todo início de governo é assim”. Ele ainda ia tentar convencer o Planejamento a não cortar definitivamente sua parte.

Fritura
 A cúpula do PMDB não vai comprar briga para manter a indicação do ex-governador José Maranhão (PB) para a vice-presidência de Loterias da Caixa Econômica. Só quer manter o cargo. Estão sendo desenterradas denúncias contra Maranhão de contratação de servidores fantasmas e de suposto rombo nas contas do estado. E a presidente Dilma Rousseff prefere a nomeação de técnicos para os bancos.

Mais polêmica
Sai do forno neste semestre o livro de Amaury Ribeiro Jr. sobre supostas irregularidades nas privatizações do governo FH. Amaury foi o pivô de crise na campanha de Dilma Rousseff, acusada de montar um dossiê contra o adversário José Serra. O livro será lançado pela Geração Editorial. Nos originais, o repórter também conta bastidores da disputa entre os tucanos José Serra e Aécio Neves na pré-campanha. Amaury já planeja um segundo livro, sobre o mesmo assunto.
 

 LOBBY. Novo presidente da Comissão de Minas e Energia da Câmara, o deputado Luiz Fernando Faria (PP-MG) teve 25% de sua campanha bancada por empresas de mineração. Ao todo, foram R$ 585 mil. 

 GUERRA. O prefeito de BH, Marcio Lacerda (PSB), tentou despejar seu vice, Roberto Carvalho (PT), do prédio da prefeitura. Aliados puseram panos quentes. Ambos querem comandar a cidade a partir de 2013. 

 PRATO ÚNICO. Na pré-campanha, a então ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) também fez uma omelete no programa de Luciana Gimenez. Ontem, ela repetiu o prato na gravação da Ana Maria Braga. 

FERNANDA KRAKOVICS com Fábio Fabrini, sucursais e correspondentes.

Nenhum comentário: