sexta-feira, fevereiro 25, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

A regra é clara?
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 25/02/11

Do DEM ao PMDB, passando pelo PSDB, todos os interessados em estragar o casamento de Gilberto Kassab com o PSB manifestam nos bastidores a convicção de que não será fácil fazer a Justiça Eleitoral engolir o novo partido que o prefeito paulistano pretende montar com o único e exclusivo objetivo de fugir à ameaça de mandato por abandonar os "demos". O questionamento não viria na criação, mas em seguida, quando da fusão com a sigla de Eduardo Campos. Não faltam descontentes dispostos a provocar o TSE.
Especialistas em direito eleitoral ouvidos por Kassab desdenham desse risco. Alegam que não cabe ao tribunal analisar o propósito da criação do partido.

Carimbo 
Mesmo que Kátia Abreu deixe o DEM rumo ao partido de Kassab, seu destino final tende a ser o PMDB, e não o PSB. A filiação a uma legenda "socialista" dificultaria o plano da senadora por Tocantins de permanecer à frente da CNA.

Em trânsito 
Ainda inseguros quanto à aprovação da "janela da infidelidade", muitos políticos enxergarão no partido de Kassab uma espécie de rodoviária. Dali cada um vai para onde quiser.

Mico 1 
Geraldo Alckmin (PSDB), que agora vê Guilherme Afif declarar a intenção de acompanhar Kassab, havia turbinado atribuições da Secretaria de Desenvolvimento, ocupada pelo vice.

Mico 2 O secretário de Turismo, Márcio França (PSB), que escoltou Eduardo Campos em toda a negociação com Kassab, acaba de absorver em sua pasta o departamento responsável pelo repasse de verbas às estâncias paulistas e a estatal concebida para a Copa de 2014.

Sorry
O deputado Giovanni Queiroz (PA), do rebelde PDT, não será convidado para a conversa de Dilma Rousseff, na próxima semana, com os líderes da base.

Veja bem 
Para convencer Henrique Meirelles a aceitar a algo desidratada Autoridade Pública Olímpica, Antonio Palocci lembrou ao ex-presidente do BC que ele terá poder de veto na execução dos recursos federais para os Jogos de 2016.

Código penal 
O texto que saiu da Casa Civil reduzia a estrutura da APO a 171 cargos. Diante da piada pronta, optou-se por 181.

Contrabando 1 
A emenda do presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), que prorroga contratos de concessionárias de lojas em aeroportos ajudou a convencer a oposição a votar a MP da Autoridade Pública Olímpica. O líder tucano, Duarte Nogueira (SP), tentou, sem sucesso, modificar a redação. Em vez de "os contratos poderão ser prorrogados", sugeriu a expressão "deverão ser prorrogados".

Contrabando 2 
Na reunião de líderes que precedeu a votação, o representante do governo, Cândido Vaccarezza (PT-SP), disse que não havia comprometimento do Planalto com a emenda em questão. Maia deu a entender que fará o possível para convencer Dilma a não vetar.

Figurino 
O senador Demóstenes Torres (DEM-GO) brincou com Lindberg Farias (PT-RJ), logo após o discurso do petista em defesa do governo durante a votação do salário mínimo: "Quem diria, heim? Você passou de cara-pintada a cara-pálida".

Visita à Folha 
Rubens Belfort Jr., presidente da SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), e Nacime Salomão Mansur, diretor-superintendente, visitaram ontem a Folha. Estavam com Marcelo Bairão, consultor de comunicação social.
com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

tiroteio

"Enquanto patrocina mísero reajuste do salário mínimo nacional, o PT tenta fazer generosidade com o chapéu alheio onde é rejeitado nas urnas há 20 anos."
DO DEPUTADO ESTADUAL MAURO BRAGATO (PSDB), sobre a emenda da bancada petista que propõe o piso regional de R$ 660 no Estado de São Paulo.

Contraponto

Direito autoral

Em discurso para explicar seu voto nos R$ 545, a (ainda) oposicionista Kátia Abreu (DEM-TO) registrou:
-Se o salário mínimo teve ganho, nós o devemos ao Plano Real, a Fernando Henrique Cardoso.
Itamar Franco (PPS-MG) não deixou barato:
-A senadora comete um erro histórico, sobre o qual eu não poderia me calar. Isso é uma inverdade. Eu pediria que ela se corrigisse ou lesse a história.
José Sarney (PMDB-AP) fez coro:
-Toda a Casa sabe que foi o presidente Itamar Franco quem realmente implantou o Plano Real.

Nenhum comentário: