quarta-feira, janeiro 05, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

A cizânia
RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 05/01/11

Na temporada de conspirações que precede a eleição da Mesa da Câmara, o PT já desconfia até dos seus. No caso, de Arlindo Chinaglia (SP), que estaria insuflando opções ao correligionário e candidato oficial, Marco Maia (RS). Petistas enxergam o dedo de Chinaglia, ex-presidente da Casa, na especulação de que Sandro Mabel (PR-GO) poderia concorrer.
Outros, porém, atribuem o projeto Mabel aos peemedebistas Henrique Alves (RN) e Eduardo Cunha (RJ), interessados em dar um susto no PT devido aos reveses sofridos na montagem do governo de Dilma Rousseff. Mas só um susto, porque, para levar a presidência em 2013, o PMDB teria de apoiar o PT agora.


Diagnóstico Durante reunião com Marco Maia e mais uma dezena de correligionários, no domingo passado, Chinaglia disse considerar a eventual candidatura de Aldo Rebelo (PC do B-SP) "boa" para o postulante petista, pois ela teria o poder de inibir "aventureiros". A declaração deixou os colegas com a pulga atrás da orelha.

A postos De Aldo, sobre a perspectiva de vir a disputar o comando da Câmara: "Eu estou com as tropas na fronteira. Não cruzei, mas elas estão acantonadas".

Pode esquecer Desalojados de postos na Saúde pelo novo ministro, Alexandre Padilha (PT), os peemedebistas avisam: agora é que não existe chance de o partido apoiar a recriação de um imposto para o setor.

Conta outra 1 De um cardeal petista, sobre o mais novo defensor de um salário mínimo superior a R$ 540: "2011 chegou e, de repente, o PMDB passou a se preocupar com os trabalhadores".

Conta outra 2 De um cardeal peemedebista, sobre o que lhe parece ser a estratégia do PT: "Eles tentam construir uma narrativa segundo a qual, para se mostrar dura e correta, Dilma tem que extirpar o PMDB da máquina. Como se Zé Dirceu e Erenice nunca tivessem existido".

Eu não José Sarney (PMDB-AP) nega ligação com Alexej Predtechensky, diretor-presidente do Postalis. "Conheço-o apenas superficialmente". À frente do fundo de pensão dos Correios, ele fez investimentos em empresas controladas por pessoas que, segundo a PF, são ligadas a Fernando Sarney, filho do senador.

Agenda verde Depois de reunir mil pessoas no evento de transmissão de cargo mais concorrido da sucessão paulista, o secretário Bruno Covas (Meio Ambiente) se empenha em pregar cooperação com o PV, que desejava a pasta e acabou ficando com o Saneamento.

Linha direta Fábio Feldmann, cotado inicialmente para a secretaria, prefere considerar que o compromisso com as 43 propostas "verdes" foi selado diretamente com Geraldo Alckmin: "Fui secretário e sei que é o governador que administra os conflitos do cargo."

Palacianos Com a ida de Fábio Lepique para a Secretaria Particular de Alckmin, o advogado Orlando de Assis Baptista, fiel escudeiro do governador nos mandatos anteriores e na campanha eleitoral, assume assessoria especial no Bandeirantes.

Filtro O tucano escalou Rubens Cury para a Subsecretaria de Relações com os Municípios, responsável pelas demandas dos prefeitos.

Regra 3 O colegiado de Assembleias Legislativas fará reunião extra para adotar conduta uniforme na convocação de suplentes. A dúvida é se privilegiam partidos ou coligações na lista de espera.

com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

tiroteio

"Erenice festejava a posse da amiga, o sepultamento da sindicância e, quem sabe, a volta do filho pródigo às hostes do Planalto."
DO DEPUTADO OTÁVIO LEITE (PSDB-RJ), sobre o reencontro da ex-ministra da Casa Civil com Dilma Rousseff um dia antes de ser absolvida na investigação interna sobre a prática de tráfico de influência no governo.

contraponto

Na mosca


Na noite da frustrada tentativa de aprovação do projeto que legaliza os bingos, em dezembro passado, José Eduardo Cardozo (PT-SP), agora ministro da Justiça, chegou todo esbaforido ao plenário:
-Eu não poderia deixar de vir votar!
-Votando a favor, né?-provocou um colega.
Ao que Chico Alencar (PSOL-RJ) comentou:
-Ele quer evitar mais problemas na pasta...
Cardozo sorriu, balançando afirmativamente a cabeça, e um outro deputado completou:
-Acertou, Chico. Bingoooo!!!

Nenhum comentário: