sábado, fevereiro 26, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Concentração
RENATA LO PRETE 

FOLHA DE SÃO PAULO - 26/02/11 

A exemplo do que fez ontem em São Paulo, Dilma Rousseff comandará nos próximos dias outras reuniões "in loco" para discutir a Copa de 2014. Na segunda, a presidente estará no Rio com o governador Sérgio Cabral (PMDB) e o prefeito Eduardo Paes (PMDB). Na terça, aproveitará a ida à Bahia para tratar do tema com Jaques Wagner (PT).
Preocupa Dilma o ritmo das obras de infraestrutura em praticamente todas as cidades-sede. Em recente reunião no Planalto, ela ouviu de um colaborador: "Se há imagens que serão lembradas na história deste governo serão as da abertura e do encerramento da Copa". O tema virou obsessão para a presidente.


Lição de casa Na reunião de ontem, com Dilma acompanhada dos ministros Antonio Palocci (Casa Civil) e Orlando Silva (Esporte), os participantes locais tiveram papel secundário. A presidente basicamente distribuiu tarefas aos times de Geraldo Alckmin (PSDB) e Gilberto Kassab (DEM). 

Onde pega Os membros do comitê paulista informaram a Dilma que os entraves arquitetônicos apontados pela Fifa no Itaquerão estariam solucionados e expressaram preocupação com os R$ 200 milhões necessários para adaptar o estádio à capacidade exigida para a abertura -65 mil lugares. 

Vamos ver 1 O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal e do TSE, vê com reservas a ideia de um novo partido criado única e exclusivamente para que os filiados escapem do risco da perda de mandato por terem abandonado suas legendas. É o roteiro planejado por Kassab para sair do DEM e, depois de uma rápida passagem pela nova sigla, fundi-la com o PSB. 

Vamos ver 2 "A fusão, por si só, não afasta a possível caracterização de infidelidade partidária", diz o ministro. Por outro lado, ele lembra que a Justiça Eleitoral "não chegou a examinar a questão da fidelidade do ponto de vista dos cargos majoritários, nos quais a substituição de titulares é mais complicada". 

Subtração Tucanos já admitem pelo menos duas defecções pró-Kassab na Câmara paulistana, o que deixaria a bancada do PSDB em pé de igualdade com a do PT, ambas com 11 integrantes.

Recolhimento O Planalto nada falará por ora, para não levantar a polêmica, mas são grandes as chances de Dilma vetar a emenda do presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), que prorroga contratos de concessionárias de lojas em aeroportos. 

Termômetro 1 Quem circula pelos corredores do Supremo diz que o governo deve passar sufoco na votação que decidirá se o salário mínimo pode ser reajustado por meio de decreto nos próximos quatro anos. 

Termômetro 2 Comentário de quem conhece a situação financeira do governo de perto: "Se bobear, Dilma está torcendo para que a Justiça derrube a possibilidade de reajustar o mínimo por decreto. Sobretudo se a economia crescer muito". 

E agora? Dilema existencial registrado no Twitter pelo presidente do PT, José Eduardo Dutra, diante da televisão na noite de quinta-feira: "Vai começar 'Missing', de Costa-Gavras. Como eu faço com 'Vale Tudo'?". 

Bússola Reunidos em Brasília, dirigentes de 21 Assembleias Legislativas decidiram cobrar formalmente do STF respostas a dois temas de insegurança jurídica para os deputados: a posse de suplentes e a aplicação da Lei da Ficha Limpa. 
com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

tiroteio

"Mesmo se convidado, eu teria o bom senso de não ir, até para não surgir a especulação de que eu levaria um puxão de orelha."
DO DEPUTADO GIOVANNI QUEIROZ, excluído, em razão da rebeldia do PDT na votação do salário mínimo, da reunião que Dilma Rousseff terá com líderes da base aliada na próxima semana. Ele alega ter votado contra os R$ 545 propostos pelo governo em respeito a "princípios partidários".

Contraponto

Dia de cão 

Na Comissão de Ciência e Tecnologia da Assembleia paulista, deputados apreciavam projeto de lei que institui o "Dia do Cachorro". Havia consenso quanto à inadequação da proposta, mas nenhum dos participantes da reunião queria melindrar os defensores dos animais instalados na plateia. Até que Ed Thomas (PSB) interveio com uma solução diplomática:
-Todos nós concordamos que o cão é o melhor amigo do homem. Exatamente por isso, não seria justo que fosse homenageado com uma data específica. Eu defendo que todo dia seja dia do cachorro...

Nenhum comentário: