sexta-feira, fevereiro 04, 2011

ILIMAR FRANCO

Barriga de aluguel
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 04/02/11

A presidente Dilma Rousseff quer que o PMDB assuma como sua a indicação de Henrique Meirelles para a Autoridade Pública Olímpica. Meirelles filiou-se ao partido quando era presidente do Banco Central no governo Lula. Mas, agora, os peemedebistas não querem mais carregá-lo. Essa indicação também desagrada ao PCdoB, que tinha a promessa do presidente Lula de que o ministro Orlando Silva (Esporte) seria destacado para a tarefa.

A luta interna no PT
As tendências minoritárias do PT estão insatisfeitas com seu espaço no governo e, por isso, estão empenhadas em derrotar na Câmara a tendência majoritária do partido, a Construindo um Novo Brasil. Primeiro apoiaram o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), contra o líder do governo, Cândido Vaccarezza (PT-RJ). Agora, na Comissão de Constituição e Justiça, decidiram disputar a presidência lançando Ricardo Berzoini (PT-SP) contra o nome da maioria, João Paulo Cunha (PT-SP). O cordão dos descontentes é liderado por Berzoini, o líder Paulo Teixeira (PT-SP) e o expresidente da Casa Arlindo Chinaglia (PT-SP).

para os trabalhadores” — Jô Moraes, deputada federal (PCdoB-MG), defendendo salário mínimo de R$580. A proposta do governo é R$545 André Coelho/04.01.2011

Rafale
Apesar da decisão da presidente Dilma Rousseff de adiar a compra de caças pela FAB, o Rafale francês não teve sua preferência abalada. O Ministério da Defesa sustenta que ele é o único negócio que garante transferência de tecnologia.

Financiamento eleitoral
O PSDB decidiu exercer o critério da proporcionalidade e indicará o presidente da Comissão de Infraestrutura do Senado. Os tucanos querem fiscalizar o PAC e convocar ministros para depor. Dos candidatos a presidir a comissão, Marisa Serrano (PSDB-MS) teve 26% de sua campanha financiada por empresas do setor. Elas também representam 23% das receitas de Lindberg Farias (PT-RJ) e 20% de Lúcia Vânia (PSDB-GO) e de Eduardo Braga (PMDB-AM).

Cobrança em casa
O ministro Paulo Bernardo (Comunicações) foi cobrado em casa pelo serviço de banda larga. Seu filho ficou indignado ao constatar que levaria 23 horas para baixar um filme. “Só faltou dizer que ninguém toma providência”, brincou ele. 

A NOMEAÇÃO de Flávio Decat para a presidência de Furnas foi uma decisão da presidente Dilma Rousseff. O PMDB,conformado, teve de engolir mais esta.

BELO MONTE. Indígenas, ribeirinhos, atingidos por barragens e ambientalistas fazem protesto em Brasília, terça-feira, contra Belo Monte. O movimento quer entregar à Presidência da República uma agenda de reivindicações e petições contra a hidrelétrica.

CUNHADINHA. Funcionárias da Câmara estão ansiosas pela primeira audiência pública com a ministra Ana de Hollanda. Só se referem a ela como “cunhadinha”.

Aqui e agora
O resgate do passado é importante para a ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário. Mas sua prioridade é enfrentar as situações atuais de desrespeito aos direitos dos cidadãos, muitas delas praticados pelo poder público.

Ele sabe tudo
Em uma reunião sobre a Copa de 2014, o ministro Mário Negromonte (Cidades), que é baiano, disse que o metrô de Salvador é o único do mundo que passará pelo Centro da cidade. “E o de Nova York?”, rebateu a presidente Dilma Rousseff.

Nenhum comentário: