sexta-feira, fevereiro 11, 2011

CAROLINA BAHIA

Caindo na real
CAROLINA BAHIA
ZERO HORA - 11/02/11

A desoneração da folha de pagamento das empresas não vai acontecer tão cedo. Uma decepção para todo o empresariado, que aguardava pelo menos um arremedo de reforma tributária neste primeiro semestre. Na prática, é uma das principais promessas de campanha de Dilma Rousseff que está sendo jogada para dentro da geladeira. Enquanto o mercado comemora a intenção do Planalto em finalmente respeitar o controle fiscal, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirma que só abre mão de receita em caso de uma contrapartida. Quer dizer, ou aumenta arrecadação ou inventa outro imposto, como a CPMF. A carga tributária do Brasil, de quase 40% do Produto Interno Bruto, já é absurda e um entrave para a competitividade da indústria. Nada justifica a criação de um novo tributo, que no fim vai pesar no bolso do consumidor final. Mas essa ideia está ganhando corpo entre os tecnocratas da equipe econômica. Inflação rondando, juro em alta e, agora, o risco de mais imposto. Era só o que faltava.

Bons amigosA aliança com a turma dos peemedebistas José Sarney (AP) e Renan Calheiros (AL) já está rendendo frutos a Dilma Rousseff. Ela conseguiu o que Lula jamais sonhou: blindar a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. 
Estratégica para a votação dos projetos, a CCJ está nas mãos de aliados graças às manobras do líder do PMDB, Renan Calheiros (AL). Entre os titulares da mais tradicional comissão da Casa, ilustres desconhecidos, como Sérgio Petecão (PMN-AC). No contra-ataque, a oposição emplacou a sua tropa de choque, liderada por Aécio Neves (PSDB-MG) e Kátia Abreu (DEM-TO).

VingançaAliás, entra Petecão e sai Pedro Simon (PMDB-RS. O gaúcho já era tratado como integrante da CCJ, quando Renan Calheiros aproveitou a liberdade de ação para afastar antigos desafetos. Como líder do partido, ele deixou Simon e Jarbas Vasconcelos (PE) de fora da comissão, sem nenhuma explicação prévia. Não é a primeira vez que isso acontece. Em 2007, no auge dos escândalos envolvendo o alagoano, Simon e Jarbas haviam sido afastados. Naquela época, eles conseguiram voltar.

RECORTE E COBRE LimitadoO Ministério da Integração Nacional prometeu socorrer as cidades gaúchas atingidas pelas chuvas. Na próxima semana, o ministro Fernando Bezerra deve divulgar o valor. A bancada gaúcha esteve reunida com o ministro e apresentou o balanço dos estragos: no Litoral, o prejuízo é de R$ 8 milhões. São Leopoldo está pedindo R$ 22,5 milhões para obras de recuperação e prevenção. A ajuda até pode chegar, mas não vai chegar nem perto do desejado.

NostalgiaA foto do ex-presidente Lula ainda está em alguns dos principais gabinetes de Brasília. Ontem, na festa do aniversário do PT, tinha ministro chorando de saudade.

Nenhum comentário: