domingo, janeiro 23, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Rápido no gatilho
RANIER BRAGON - interino
FOLHA DE SÃO PAULO - 23/01/11

Nos primeiros 21 dias de governo, o ministro Alfredo Nascimento (Transportes) repassou ao seu reduto eleitoral, o Amazonas, 74% de tudo o que foi pago pela pasta, via convênios, no período. Candidato derrotado ao governo nas eleições de 2010, Nascimento liberou R$ 37,5 milhões para a construção de terminais hidroviários e de estradas.
Além do Amazonas, apenas Mato Grosso e Mato Grosso do Sul receberam verbas de convênios em 2011. Procurado, o ministério disse que os dados são uma mera coincidência e que cada Estado recebe os recursos conforme o ritmo em que executa a obra.

Memória 
No governo Lula, Geddel Vieira Lima (Integração Nacional) privilegiou a Bahia com dinheiro para prevenção de enchentes, o que rendeu polêmica.

O retorno
 
Mangabeira Unger, ex-ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, voltará a ter funções na pasta: aceitou convite de Moreira Franco e trabalhará na conclusão da elaboração de programa sustentável para Amazônia, Nordeste e Centro-Oeste. A tarefa não será remunerada, dizem eles.

Sobras... 
Após ficar em sétimo na disputa presidencial, o nanico Levy Fidelix (PRTB) desapareceu do holofote que a lei eleitoral lhe conferia, mas sua assessoria continua ativa. O último comunicado traz declaração dele assegurando que as legendas nanicas darão a Marco Maia (PT-RS) os votos "decisivos" na eleição à presidência da Câmara.

...de campanha 
Só que o petista caminha para ser candidato único, com apoio de todos os grandes partidos.

Cintilante 
Em nota anterior, a assessoria de Fidelix conta que ele se encontrou com Fernando Pimentel (Desenvolvimento) e lhe sugeriu a criação do "Ministério da Emergência e Calamidade". O ministro, diz o texto, teria achado a ideia "brilhante".

Biodiversidade 
Tarso Genro acaba de criar um conselhão para orientar seu governo no Rio Grande do Sul, com 80 membros. O da Presidência tem 86. Entre os convidados estão a ginasta Daiane dos Santos, o ator Werner Schünemann e o empresário André Gerdau Johannpeter.

Regra 3 
A Mensagem ao Partido, tendência interna do PT que indicou José Eduardo Cardozo para a secretaria-geral da legenda, agora quer emplacar o gaúcho Henrique Fontana no cargo. Cardozo, por ter assumido o Ministério da Justiça, terá de deixar a vaga.

Highlander 
O site oficial da campanha de Dilma -dilma13.com.br- segue no ar, atualizado com notícias do início de governo.

Recuperação 
O foco inicial da consultoria de Vicente Falconi a Geraldo Alckmin será a educação. O guru do "choque de gestão" de Aécio Neves em Minas tratará da revisão da política de metas e das promoções por mérito na rede pública de SP.

Arquibancada 
Em outra inusitada frente para estimular o rendimento escolar, o governo paulista também quer levar os alunos que obtiverem notas altas na rede estadual para assistir a jogos de futebol dos clubes paulistas, com assento em área vip.

Veraneio 
Apesar de decretar ponto facultativo amanhã nas repartições estaduais por causa do feriado de aniversário da capital na terça, Alckmin frustrou os planos de folga prolongada de sua equipe. Convocou vários secretários para maratona de audiências no Bandeirantes.

com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

Tiroteio
"Se o Álvaro Dias continuar assim, a maior aposentadoria que receberá será das urnas."
DO DEPUTADO FEDERAL DOUTOR ROSINHA (PT-PR), sobre pedido do tucano para receber R$ 1,6 milhão referente a aposentadoria retroativa como governador do Paraná. Após a notícia vir à tona, Dias disse que fez o pedido com planos de doar o dinheiro à caridade.

Contraponto

Cá entre nós
Na biografia que escreveu de Rubem Braga (1913-1990), Marco Antonio de Carvalho relata viagem que o escritor fez em 1960 a Cuba, na comitiva do então candidato à Presidência Jânio Quadros (1917-1992). Na página 414 de "Um Cigano Fazendeiro do Ar (editora Globo), ele diz que na volta Quadros foi pedir apoio ao presidente venezuelano Rómulo Betancourt à ideia de intermediar um acordo entre Fidel Castro e John Kennedy. Betancourt teria reagido assim:
-Veja, Quadros, este Castro é um revolucionário. Não é um demagogo como você e eu!

Nenhum comentário: