quarta-feira, fevereiro 23, 2011

ILIMAR FRANCO

Começo torto
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 23/02/11
 
O Senado deu um passo em falso ao criar a Comissão da Reforma Política. A tendência da Câmara é ignorar o que os senadores aprovarem. As principais mudanças dizem respeito à eleição para a Câmara e, por isso, os deputados sustentam que cabe a eles a última palavra. Dizem: 81 senadores não podem decidir o futuro de 513 deputados. Para eles, a proposta deve iniciar na Câmara, ir ao Senado e voltar para a votação final na Casa.

Governos fazem acordo sobre APO
Os chefes da Casa Civil do governo do Rio, Regis Fichtner, e da capital, Pedro Paulo, entraram madrugada adentro, na noite passada, negociando mudanças no projeto da Autoridade Pública Olímpica. O governo federal acatou as sugestões das autoridades doRio, restabelecendo o princípio federativo, reduzindo poderes da APO e fortalecendo o Conselho Público Olímpico. Ontem à tarde, o secretário-executivo da Casa Civil, Beto Vasconcelos, conversou com o relator do projeto, o deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA), sobre acolher as mudanças acertadas no relatório. A APO tem que estar aprovada até 1o- de março no Congresso.

"Os lobistas tomam conta do fundo do plenário, e a Mesa, placidamente, não toma nenhuma providência” — Jarbas Vasconcelos, senador (PMDB-PR)

NO PELOURINHO
. O jornalista João Santana, que comandou o marketing da campanha da presidente Dilma Rousseff, está com
as orelhas quentes. Integrantes do primeiro escalão do governo não ficaram satisfeitos com a marca do governo Dilma: “País Rico é País Sem Pobreza”. Argumentam que não se deve usar palavras negativas em slogans e que Santana não consultou ninguém sobre qual deveria ser a expressão mais adequada.

Guloso
Na negociação da criação da Autoridade Pública Olímpica, em tramitação no Congresso, Henrique Meirelles queria que a APO fosse o único órgão a ter contato com o COI. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, estava dando pulos de raiva.

A escolha
Candidato à reeleição em Belo Horizonte (MG), o prefeito Márcio Lacerda (PSB) recebeu um recado do PT: se quiser o apoio petista,
não poderá manter a aliança com os tucanos. Lacerda foi eleito em 2008 com o apoio do PT e do PSDB.

Brasil-EUA: juntos na África

Os governos do Brasil e dos Estados Unidos estão conversando sobre a criação de uma joint venture entre o BNDES e o Eximbank. Ela teria como objetivo financiar empreendimentos comuns de empresas brasileiras e americanas em terceiros países. A proposta partiu dos EUA e o Brasil é simpático à ideia. O alvo da operação são países africanos e da América do Sul. Na África, o
objetivo é enfrentar a agressividade da China. 

Dia da mulher
O governador Tarso Genro (RS) assina neste mês, com o governo federal, pacto para enfrentar a violência contra a mulher. O estado é o único que não o assinou no governo Lula, apesar de governado por uma mulher, Yeda Crusius.

Segundo escalão
Professor de Urbanismo da USP, Nabil Bonduki será secretário de Cidades Sustentáveis do Ministério do Meio Ambiente. Eduardo Assad, que coordenava as pesquisas sobre clima na Embrapa, será o secretário de Mudanças Climáticas.


 OS GOVERNADORES do Nordeste foram informados que está praticamente pronto projeto que aumenta os royalties pagos pelas mineradoras aos estados. 
 DISPUTA. O senador Eduardo Braga (PMDB-AM) quer manter Flávia Grosso como superintendente da Suframa. O PT quer emplacar o ex-superintendente adjunto José Alberto Machado.
 NAS COMEMORAÇÕES do Dia Internacional da Mulher, o Ministério da Saúde anunciará em março medidas para o tratamento de câncer de mama e útero; atenção integral à saúde da mulher e Rede Cegonha.

Nenhum comentário: