quarta-feira, fevereiro 09, 2011

ILIMAR FRANCO

O espanador
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 09/02/11

O Palácio do Planalto comemorou ontem o efeito da intervenção do ex-presidente Lula sobre o reajuste do salário mínimo. A avaliação era de que existiam resistências no PT e na base aliada, mas que a fala do ex-presidente funcionou como uma ordem unida, sobretudo entre os petistas. A presidente Dilma Rousseff tem dito que essa votação vai mostrar quem está com ela e quem não está.

Disputa
A Juventude do PMDB quer emplacar seu presidente, Gabriel Souza, na Secretaria Nacional da Juventude. Já a UNE, que é controlada pelo PCdoB, defende o nome do atual secretário-adjunto, Danilo Moreira da Silva, para o cargo. Esta votação é vida ou morte. Sinaliza austeridade num tema que é popular. O simbólico é mais importante” — José Mentor, deputado federal (PT-SP), sobre a votação do salário mínimo.

NOVO CRONOGRAMA. O governo mandou segurar as decisões para o segundo escalão. Elas só serão feitas depois da votação do salário mínimo no Congresso. 

MARCHA LENTA. Os ministros não querem falar de planos nem avançar o sinal. Estão todos paralisados, esperando pela definição dos cortes no Orçamento.

NOVO SENADO. A legislatura começa com dez senadores sem votos (suplentes) e três senadores que não foram os mais votados e estão no mandato em função da aplicação da Lei da Ficha Limpa.

Mínimo também divide os tucanos
A posição da liderança do PSDB de apoiar um reajuste de R$600 do salário mínimo está dividindo os tucanos. Integrantes da bancada apoiam a proposta do governo Dilma e consideram demagógico votar a proposta das centrais sindicais dos trabalhadores. Hoje, a bancada na Câmara vai se reunir e pelo menos um deputado tucano vai sustentar que o PSDB não pode jogar fora uma de suas bandeiras: a responsabilidade fiscal.

Presente
A presidente Dilma Rousseff decidiu que vai à festa de aniversário do PT, amanhã. Mas avisou ao partido que chegará ao evento após o fim do horário do expediente, às 18h. O presidente Lula também irá à comemoração. 

Cabo de guerra
O PT não aceita que o DEM fique com a presidência da Comissão de Agricultura do Senado, como prometido pelo líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), ao senador José Agripino (RN). O presidente seria Jayme Campos (DEM-MT). 

Vaga no TCU
Já começou a campanha na Câmara para a vaga que será aberta no Tribunal de Contas da União (TCU) com a aposentadoria do ministro Ubiratan Aguiar: estão no páreo, por enquanto, os deputados Átila Lins (PMDB-AM) e João Leão (PP-BA).

O descontentamento do PMDB

A cúpula peemedebista está sendo muito cobrada, principalmente pelos sem cargos. A maior queixa é de que os dirigentes erraram na condução dos entendimentos sobre a participação do partido no governo. Consideram um absurdo o partido ter mantido petistas nas secretarias executivas dos Ministérios do Turismo e da Previdência e na presidência da Embratur. Reclamam também da manutenção do PTB no comando da Conab e da provável exclusão do partido de todo o comando do setor elétrico. Por isso, alguns governistas estão comemorando a criação de uma ala dissidente na bancada da Câmara.

Nenhum comentário: