quinta-feira, janeiro 20, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Chá das cinco
RANIER BRAGON - interino
FOLHA DE SÃO PAULO - 20/01/11

Senadores e deputados "plantonistas" promovem hoje em Brasília sessão que é classificada nos bastidores como mera peça de marketing dos presidentes José Sarney (PMDB-AP) e Marco Maia (PT-RS), candidatos à reeleição. Com o objetivo oficial de adotar medidas que não podem esperar a volta do Legislativo ao trabalho, daqui a 13 dias, os 25 integrantes da comissão representativa do Congresso vão analisar a MP que liberou R$ 780 milhões para cidades atingidas pelas chuvas. Além de a medida prescindir da ação do Congresso para vigorar, não há permissão legal para sua votação agora -seria necessário aval da Comissão de Orçamento, que está em férias.


Veja bem 

Embora a convocação oficial seja para analisar apenas a MP, Maia anunciou que irá discutir outras propostas relacionadas ao tema. Os 25 "plantonistas" representam só 4% dos 594 congressistas que iniciam os trabalhos a partir do dia 2 de fevereiro.

Reforço 

O economista Ricardo Paes de Barros será o secretário de ações estratégicas do ministro Moreira Franco (Assuntos Estratégicos). Cuidará dos temas da área social, em especial a erradicação da miséria.

Na agenda 
Um próximo round entre PT e PMDB se dará em torno do Departamento Nacional de Produção Mineral. O PMDB quer a diretoria-geral do órgão, cargo hoje ocupado por Miguel Nery, que está lá com a bênção de petistas.

Fila 
Com a desistência de Sandro Mabel (GO) em disputar a liderança da bancada do PR na Câmara, já são três os candidatos à vaga: Luciano Castro (RR), Milton Monti (SP) e Lincoln Portela (MG).

Monólogo 
A manifestação do ex-prefeito Cesar Maia (DEM-RJ) sobre o racha no DEM inspirou comentários irônicos na internet não só pelas opiniões, mas pelo fato de a entrevista ter sido dada ao seu próprio "ex-blog".

Estado laico
 
Mariela Castro (sobrinha de Fidel), o ex-ministro Carlos Minc e outros 7.000 pesquisadores e acadêmicos assinaram manifesto entregue às secretarias de Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres que cobra do governo federal inserção do aborto na agenda de saúde pública. Os ativistas pedem que o tema seja afastado da pauta religiosa que permeou a campanha.

Mais-valia 
Depois de apelar à Justiça contra o reajuste de 62% para os deputados, o PSTU leva o tema hoje ao horário nobre da TV. O programa partidário vai comparar os vencimentos dos congressistas à alta do salário mínimo, de R$ 30.

Control C 
Anunciado por Geraldo Alckmin na Campus Party como "pioneiro e inédito", o portal "Governo Aberto" traz bases de dados que já estavam disponíveis para consulta pública. A lista inclui até um ranking de investimentos anunciados por região que tem como fonte os veículos de comunicação de cada localidade.

Novo CEP 
O senador eleito Aloysio Nunes (PSDB-SP) avisou a colaboradores que se mudará para Brasília a partir da posse, mantendo modesta base política na capital paulista. "Não quero fazer a semana parlamentar, de terça a quinta. Virei a São Paulo a cada 15 dias. Há muito o que fazer", diz.

Abrigo 
Barrado nas urnas, o deputado federal Lobbe Neto (PSDB-SP) será o novo presidente do Cepam (Centro de Estudos e Pesquisas da Administração Municipal), entidade mantida pelo governo de São Paulo.
com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

Tiroteio


"É queda e coice para a moralidade pública. Além de não ser punido, Delúbio receberá de seu partido a refiliação como prêmio."
DO SENADOR JOSÉ AGRIPINO (DEM-RN), sobre a movimentação de lideranças do PT para integrar novamente à legenda o ex-tesoureiro Delúbio Soares, um dos réus no processo que investiga o escândalo do mensalão.

Contraponto

Som na caixa


Na posse ontem do novo presidente do INSS, o ministro Garibaldi Alves Filho (Previdência) se preparava para responder a perguntas de jornalistas sobre as divergências de bastidor entre PT e PMDB, além dos cortes no orçamento da pasta, quando subiu uma música alta no salão, praticamente inviabilizando a entrevista. Ele riu e disse que aquilo havia vindo "por encomenda". Quando desligaram o som, acrescentou:
-A cada dia eu estou gostando mais do INSS.

Nenhum comentário: