sexta-feira, março 11, 2011

FERNANDO DE BARROS E SILVA

Segurança em xeque
FERNANDO DE BARROS E SILVA
FOLHA DE SÃO PAULO - 11/03/11

SÃO PAULO - A quem interessaria espionar (e desestabilizar) o secretário da Segurança Pública do Estado de São Paulo? A pergunta é a primeira que se impõe diante da divulgação, na internet, de um vídeo mostrando o encontro entre Antônio Ferreira Pinto e um repórter da Folha, no Pátio Higienópolis.
As imagens foram gravadas pelo circuito interno do shopping. Apareceram, misteriosamente, no site de um radialista de São José dos Campos, e logo se disseminaram por vários blogs, um deles ligado a policiais civis. Qual seria o grande interesse dessas gravações?
O próprio site e alguns blogs tratam de especular que o encontro do secretário com o jornalista Mario Cesar Carvalho estaria relacionado à reportagem que este fez sobre a venda de dados sigilosos da Segurança por um funcionário da pasta, que acabou sendo demitido.
O caso, neste aspecto, lembra o escândalo do caseiro. Os que violaram o sigilo de Francenildo acreditavam que ele, vítima de uma delinquência patrocinada por agentes graduados do Estado, sairia do episódio como algoz. O problema, aqui, não está no encontro do secretário, mas na obtenção e no vazamento ilegal das imagens, muito provavelmente obra de policiais.
Geraldo Alckmin parece ter percebido exatamente o que está em jogo. Ontem, numa coletiva em que estava, por coincidência, ao lado do secretário e amigo Saulo de Castro Abreu (Transportes), defendeu o trabalho de Ferreira Pinto e declarou em público: "O shopping precisa explicar melhor isso porque ninguém do governo solicitou nada".
Na gestão de Ferreira, cerca de 900 delegados, num total de 3.300, foram ou estão sendo investigados pela corregedoria. Isso é inédito na corporação. Cardeais da Polícia Civil afastados por suspeita de corrupção fazem lobby pela queda do secretário desde o ano passado. Há muitos processos não concluídos e a banda podre da polícia tem esperança de retomar o espaço perdido.
Isso ilumina a pergunta inicial?

Nenhum comentário: