quarta-feira, janeiro 19, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Santo de casa
RANIER BRAGON  - interino

FOLHA DE SÃO PAULO - 19/01/11

Às vésperas do primeiro encontro do partido sob o governo Dilma, o PT tenta administrar o "caldeirão" interno de insatisfações. Embora ninguém admita em público, parcela considerável de petistas está descontente com a atuação dos ministros da legenda. Congressistas reclamam que a composição do segundo escalão não atende às bancadas. Reforça o mal-estar o fato de o presidente da sigla, José Eduardo Dutra, estar distante do núcleo decisório do governo.
Na Câmara, a escolha de Marco Maia (RS) para disputar a presidência da Casa deixou sequelas que prometem esquentar o início da nova legislatura. Por lá, o partido está dividido em duas alas.

Barulho no ar 1 
A Justiça autorizou o avião presidencial a furar o bloqueio que restringe a casos excepcionalíssimos o uso do aeroporto de Congonhas entre 23h e 6h. Moradores da região -zona sul da capital paulista- travam antiga batalha judicial contra o barulho causado pelas aeronaves durante a madrugada.

Barulho no ar 2 
A decisão foi tomada pelo presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, Roberto Haddad, em ação da AGU (Advocacia-Geral da União). Ele baseou a sentença, entre outros argumentos, na "supremacia do interesse público sobre o privado".

Teoria e prática 
Dias depois de Miriam Belchior (Planejamento) enviar recados aos ministros para reduzirem as nomeações de assessores devido ao iminente corte orçamentário, o "Diário Oficial da União" trouxe ontem decreto seu congelando 98 cargos de direção e assessoramento em várias pastas.

#terceiro
turno
 
O perfil "dilmanarede", uma das ferramentas pilotadas por Marcelo Branco na campanha petista, continua ativo no Twitter, inclusive com a foto da presidente. Ontem foram postados comentários sobre eventos da feira digital Campus Party, da qual Branco é colaborador assíduo.

Equipe 

O jornalista Márcio Aith, que chefiou a assessoria de imprensa da campanha de José Serra (PSDB), assumirá a Comunicação do governo de SP, agora com status de subsecretaria.

Fora do ar 
Geraldo Alckmin suspendeu a campanha publicitária para esclarecer os contribuintes sobre o calendário do IPVA. As peças para rádio e jornais já haviam sido preparadas, mas caíram no corte de despesas.

Agenda 

O governador recebeu ontem no Bandeirantes o publicitário Duda Mendonça, cuja agência cuida da conta do metrô.

Boas maneiras 
Os 39 corregedores que fiscalizam os 9.300 contratos terceirizados em SP passarão a interagir regularmente com o funcionalismo. O secretário Sidney Beraldo (Casa Civil) planeja confeccionar cartilhas para orientar os servidores sobre as práticas irregulares mais corriqueiras.

Foice 
Marcos Montes (MG) atribui a rivais na disputa pela liderança do DEM na Câmara a informação de que a condenação por improbidade ameaça sua posse. "Lamentavelmente a disputa ultrapassa as barreiras da Câmara." Ele diz ter ouvido de advogados que seu recurso suspenderá a eficácia da punição até o julgamento.

Veja bem 
Sobre a informação de que se atrasou para um encontro com Alckmin, a presidente do Sindicato dos Bancários de SP, Juvandia Moreira, diz que o horário foi antecipado e que, além disso, enfrentou congestionamento devido à quebra de um ônibus.
com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

Tiroteio


"Dilma lavou as mãos. Não quer responder pelo que não foi feito em oito anos e já criou vacina para cobranças nos próximos quatro."
DO DEPUTADO JUTAHY JÚNIOR (PSDB-BA), sobre o Sistema Nacional de Alerta e Prevenção de Desastres Naturais, conjunto de medidas anunciado anteontem pelo governo, e que só deve estar completamente operante no fim de 2014.

Contraponto

Dieta de campanha

Após ter sua foto doando sangue divulgada na internet, Alexandre Padilha (Saúde) foi ironizado no Twitter por causa dos quilos adquiridos no final do ano. Um dos comentários trazia a sugestão de que o ministro se candidatasse a "Zé Gotinha" da campanha de vacinação contra a pólio. Padilha, porém, disse ter encontrado silhuetas mais talhadas para a função: a do colega das Comunicações e a do presidente do PT:
-Estou gordo, mas nem tanto. Vou convidar o Paulo Bernardo e o Zé Dutra para serem os "zé gotinhas".

Nenhum comentário: