domingo, fevereiro 27, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Meia verdade
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 27/02/11

Não procede a ideia, propagada pelos petistas mais desconfiados, de que toda a movimentação de Gilberto Kassab (DEM) se dá em sintonia oculta com José Serra (PSDB). Mas também não é verdade que os possíveis destinos partidários do prefeito de São Paulo sejam todos igualmente mal vistos por aquele que o projetou na política. A ida para o PMDB, agora praticamente descartada, seria puro prejuízo para Serra, dado que a sigla não só está com Dilma Rousseff como ficará com o PT em 2014. Já a migração para o PSB, com ou sem passagem por uma nova legenda "de transição", poderia render dividendos no longo prazo.

Quem sabe? 
Os serristas estão convencidos de que Eduardo Campos, dono do PSB, não conseguirá realizar o sonho de desalojar o PMDB e ser vice na chapa de Dilma ou de Lula em 2014. Isso posto, poderia ser atraído para um projeto alternativo -ainda que o tucano mais próximo do governador de Pernambuco seja Aécio Neves.

Falta combinar 
Essa visão otimista não é compartilhada por Geraldo Alckmin. O governador, hoje sócio majoritário do PSDB-SP, acha um horror tudo o que Kassab está fazendo. E quem porventura o estiver ajudando.

Tenho dito 
Tuiteiro assíduo, Serra estreará um blog nas próximas semanas.

War 
De um auxiliar próximo a Dilma, sobre a agora indefinidamente adiada compra dos caças para a FAB: "Nós estamos em guerra contra quem mesmo?".

Não é... 
Para reforçar o argumento contra a adoção do voto majoritário na eleição de deputados, defendida pela cúpula do PMDB e notadamente pelo vice Michel Temer, petistas repetem: "A Dilma não quer o 'distritão'".

...o que parece 
Assessor palaciano descreve outra realidade: "A Dilma ainda não parou cinco minutos para pensar no "distritão'".

Reposicionado 
Dilma quer Márcio Fortes, ex-ministro das Cidades, no Eximbank brasileiro, que em breve sairá do papel.

Peneira 1 
O PT está rachado nas três cidades da Grande SP que considera prioritárias na disputa eleitoral de 2012. Em Santo André, o partido deseja recuperar a prefeitura e já tem quatro pré-candidatos: a ministra Miriam Belchior (Planejamento), a vereadora Ivete Garcia e os deputados estaduais Carlos Grana, em que Lula declarou voto em outubro, e Vanderlei Siraque.

Peneira 2 
Em Osasco, duelam os grupos do atual prefeito, Emídio de Souza, que planeja lançar nome de sua estrita confiança, e de João Paulo Cunha, que manifesta intenção de ser candidato. Em meio ao embate está o julgamento do mensalão no STF, processo no qual o deputado federal é réu.

Peneira 3 
Administrada por petistas há 11 anos, Guarulhos também experimenta divisão interna. Embora Sebastião Almeida seja o candidato natural à reeleição, o ex-prefeito Elói Pietá, vitaminado pelos 144 mil votos de sua mulher, Janete, à Câmara dos Deputados, expressa a aliados preocupação quanto à amplitude das alianças do governo em curso.

Mãozinha 
O PSDB-SP começou a mapear suas chances de êxito eleitoral nas cidades com mais de 100 mil habitantes. O diagnóstico preocupa os dirigentes tucanos, que fizeram chegar a Geraldo Alckmin apelo por seu empenho pessoal na construção de candidaturas viáveis nos polos mais importantes do Estado.

com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

tiroteio
"Criar um partido no Brasil é tão fácil como a reprodução no reino animal. As dificuldades começam a aparecer depois."
DE JOSÉ CARLOS ALELUIA, vice-presidente do DEM, sobre o plano do correligionário Gilberto Kassab de criar uma nova legenda, que logo em seguida seria incorporada pelo PSB, nacionalmente aliado a Dilma Rousseff.

contraponto

Ensaio de orquestra


Sentados lado ao lado no auditório da Sala São Paulo durante evento que comemorou os 90 anos da Folha, Fernando Henrique Cardoso e Marco Maia trocavam gentilezas pouco antes de a Osesp iniciar a execução da "Sinfonia Nº 6", de Villa-Lobos. O petista, que comanda a Câmara dos Deputados, perguntou ao tucano:
-O senhor então é presidente da orquestra?
FHC, que governou o país entre 1995 e 2002, respondeu:
-Sou. É uma grande satisfação, mas dá mais trabalho do que ser presidente de partido, de qualquer outra coisa...

Nenhum comentário: