quinta-feira, janeiro 27, 2011

ILIMAR FRANCO

Rumo ao acordo?
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 27/01/11

 As centrais sindicais já estão admitindo, reservadamente, uma proposta intermediária para chegar a um acordo com o governo Dilma no salário mínimo. Em vez do reajuste para R$ 580 do mínimo, falam em R$ 560. Quanto ao reajuste para aposentados e pensionistas que ganham acima do mínimo, aceitam que seja de 8%, e não de 10%. A correção da tabela do Imposto de Renda proposta por elas é de 6,46%. A bola está com o governo.

O dia D do DEM

 A escolha do líder do DEM, marcada para segunda-feira, vai definir qual grupo terá o comando do partido na Câmara. A ala liderada por Jorge Bornhausen vai tentar a sorte apostando em Eduardo Sciara (PR). A ala que tem o deputado Rodrigo Maia à frente vai à luta com ACM Neto (BA). A balança pesava ontem a favor do baiano. Se essa tendência se confirmar, o senador Marco Maciel (PE) pode desistir de disputar a presidência do partido, abrindo caminho para a eleição do senador José Agripino (RN). Uma vitória de ACM Neto pode até antecipar a data da transferência do prefeito Gilberto Kassab para o PMDB.

SEGURANÇA DA COPA. Em reunião com o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça), na noite de anteontem, o ministro Orlando Silva (Esporte) defendeu o nome do ex-diretor-geral da Polícia Federal Luiz Fernando Corrêa para a coordenação de segurança da Copa do Mundo. Esse é um dos cargos mais cobiçados na estrutura de 2014. O governo ainda vai avaliar a indicação. Corrêa também é cogitado para a Autoridade Olímpica.

Furnas

 O ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento) tenta emplacar o ex-presidente da Usiminas Marco Antônio Castello Branco na
presidência de Furnas. O PMDB, que comanda a estatal, está furioso com a manobra petista.

Consagrado
 Pelo quinto ano seguido, o líder do PMDB, Henrique Alves (RN), está sendo reconduzido para o cargo, sem disputa, e por unanimidade. Ele sai fortalecido e vai usar esse aval para brigar pelos cargos do partido no governo federal.

Curto-circuito no PV 
 Candidato a líder do PV na Câmara com o apoio de Marina Silva, o deputado eleito Alfredo Sirkis (RJ) foi surpreendido ontem com a eleição de Sarney Filho (MA) para o posto. Sirkis não compareceu à reunião em Brasília. “Se ele não está aqui, é porque não quer”, disse o presidente do partido, José Luiz Penna. Sirkis alega que a escolha do novo líder não estava na pauta da reunião, e sim a formação de bloco parlamentar.

O PSDB dá adeus ao serrismo
 O presidenciável José Serra estava telefonando para os deputados tucanos em busca de apoio para ser presidente do PSDB, mas o sentimento na bancada é que a “súbita simpatia é tardia”. Eles se ressentem de terem sido alijados da condução da campanha presidencial. Ontem, o novo líder na Câmara, Duarte Nogueira, ligado ao governador Geraldo Alckmin (SP), anunciou o apoio da bancada à recondução do senador Sérgio Guerra (PE) à presidência do partido.

 STF. Ainda não há decisão sobre quem será indicado para a vaga deEros Grau. Os ministros José Eduardo Cardozo (Justiça) e Antonio Palocci (Casa Civil) estão fazendo uma listinha para submeter à presidente Dilma Rousseff.

 A CONVERSA. A presidente Dilma Rousseff informou ao advogado-geral da União, Luiz Adams, na quartafeira (19), que ele não será mais indicado para o STF. 

 ECUMÊNICO. O ministro Alexandre Padilha (Saúde) reúne hoje representantes das igrejas católicas, evangélicas e espíritas, além de seguidores de cultos afros, para envolvê-los no combate à dengue.

Nenhum comentário: