segunda-feira, fevereiro 28, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Partido da Educação
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 28/02/11

A temporada de criação de partidos poderá trazer novidades além da legenda-dormitório do prefeito Gilberto Kassab (DEM-SP). Políticos como os deputados Antonio Reguffe (PDT-DF), Gabriel Chalita (PSB-SP) e Luiza Erundina (PSB-SP) estudam se aglutinar numa nova sigla de nomenclatura e ideário associados à pauta da educação. Campeão de votos pelo Distrito Federal, Reguffe ganhou visibilidade ao declinar das benesses do mandato na Câmara. Assim como Erundina, o ex-tucano Chalita pretende deixar o PSB por uma porta tão logo Kassab, depois de fazer pitstop em seu novo partido, entre pela outra.

Vai nessa 

Principal conselheiro de Chalita no petismo, o secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, teria manifestado simpatia pela ideia do novo partido.

Na retaguarda 

O PMDB acompanha atento a possibilidade de o DEM ingressar na Justiça para tentar melar a legenda-dormitório de Kassab. Tudo o que os peemedebistas querem evitar é o fortalecimento do PSB.

Sacrifício
Do líder peemedebista Henrique Eduardo Alves (RN), sobre Kassab: "Respeito a posição do PMDB em São Paulo. Mas do ponto de vista nacional, é muito importante a vinda do prefeito para o partido. A tal ponto que eu estou disposto a dar o meu espaço na executiva nacional para ele".

Mais uma 

Depois dos reveses sofridos pela ala peemedebista da Câmara no setor elétrico, o ministro Edison Lobão (Minas e Energia) e o senador José Sarney (AP) não conseguiram emplacar José Antônio Muniz na presidência da Eletronorte. Hoje, Muniz deve ser oficializado na diretoria de Transmissão da Eletrobras, estatal que até então ele presidia.

Cordão sanitário 
Não bastasse o "gelo" a que foi submetido o deputado Giovanni Queiroz (PDT-PA), excluído da reunião que Dilma terá nesta semana com líderes aliados, o Planalto buscará isolar o deputado Paulo Pereira da Silva tanto no PDT como na Força Sindical. Paulinho foi o principal detrator do salário mínimo de R$ 545.

Cinzas 

Além das centrais sindicais, Dilma deve receber em breve entidades como a Contag e o MST.

Vigilantes 
Um tema é recorrente nas conversas de Dilma Rousseff com os mais diversos interlocutores: dieta. A presidente já conseguiu perder alguns dos quilos acumulados na campanha eleitoral, e está determinada a obter resultados ainda mais visíveis nessa área.

Crachá 
Autor do Mapa da Violência recém-divulgado pelo Ministério da Justiça, o instituto Sangari é investigado no escândalo do mensalão do DEM-DF.

O que fazer 
Deputados estaduais levarão ao Congresso uma emenda constitucional, até agora subscrita por 13 Estados, que lhes garante a prerrogativa de legislar sobre temas como trânsito, transporte, direito agrário, licitações e contratações.

Raízes 
Em movimento de reaproximação com o ABC, Miriam Belchior (Planejamento) abrirá amanhã as atividades da Semana da Mulher em São Bernardo do Campo. Com domicílio eleitoral na vizinha Santo André, a ministra é cotada para disputar a prefeitura em 2012.

Na avenida
 
A Secretaria de Justiça de SP preparou uma campanha para combater o tráfico de mulheres durante o Carnaval. A mobilização abrange distribuição de material na passarela do samba do Anhembi.

com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

tiroteio


"Os tucanos têm memória mais curta que os reajustes salariais aplicados em seus governos. Eles, sim, fazem generosidade com o chapéu alheio e não pagam o piso regional aos servidores públicos."
DO LÍDER DO PT NA ASSEMBLEIA PAULISTA, ANTONIO MENTOR, sobre as críticas dos deputados do PSDB às emendas petistas que elevam o mínimo para R$ 660 no Estado.

contraponto


Em sessão da Câmara paulistana, Aurélio Miguel (PR), da bancada de oposição a Gilberto Kassab (DEM), criticava a atuação da Polícia Militar na resposta à manifestação, engrossada por vereadores petistas, contra o aumento da tarifa de ônibus, realizada dias atrás em frente à sede da prefeitura. Da tribuna, o ex-campeão olímpico de judô ameaçou:
-Da próxima vez, eu irei ao protesto. Aí quero ver quem é que vai bater em quem.

Nenhum comentário: