sábado, janeiro 08, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Muita calma nessa hora
RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 08/01/11

Petistas já instalados no governo de Dilma Rousseff acompanham com atenção, mas sem indício de alarme, os protestos do PMDB contra o saldo da partilha de cadeiras na Esplanada dos Ministérios e, agora, dos cargos de segundo escalão. Decorrida uma semana de barulho, o núcleo do Planalto avalia que o problema é real, mas minimizado pelo fato de que os peemedebistas não estão todos falando a mesma língua e nem mesmo unidos no grau de insatisfação. Chama a atenção do palácio a relativa tranquilidade demonstrada pela ala do Senado, em contraste com as queixas do grupo mais próximo do vice Michel Temer.

Estilo Dilma mantém um laptop sobre a mesa de trabalho -Lula usava um desktop. Também os móveis do gabinete presidencial foram trocados por peças mais modernas. A sala principal e as vizinhas estão repletas de flores e presentes enviados desde a posse.

Varredura Na quarta, Dilma recebeu no Palácio do Planalto a visita da filha, Paula, e do neto, Gabriel.

Código de área Dilma comentou com auxiliares que pretende ligar para Lula neste final de semana. Os dois não se falam desde a transmissão do cargo.

I'll be back Em conversa na qual finalmente definiu que ficaria fora do ministério, Ciro Gomes (PSB-CE) disse a Dilma que poderia se tornar disponível "num segundo momento do governo".

Eu não Aloizio Mercadante nega ter interesse em deslocar a Embrapa da Agricultura para o guarda-chuva da Ciência e Tecnologia. Segundo o ministro, o MCT planeja apenas reforçar as parcerias com o órgão de pesquisa agropecuária.

Titular O físico Glaucius Oliva será o próximo presidente do CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

E aí? Correligionários cobram manifestação pública de Gilberto Kassab contra a ofensiva do PSDB para fazer valer o entendimento do Supremo segundo o qual a vaga aberta por um deputado que assume função no Executivo deve ser preenchida por suplente do mesmo partido, e não de outra sigla da coligação. Em São Paulo, a aplicação de tal regra limitaria o acesso de eleitos pelo DEM à Assembleia e à Câmara.

Contagem O esforço para obter uma reação de Kassab inclui a lembrança de que há oito secretários do PSDB na Prefeitura de São Paulo e apenas um do DEM no recém-formado governo de Geraldo Alckmin.

Faltou combinar A mesma norma que incomoda os "demos" paulistas pode ajudar os mineiros. O partido estuda reivindicar a vaga no Senado aberta com a morte de Eliseu Resende, embora o primeiro suplente seja Clésio Andrade (PR).

Atlas social O governo Alckmin referendou a contratação da Fundação Seade, por R$ 707 mil, para elaborar a primeira parte do estudo de indicadores do Estado que abastecerá um plano de metas de médio e longo prazo, já denominado "Painel SP".

Cubo mágico Se Humberto Costa (PE) for confirmado líder do PT no Senado e Wellington Dias (PT-PI), líder do governo no Congresso, diminuem as chances de José Pimentel (CE), também do Nordeste, assumir a primeira-secretaria da Casa. Hoje, existe uma disputa velada entre Pimentel, Marta Suplicy (SP) e Delcídio Amaral (MS) por esse posto.
com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

tiroteio

"A presidente demonstra fragilidade ao acolher um representante da ultradireita das Forças Armadas, contrariando de saída a retórica do governo democrático e popular."
DE HÉLIO BICUDO sobre o general José Elito, segundo quem não há motivo para ter vergonha do "fato histórico" que são os desaparecidos da ditadura.

contraponto

Jogo da memória

Indagado em entrevista coletiva sobre a composição de seu secretariado, o governador Geraldo Alckmin disse não olhar a filiação partidária como critério preponderante na montagem da equipe. Referiu-se, então, ao recém-indicado titular da Fazenda, Andrea Calabi, presente à mesa:
-O Calabi, por exemplo, eu nem sei se é filiado a algum partido...
O secretário prontamente respondeu:
-Se sou, me esqueci totalmente agora!

Nenhum comentário: