segunda-feira, janeiro 10, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Festa no interior 
 Renata Lo Prete 

 Folha de S.Paulo - 10/01/2011

Empenhado em dar mais visibilidade às vitrines de sua administração, Geraldo Alckmin pretende retomar o "governo itinerante", programa que desloca para as cidades-polo do Estado estandes com representantes das secretarias e autarquias, oferecendo palestras e prestação de serviços gratuitos. O tucano, que já usou a fórmula na sua passagem anterior pelo Bandeirantes, pretende pilotar os eventos, nos quais assinará ainda liberação de verba para obras prementes a cada região. O Vale do Ribeira, que concentra alguns dos bolsões paulistas de pobreza, deve ser a primeira escala. A escolha simbolizaria o combate às desigualdades sociais, mote inicial do novo mandato.

Em casa Lançado em 2003, na segunda gestão de Alckmin, o "gabinete móvel" foi abandonado por José Serra, que deu preferência a encontros pontuais com prefeitos no próprio Palácio dos Bandeirantes, sob a coordenação do então chefe da Casa Civil, Aloysio Nunes.

Terceirizado Sem perspectiva de rápida execução de obras que facilitem o deslocamento na Região Metropolitana de São Paulo, o governo tucano planeja conceder incentivos fiscais para adensar as cidades-dormitório do entorno da capital.

#prontofalei Do ex-secretário Hubert Alqueres, cotado para dirigir a universidade virtual de SP, analisando em seu Twitter as férias de Sérgio Guerra (PE): "O PSDB que me desculpe, mas ter um presidente que vai para a Disneylândia enquanto o novo governo se inicia é um absurdo. Ficam os desmandos sem oposição!".

Não, obrigado Dois suplentes recusaram o chamado da Assembleia paulista para assumir mandatos-tampão de deputado até março: Caldini Crespo (DEM) e Roque Tavares (PPS), vereadores respectivamente em Sorocaba e Itaquaquecetuba.

Reciclagem Lúcio Reiner, consultor da Câmara dos Deputados que foi tradutor de espanhol e francês de Lula, atuará agora como assessor parlamentar do vice-presidente Michel Temer.

Tim, tim O PT prepara grande festa em Brasília para comemorar os 31 anos do partido, em 10 de fevereiro. Tem tudo para ser o primeiro palco de Lula na planície.

Onde já se viu? O petista Luiz Sérgio (Relações Institucionais) não está sozinho ao considerar estapafúrdia a pressão do PMDB por mais um assento na coordenação política do governo. Outro ministro palaciano observa: "Essa é uma reunião de livre arbítrio da presidente. Se ela não puder escolher nem mesmo os conselheiros dela, a coisa ficará ruim".

Boletim médico Metáfora de um cacique: "O DEM é como um paciente na UTI. Se a convenção do dia 15 de março for bem sucedida, ele vai para o quarto. Mas não deixa o hospital".

Demolândia 1 Onofre Agostini, eleito para o primeiro mandato, vai entrar na disputa pela liderança do DEM na Câmara. Apesar de ser de Santa Catarina, ele não é do grupo da família Bornhausen, que apoia Marcos Montes (MG). ACM Neto (BA) ainda não anunciou oficialmente, mas também deve entrar no páreo.

Demolândia 2 A guerra civil no DEM segue intensa. A ala do presidente, Rodrigo Maia (RJ), acusa Gilberto Kassab de oferecer posições na prefeitura de São Paulo, no governo de Raimundo Colombo em Santa Catarina e na Confederação Nacional da Agricultura (leia-se, Kátia Abreu) em troca de apoio.

tiroteio

"O Itamaraty não é clube de amigos, nem o passaporte é carteirinha de clube social."
DO PRESIDENTE NACIONAL DA OAB, OPHIR CAVALCANTE, sobre a concessão, no apagar das luzes de 2010 e em desrespeito aos critérios previstos, de passaporte diplomático a Luís Cláudio e Marcos Cláudio, filhos do ex-presidente Lula.

contraponto

Questão de tempo

No discurso de transmissão do cargo a Luiz Sérgio no Ministério das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que é grisalho, brincou com o colega, dizendo que, quando chegou ao cargo não tinha cabelos brancos, e que esperava que não acontecesse com o bigode do petista o ocorrido com ele.
Passados alguns dias no comando da pasta, Luiz Sérgio comentou com um subordinado:
- É, acho que vai ser difícil segurar...

Nenhum comentário: