domingo, fevereiro 20, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Dilma, fase 2
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 20/02/11

Com a votação do salário mínimo prestes a ser concluída e os cortes orçamentários já em fase de detalhamento, Dilma Rousseff vai inaugurar nova etapa de sua Presidência. Encerrado o "ciclo de organização", como define um auxiliar, ela deverá "aparecer mais". Reuniões internas perderão parte de seu espaço na agenda para eventos públicos, viagens e entrevistas.
Além do Fórum de Governadores do Nordeste, amanhã, Dilma irá a Salvador no início de março. Os políticos, que começavam a reclamar da reclusão da presidente, ganharão um pouco mais de atenção. No horizonte, os cem dias no cargo, que devem coincidir com as primeiras pesquisas de popularidade.


A hora da estrela 

O PT fechará nos próximos dias um novo contrato com João Santana. O marqueteiro da campanha eleitoral de Dilma assinará as inserções da sigla que irão ao ar a partir de 30 de abril e terão a presidente como protagonista.

DDD 
Dilma permanece em contato com Lula. Nos dias que antecederam a votação do mínimo, falou com o ex-presidente por telefone.

Abaixo de zero 
De um deputado petista sobre os colegas Fernando Ferro (PE), Edson Santos (RJ) e Weliton Prado (MG), que viajaram à Antártida em vez de votar a favor dos R$ 545 e agora enfrentam a ira do Planalto: "Esses fugiram de uma fria e entraram numa gelada".

Para começar 
Quem pergunta a petistas de São Paulo qual será o nome do partido na eleição para a prefeitura da capital ouve, antes de outras considerações, uma resposta-padrão: "Primeiro precisa ver como vai acabar a novela do Serra".

Convicções 
Nove entre dez petistas locais acreditam que o tucano, não obstante a falta de desejo e as reiteradas negativas, acabará sendo candidato a prefeito em 2012. Já Serra está convencido de que Lula será candidato a presidente em 2014.

Água... De início crítico à nomeação de Aloizio Mercadante, pois Ciência e Tecnologia não deveria "virar prêmio de consolação para quem perdeu a eleição", o neurocientista Miguel Nicolelis mudou de tom depois de aceitar convite do ministro para presidir a Comissão do Futuro. No Twitter, além de elogiá-lo, passou a torpedear o governo tucano de São Paulo, alvo do petista na campanha de 2010.

...e vinho 
De Nicolelis, sobre as chuvas na capital: "Os desmandos dos últimos 20 anos estão levando SP ao limite! Até quando?".

Marronzinhos 1 
A Aeronáutica acaba de implantar no Rio sua Junta de Julgamentos, responsável por fiscalizar infrações de tráfego aéreo. Cabe ao colegiado multar e apreciar recursos de pilotos que transgridam as normas de segurança. A tarefa era da Anac até o ano passado, mas decreto de Lula transferiu a atribuição ao Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo).

Marronzinhos 2 
O grupo já se reuniu duas vezes e continua amanhã a analisar o primeiro pacote de irregularidades relatadas. Vizinhos dos aeroportos que flagrarem manobras de risco podem denunciá-las à base de operação local. Pelos prontuários de voos é possível identificar responsáveis.

Psiu 
O novo presidente dos Correios, Wagner Pinheiro, proibiu os diretores de transmitir informações à imprensa sem seu conhecimento prévio. Qualquer demanda deve ser encaminhada à assessoria da empresa, que só pode atender depois do sinal verde de Pinheiro.
com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

Tiroteio

"Se havia alguma dúvida sobre seu destino político, Kassab mostra que já tomou partido: está do lado da truculência e cada vez mais distante da população."
DO VEREADOR PAULISTANO CHICO MACENA (PT), sobre a reação da prefeitura e da Polícia Militar às manifestações contra o aumento da tarifa de ônibus.

Contraponto

Na galeria

Em visita à Prefeitura de São Bernardo, onde voltou a morar, Lula observou sua foto oficial de presidente na parede do gabinete do correligionário Luiz Marinho, que administra a cidade desde 2009. Dando pela ausência de outra foto, reclamou:
-Ué, cadê a Dilma?
Constrangido, Marinho tratou de explicar:
-Ainda não recebi a foto oficial. Mas, quando chegar, preciso verificar onde vai ficar. Porque o lugar do seu retrato aqui é cativo e "imexível".

Nenhum comentário: