segunda-feira, fevereiro 21, 2011

ANNA RAMALHO

Um palacete para o ex-operário é muita coisa
ANNA RAMALHO
JORNAL DO BRASIL - 21/02/11

Vamos combinar que é doce a vida de ex-presidente que Lula da Silva vem levando. Dá até pra duvidar da inteligência de quem pretenda voltar às aporrinhações diárias de um chefe de estado. O homem, agora, viaja mundo afora como celebridade- referência, fazendo o que mais gosta – falar e dar pitacos sobre tudo e todos – e ainda faturando uma baba por todo este falatório.

Já imaginaram, depois daqueles períodos barrocos, sempre iniciados por nunca dantes na História do Brasil e entremeados por goles de vinhos de alta casta e números e índices sempre favoráveis, receber a módica quantia de R$ 300 mil? E botar no bolso mais trezentinho depois de uma visita à cabeceira do Fidel, que, doente, coitado, já não fala tanto e vai ficar só escutando?

Melhor do que isso, só dois disso. Melhor do que isso, aliás, só o palacete Guinle Paula Machado na Rua São Clemente, uma construção tipicamente francesa, que pensam em comprar para abrigar o Instituto Lula. Jesus Christ, como exclamariam os americanos! Tremo só de pensar na materialização da ideia. Ainda bem que o imóvel é tombado.

Já imaginaram se os Silva resolvem fazer um puxadinho pra família do Lulinha? Enfiar uma daquelas piscinas prontas que são oferecidas aos montes ali, adiante de Tribobó. E a churrasqueira, onde ficaria? Pior do que isso só transferir o arraial junino – parte inegociável das atividades sociais da família – para o imenso gramado que dá de frente para o Colégio Santo Inácio. Anarriê, lá vem a quadrilha! A quadrilha de São João, claro.

*** Francamente. Lula, ninguém pode negar, tem seus méritos, valor imenso, mas nada que sugira um instituto com seu nome. Vai ganhar aquela casa ali para quê? Só se for para expor a quantidade de presentes que ganhou – os que podem ser expostos, por supuesto – e os documentos (também os que podem ser revelados) de sua longa passagem pelo poder. Não vejo Lula, ali, promovendo reuniões e palestras relevantes. Nunca antes, etc etc etc. Pode ser que o espaço tenha como gerente e one man show o Franklin Martins, que anda sem ocupação.

Outra coisa: Lula também não tem nada a ver com o Rio de Janeiro. Honra lhe seja feita, ele ajudou muito o estado, a partir de sua íntima amizade com Seu Cabral, que pelo menos sempre estava a postos quando o ex-presidente cá vinha. O que já é um feito e tanto. Seu Cabral, como é de domínio público, se amarra numa viagem. De preferência a Paris. Um Instituto Lula deveria ter o ABC como endereço.

Não foi lá que ele brotou? O ex-presidente FHC, que é carioca mas sempre viveu em São Paulo, coerentemente plantou em Sampa o seu Instituto e também faz bem remuneradas palestras pelo exterior. Não quero aqui estabelecer comparações intelectuais porque não seria justo com Lula. É claro que nosso último ex-presidente tem muito o que falar para platéias as mais variadas, especialmente estrangeiras, que sempre têm aquela curiosidade sobre o “éxotique et bizarre Brésil”. FHC fala de cátedra, até porque é um sociólogo respeitado mundo afora; Lula fala com as vísceras e o coração, diplomado e pós-graduado em miséria e, agora, em riqueza.

O povo lá fora desconhece o resto da história – ou, melhor colocando, alguns capítulos bastante feios dessa história. Não importa. Ambos são ex-presidentes, foram democratas, e têm seus institutos para perpetuá-los. O que me incomoda aqui é o local que escolheram o do Lula. Se o Filho do Brasil quer se estabelecer no Rio, precisava ser num palácio daquele tamanho? Por que não um conjunto de salas no Centro da cidade?

A propósito: quem vai pagar pelo palacete? É aquisição federal, estadual ou municipal? Ou vai sobrar pra nós, aquela gentalha, que só serve para eleger as excelências e pagar impostos? Detalhe: o palacete Guinle Paula Machado, que está encalhado no mercado por motivos óbvios, foi posto à venda por R$ 10 milhões. Uma bobagem, não é mesmo? E, ali, Lula quer se dedicar a ações envolvendo a África. Repetindo: a África. Como dizia um colega meu quando a chefia subia nas tamancas, tirem-me daqui!!!

Nenhum comentário: