domingo, janeiro 23, 2011

ILIMAR FRANCO

Recado aos candidatos
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 23/01/11

Os senadores petistas José Pimentel (CE) e Marta Suplicy (SP), que disputam a primeira vice-presidência do Senado, foram avisados de que a função é uma “tarefa partidária” e que o cargo não poderá ser usado para fazer “pose para a opinião pública”. Ocorre que o primeiro vice comanda muitas sessões da Casa e, na ótica da direção do PT, pode ter de adotar posturas impopulares. Argumentam que a oposição soube usar o posto e lembram que o ex-senador tucano Marconi Perillo (governador de Goiás), presidindo uma sessão, como primeiro vice, criou a CPI da Petrobras. Um petista no cargo teria que manobrar para evitar.

Ar irrespirável no PSB
Os governadores Eduardo Campos (PE) e Cid Gomes (CE), ambos do PSB, estão em pé de guerra. Nessa linha, Cid tem dito que seu único compromisso para 2014 é eleger o irmão Ciro Gomes senador. A aspiração de Campos é ser candidato a presidente da República. Como Ciro transferiu seu título de volta para o Ceará, Cid diz que está disposto a renunciar ao governo para o irmão poder concorrer. A legislação eleitoral impede a candidatura de parentes até segundo grau.

Sobrando
Ao deixar o PV, o projeto político do ex-ministro da Cultura Juca Ferreira era ir para o PT, mas o clima azedou. Quando não foi confirmado no ministério, Juca esperava assumir a Secretaria de Cultura da Bahia, o que não ocorreu. 

Bola fora
Irritação no governo com o ministro Aloizio Mercadante (Ciência e Tecnologia), por ter dito que o sistema de alerta de catástrofes só ficará pronto em quatro anos. Nos lugares críticos, o governo quer tudo funcionando em um ano.

Eu virei uma agência de empregos. E como não quero falar sobre isso, estou fugindo de todo mundo” — José Eduardo Dutra, presidente do PT 

O Brasil e a emissão de CO2

Entidades ambientalistas que atuam no país veem três riscos para as metas brasileiras de redução das emissões de gases estufa, mais especificamente quanto à redução do desmatamento: a tentativa de mudança do Código Florestal em curso no Congresso; obras do PAC sem salvaguardas ambientais, como o asfaltamento de rodovias na região amazônica; e o aumento da demanda por grãos e carne pela China, o que aumenta a pressão sobre áreas da floresta. 

Foi Dilma

O ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) negociou a saída do secretário Pedro Abramovay por determinação da presidente Dilma Rousseff. No dia seguinte à entrevista em que este defendera penas alternativas para os pequenos traficantes, Dilma decidiu que ele estava fora do governo. O discurso foi considerado incompatível com a energia necessária para combater o tráfico, sobretudo depois de a TV exibir as cenas da fuga de traficantes da Vila Cruzeiro para o Alemão (RJ).

O FATO. O Parlamento Europeu tem 736 membros. Destes, 86 votaram a moção pela extradição de Cesare Battisti, sendo 83 a favor.

O PRESIDENTE da OAB, Ophir Cavalcante, entra nesta semana com ação no STF contra as pensões pagas a exgovernadores. Para Ophir, “as pensões para os ex-governadores reduzem a política a um pijama”.

IRRITAÇÃO no PMDB com os informes de que o governo Dilma fará uma varredura no setor elétrico, cujos cargos estariam dominados pelo partido. Dizem que 60% dos cargos no setor elétrico são do PT.

Nenhum comentário: