quarta-feira, fevereiro 16, 2011

RUY CASTRO

Astros alinhados
RUY CASTRO

FOLHA DE SÃO PAULO - 16/02/11

RIO DE JANEIRO - Há alguns anos, o Rio tinha um senador -intelectual respeitado, amigo querido- que passou parte de seu mandato defendendo uma medida de alcance, digamos, nacional, mas nem tão urgente: a regulamentação da profissão de astrólogo. Isso numa época, anos 90, em que o Rio estava precisando do esforço de todos os seus representantes em Brasília para sair do baixo-astral.
Não que a profissão de astrólogo, como todas, não deva ser regulamentada, e a de astrólogo, mais do que muitas. Eu próprio já fui vítima de uma amiga astróloga que, não sei como, conseguiu meus dados, fez meu "mapa astral" e previu que eu morreria antes dos 36 anos. E, muito aflita, contou a alguém que, sem querer, me contou.
Como a astróloga tivesse fama de bruxa infalível, e faltassem menos de dois anos para a data fatal, é compreensível que, apesar de incréu, eu passasse aquele período sob certa agitação -tentando, por exemplo, fazer tudo que a vida ainda me devia antes de zarpar desta para outra melhor. E foi ótimo porque, sobrevivendo ao dia dos 36 anos e derrotando a profecia, resolvi continuar com aquele estilo de vida pelos anos seguintes. Seguro morreu de velho. Não sei se o fato de ser uma astróloga não regulamentada interferiu na precisão dos cálculos de minha amiga. Para minha sorte, talvez por uma estrela na contramão de Vênus ou um asteroide em colisão com Júpiter, sua previsão não se confirmou. Anos depois, quem morreu foi ela, sem sentir o prazer da legalidade. E o senador empenhado nesta campanha não se reelegeu e também já morreu. O Rio tem hoje novos senadores e deputados federais. Os cariocas e fluminenses esperam que, a exemplo dos colegas de outros Estados, comecem a votar alinhados pelos interesses do seu Estado. Isso nunca aconteceu. Quem sabe desta vez? Só a astrologia poderia dizer.

Nenhum comentário: