quarta-feira, janeiro 12, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Peneira
RANIER BRAGON (interino)

FOLHA DE SÃO PAULO - 12/01/11

Em novo movimento que sinaliza inflexão ao legado de José Serra, o governador Geraldo Alckmin decidiu recompor os conselhos de administração de empresas, autarquias e fundações ligadas ao Estado. As mudanças, implementadas a conta-gotas, atingirão membros escolhidos pela gestão anterior cujos mandatos ainda vigoram e que devem receber notificações solicitando o desligamento antecipado.
Hoje há cerca de 220 conselheiros, entre secretários das pastas e representantes indicados pelo governo -nessa cota, incluem-se aliados do ex-governador. Cada participante tem direito a bonificações mensais que vão de R$ 3.000 a R$ 4.500.


Ordem natural Para o Bandeirantes, a exemplo do que ocorreu na montagem do primeiro escalão, as trocas são naturais e não configuram retaliação ou atitude hostil à gestão anterior.

Mínimo Alckmin recebe amanhã, no Bandeirantes, líderes das maiores centrais sindicais. Entre os temas, estará o novo salário mínimo regional, cujo valor será definido em abril. O encontro foi organizado por Paulo Pereira da Silva, da Força Sindical, e Antônio Neto, da CGTB.

Chuvas... Ontem, enquanto São Paulo acumulava problemas devido às chuvas, o prefeito Gilberto Kassab reuniu em almoço deputados federais do DEM-SP para pedir apoio a Marcos Montes (MG) na disputa pela liderança do partido na Câmara.

...e trovoadas As enchentes que pararam a capital levaram o ministro Fernando Coelho (Integração Nacional) a programar visita às obras da calha do Tietê amanhã e a telefonar a Alckmin. Hoje chega à cidade o secretário nacional da Defesa Civil, Humberto Viana.

Ditadura O Itamaraty estuda incluir um encontro com as Mães e Avós da Praça de Mayo na agenda que Dilma Rousseff cumprirá em Buenos Aires no dia 31.

Tensão O clima pesou ontem na reunião da bancada do PT no Senado. Marta Suplicy (SP), candidatíssima à vice da Casa, insinuou que o concorrente José Pimentel (CE) teria um perfil técnico que não combinaria com o cargo: "Sou um político, acima de tudo", rebateu Pimentel. A decisão foi adiada.

Curto circuito Na reunião de segunda com Dilma e aliados, Antonio Palocci deixou clara sua irritação com a versão de que o PMDB considerava ter sido "traído" por ele nas negociações do segundo escalão. Dilma aproveitou para dar um recado: o de que PMDB e PT devem parar de brigar "pelos jornais".

Panos quentes Foi o vice-presidente Michel Temer quem articulou a reaproximação do líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), com o ministro Alexandre Padilha (Saúde). O vice encontrou Padilha no sábado, em São Paulo.

Roupa suja Após Temer abrigar ontem em seu gabinete a reunião entre PT e PMDB, um observador ironizou: "É, o varal está lotado".

Verão 1 Abriu-se na Câmara disputa pelos mandatos-tampões de janeiro. Dois suplentes preteridos entraram com requerimento na Mesa pedindo que seja seguida a decisão do Supremo de que a vaga pertence ao partido, não à coligação.

Verão 2 A Mesa deve negar o pedido, o que pode levar o caso à Justiça. Devido a ida de titulares para cargos no Executivo, até agora 38 suplentes tomaram posse como "deputados de verão", para atuar apenas nas férias legislativas de janeiro.
com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

tiroteio

"Os tucanos jogaram bilhões pelo ralo com as obras da calha do Tietê e da nova marginal. Com as chuvas de verão, transbordou incompetência para todo lado."
DO DEPUTADO ANTONIO MENTOR, líder do PT na Assembleia paulista, em relação às enchentes que se abateram sobre São Paulo.

contraponto

Resumindo

Ao final da entrevista coletiva em que anunciou que por veto de sua equipe médica não iria à Brasília para a posse de Dilma Rousseff, como era a sua vontade, José Alencar perguntou ao grupo de repórteres que estava no Sírio-Libanês se alguém sabia o que significava a expressão "cortar o barato".
Abrindo o sorriso, o ex-vice-presidente esclareceu:
-É que um dos meus netos me disse agora há pouco: "Ih, vô, cortaram o seu barato!"

Nenhum comentário: