sexta-feira, fevereiro 11, 2011

ILIMAR FRANCO

Linha direta
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 11/02/11

O PMDB quer resolver o segundo escalão do governo Dilma até o fim do mês. Ontem, num almoço na Vice-Presidência da República, sua direção pediu pressa aos ministros Antonio Palocci (Casa Civil) e Luiz Sérgio (Relações Institucionais). O vice Michel Temer argumentou que é preciso virar a página e acabar com a disputa por espaços de poder. O PMDB não quer que lhe puxem o tapete novamente, como na presidência de Furnas.

Decoro
Os dez deputados da “Afirmação Democrática” do PMDB estiveram com o vice Michel Temer. Disseram que darão apoio ao governo Dilma e que criaram a dissidência para se diferenciar da péssima imagem de fisiologismo do partido.

Não entendo esse debate. Daqui a dez meses, o salário mínimo será de R$615” — Luiz Sérgio, ministros das Relações Institucionais, cobrando o alinhamento dos aliados à proposta do governo de R$545

Horário do recreio
No jantar de anteontem que a presidente Dilma Rousseff ofereceu ao ex-presidente Lula, este resolveu tirar um sarro do ministro Antonio Palocci (Casa Civil). “Não sei por que você reclama tanto das poltronas apertadas dos aviões, eu não senti nada”, brincou Lula. Palocci, na camaradagem, devolveu: “Você veio em pé o tempo todo, tirando fotos, conversando com os passageiros, desse jeito não dá para sentir o aperto da poltrona”.

Embaraçado
O ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) sofre pressão para nomear Flávio Dino (PCdoB), derrotado na eleição para o governo do Maranhão, para a Secretaria da Reforma do Judiciário. Cardozo teme a reação da família Sarney.

As prioridades do PMDB
A expectativa da direção do PMDB é que, nos próximos dias, sejam feitas as nomeações daqueles quadros que são considerados prioridades para o partido. Nessa lista estão: Geddel Vieira Lima (BA), que deve substituir Carlos Antonio de Brito (também do PMDB), na vice-presidência de Pessoa Jurídica da CEF; José Maranhão (PB) para a vice-presidência de Fundos de Governo e Loterias da CEF; Orlando Pessuti (PR) para a vice-presidência de Agronegócios e Micro e Pequenas Empresas do Banco do Brasil; Iris Resende (GO) para a diretoria da Sudeco; e Rocha Loures (PR) para a diretoria da Itaipu Binacional.

PAUTA LIVRE.
 Do ex-presidente Lula, ao começar o discurso ontem, no aniversário do PT: “Desde 24 de abril de 1969 que eu não pego o microfone sem assunto como hoje”

BOM HUMOR. Ontem, na festa do PT, o presidente do partido, José Eduardo Dutra, saudou seu conterrâneo Marcelo Déda (SE) como o governador do “menor e mais importante estado da federação”

O PRESIDENTE da Juventude do PMDB, Gabriel Souza, indicado para a Secretaria da Juventude fala sobre a eleição: “Apoiei Dilma no segundo turno. No primeiro, minha posição era de neutralidade”.

Suspeita
A pressa dos governistas em criar comissões especiais para tratar da reforma política, na Câmara e no Senado, está deixando a oposição desconfiada. Seus integrantes temem que o objetivo seja aprovar uma janela para a troca de partidos.

Os dois PTs
Os deputados da tendência majoritária do PT, a Construindo Um Novo Brasil, dizem que hoje há duas alas no partido. Uma delas, a que pertencem, chamam de “sou governo 100%”; a outra foi batizada de “sou governo, mas quero discutir”.

Nenhum comentário: