terça-feira, fevereiro 22, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Na ponta do lápis
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 22/02/11

No almoço privado com os participantes do Fórum de Governadores do Nordeste, ontem, Dilma Rousseff afirmou que só de posse de diagnóstico já encomendado sobre a gestão, as formas de financiamento e o foco dado à saúde pública no país, será possível discutir eventuais fontes alternativas de recursos para a área. Na conversa, a presidente indicou ainda que, sem conhecer detalhadamente a origem e a quantia extra necessária, é embaraçoso justificar aos contribuintes a criação de novo imposto.
Ao Planalto, interessa a articulação dos governadores a respeito do tema. Mas não há consenso sobre a conveniência de se abraçar, por ora, tal custo político.
Rodízio O ministro Alexandre Padilha (Saúde) inaugura um roteiro de conversas entre os parlamentares do PT e integrantes do primeiro escalão do governo Dilma. Hoje, ele será recebido para jantar com deputados e senadores petistas.

Entre nós
 
Orlando Silva (Esporte) será chamado nos próximos dias ao Planalto para explicar as denúncias de fraude envolvendo o programa Segundo Tempo, do ministério. O chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, irá recebê-lo. Apesar do desgaste envolvendo o ministro, há forte disposição no governo para "entender" suas explicações neste caso.

Perdas e danos
 
Num momento turbulento para Orlando Silva, há quem enxergue uma ação, articulada por setores do Planalto e do PCdoB, de "resgate" do deputado federal Aldo Rebelo (SP). Seu desempenho na votação do salário mínimo ganhou elogios no governo.

Regra 3 
O senador Antônio Carlos Valladares (PSB-SE) voltou a ser cotado para o Ministério das Micro e Pequenas Empresas, que deverá ser criado em breve, segundo anúncio feito por Dilma ontem. Se ele for para o primeiro escalão, o presidente do PT, José Eduardo Dutra, assume vaga no Senado.

Enxaqueca 

Contrariado com o comportamento do deputado Paulinho da Força (PDT-SP) no episódio da votação do salário mínimo, o Planalto já prevê novos embates com o dirigente sindical. O pedetista abraçou o movimento em favor da PEC 300, que estabelece novo piso para os policiais.

Também quero 

Geraldo Alckmin recebe hoje os vereadores do PSDB, que cobram protagonismo na eleição da Executiva paulistana. A bancada expressa insatisfação com a apresentação do secretário Júlio Semeghini (GestãoPública) como nome predileto do governador à presidência do partido.

Outro lado 1 
O neurocientista Miguel Nicolelis afirma que, sem prejuízo de suas críticas à administração de São Paulo, nas mãos do PSDB, não mudou de opiniões políticas e tampouco reviu suas restrições ao modelo de gestão da ciência no Brasil depois de ter assumido a função, não remunerada, de presidente da Comissão do Futuro do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Outro lado 2 
Nicolelis acrescenta que, quando condenou o uso da pasta como "prêmio de consolação" para quem perdeu a eleição, não emitia juízo de valor sobre Aloizio Mercadante (PT), cujo desempenho como ministro ele diz não ter ainda elementos para avaliar.

Batalha aérea 
Enquanto Luiz Marinho (PT) viaja à Europa em busca de verbas dos fabricantes dos caças do "congelado" FX-2 para São Bernardo, seu opositor Orlando Morando (PSDB) apadrinha compra de helicóptero para a Polícia Ambiental.
com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

Tiroteio

"Nossa democracia é exótica: o eleitor escolhe seus representantes pelo quociente baseado na votação do partido. Depois, os eleitos escolhem seus partidos na janela de trocas."
DO CIENTISTA POLÍTICO RUBENS FIGUEIREDO, sobre a perspectiva de a janela de mudança partidária estar inserida na reforma política em debate na Câmara.

Contraponto

Esconde-esconde

Candidato derrotado ao governo de Rondônia e agora ex-senador, o tucano Expedito Júnior visitava a Câmara quando, na entrada do plenário, deu de cara com o correligionário Jutahy Júnior e perguntou:
-Você por acaso viu o Sérgio Guerra?
Serrista de todas as horas, o deputado baiano, que critica publicamente a intenção de Guerra de buscar novo mandato na presidência do PSDB, respondeu:
-Não vi, não. Olha, acho que eu não sou o mais indicado para responder isso a você...

Nenhum comentário: