terça-feira, fevereiro 15, 2011

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO

Concorrência derrubou preços de passagens aéreas em Campinas
MARIA CRISTINA FRIAS
FOLHA DE SÃO PAULO - 15/02/11

O aumento da concorrência em Campinas alterou os preços das passagens aéreas depois da entrada da Azul na disputa.
A chegada da empresa no aeroporto de Viracopos, em dezembro de 2008, fez despencar o valor cobrado pelos bilhetes.
Antes da Azul, TAM e Gol cobravam R$ 329 e R$ 299, respectivamente, para voar de Campinas para Curitiba, Belo Horizonte ou Rio de Janeiro (Galeão).
Dois anos depois, a passagem para o Galeão custa R$ 155 na TAM, R$ 189 na Gol e R$ 149 na Azul.
Para Belo Horizonte, o passageiro paga hoje R$ 199 para voar por Azul ou Gol, e R$ 293 para voar pela TAM.
Para Curitiba, são pagos R$ 408 na TAM, e R$ 159 para voar de Gol ou de Azul.
Os três são alguns dos destinos operados por TAM e Gol a partir Campinas sem escalas ou conexões. A Gol opera para Salvador, Brasília, Porto Alegre e Recife.
Os valores das tarifas foram coletados pelo sistema da Azul e se referem a compras feitas sem antecedência. Quando a compra é feita antecipadamente, os preços podem ser mais baixos.
O número de passageiros embarcados em Viracopos chegou a aproximadamente 5 milhões em 2010. Dois anos antes era cerca de 1 milhão.

LASER

O grupo alemão Trumpf, fabricante de máquinas e ferramentas para processamento flexível de chapas metálicas com uso de laser, planeja aumentar a participação de sua operação brasileira, um dos mercados de maior crescimento para a companhia.
A meta é dobrar o faturamento no Brasil nos próximos três anos, segundo Nicola Leibinger-Kammüller, presidente mundial do grupo, que fez sua primeira visita ao Brasil nos últimos dias.
Após a crise, as vendas totais do grupo caíram para 1,34 bilhão no último ano fiscal, encerrado em junho.
Para o próximo é esperada alta de 20%. A ideia é aproveitar a demanda crescente no Brasil por ferro e chapas metálicas para a infraestrutura. Os mercados de Rio e Recife, devido aos portos, são o foco no curto prazo.
O setor automotivo, de máquinas e implementos agrícolas, tratores e escavadeiras são, atualmente, os principais nichos de atuação da subsidiária brasileira.

SMARTPHONES EM ALTA

O aumento nas vendas de smartphones foi o principal destaque do setor no ano passado, segundo estudo da consultoria Nielsen.
A comercialização desse tipo de aparelho cresceu 279% em relação a 2009.
Mesmo com a alta, a participação dos smartphones sobre o total de celulares vendidos em 2010 foi de 3,4%.
Os líderes do mercado são os aparelhos com rádio, câmera e MP3, responsáveis por 96% das vendas no país, de acordo com a Nielsen.
O aumento das vendas desses modelos ficou entre 121% e 166% ante 2009.
Na soma de todas as categorias, o crescimento nas compras de celular no Brasil foi de 101%.
Além dos smartphones, os aparelhos com função de TV Digital foram outro destaque.
A realização da Copa do Mundo está relacionada com o aumento desse setor, já que as vendas ficaram concentradas em junho e dezembro, segundo a Nielsen.
Apesar de o preço desses aparelhos ser 197% superior à média da categoria, a sua participação no mercado chegou a 2,75% em 2010.

PIPOCA

O estúdio canadense Imarion, de efeitos visuais e animação, foi comprado pelo produtor de cinema e TV Roberto d'Avila e pelos empresários Percival Palesel e Effi Wisen.
A compra foi concluída em dezembro, após oito meses de negociação.
Através da Imarion, os investidores querem viabilizar coproduções Brasil-Canadá de filmes em 3D. A primeira é um longa metragem orçado em R$ 9 milhões, com lançamento em 2012.
O estúdio fará filmes voltados também para o mercado norte-americano. "A nossa ideia é ter como canal de distribuição os Estados Unidos", diz Palesel.
A Imarion pretende, ainda, fazer efeitos visuais para filmes de outras produtoras e para publicidade.
"Queremos aumentar o faturamento a partir de uma base complexa de clientes", diz D'Avila, que produziu o filme "Ilha Rá-Tim-Bum" com a TV Cultura e Warner.

Internacional 
A Future Group, agência de mobile marketing, abrirá no México sua primeira unidade no exterior. O novo escritório já tem clientes dos setores bancário, de bebidas e eletrônico. A companhia teve faturamento de R$ 70 milhões em 2010.

Encontro 
Começa hoje em São Paulo a 12ª edição do CEO Conference, organizado pelo BTG Pactual. O evento reunirá mais de 3.000 participantes de 136 companhias de capital aberto do Brasil.

Adão... 
O Terminal Portuário de Navegantes (SC) quer exportar mais de 2.000 contêineres de maçãs neste ano. A Europa é o principal destino.

... e Eva 
Em 2010, o terminal enviou 71% das maçãs exportadas por portos do Estado, o maior produtor do país.

Carnaval 
O volume movimentado pela compra de bebidas e fantasias infantis durante o feriado deve crescer 15% neste ano ante 2010, segundo o supermercado Extra.

Copa... 
O economista Ian McKee, um dos responsáveis pela certificação LEED Platinum para o Estádio Nacional de Brasília, vai participar de palestra na feira Feicon Batimat, dia 18 de março, em SP.

...verde 
A certificação coloca o empreendimento de R$ 696 milhões entre os estádios mais sustentáveis do mundo.


com JOANA CUNHA, ALESSANDRA KIANEK, VITOR SION, ANDRÉA MACIEL e MARIANA BARBOSA

Nenhum comentário: