sexta-feira, janeiro 21, 2011

ILIMAR FRANCO

Puxando o tapete
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 21/01/11

Contrariando desejo de renovação da presidente Dilma Rousseff, o governador Cid Gomes (CE) quer manter Roberto Smith na presidência do Banco do Nordeste. Anteontem, entregou ao ministro Antônio Palocci (Casa Civil) documento da bancada do Ceará pedindo por Smith. Nele também indica Cesar Pinheiro, ligado ao senador Eunício Oliveira (PMDBCE), para o Dnocs. O cargo é hoje ocupado por Elias Fernandes, indicado pelo líder do PMDB na Câmara, Henrique Alves (RN).

Segundo escalão
Está chegando ao final a negociação para dar ao PSC um cargo no governo Dilma. O partido vai ficar com a Secretaria de Habitação ou com a de Programas Urbanos, no Ministério das Cidades. O presidente do partido, pastor Everaldo, conversou ontem com o ministro Mário Negromonte. “Só queríamos isonomia com o PCdoB, que tem 15 deputados e um ministério. O PSC votou quatro anos com o governo e não tem um contínuo”, disse o pastor. O PSC elegeu 17 deputados.

Colômbia
Para entrar no Mercosul, como está sendo negociado, a Colômbia terá que sustar acordos comerciais com os EUA e sair do Pacto Andino. Isso não seria um obstáculo, já que seus principais parceiros comerciais são Venezuela e Brasil.

Um ministério para a juventude
Cerca de 50 entidades, ONGs e movimentos ligados à juventude entregam hoje, na Secretaria Geral da Presidência, uma carta aberta para a presidente Dilma Rousseff. Nela, reconhecem iniciativas do governo Lula mas cobram novas políticas públicas para os jovens. Uma das reivindicações é que a Secretaria Nacional da Juventude tenha “status ministerial”, a exemplo das secretarias de Igualdade Racial e da Mulher.

Agenda conjunta

A ministra Izabella Teixeira (Meio Ambiente) procurou o ministro Afonso Florence (Desenvolvimento Agrário) para propor ação conjunta. É consenso: sem regularização fundiária não dá para reduzir o desmatamento nos assentamentos. 

A briga dos Zés: Serra X Dutra

Começou com José Serra criticando, no Twitter, a situação da economia e o governo Dilma. “Economia brasileira hoje: inflação em alta déficit sideral do balanço de pagamentos nó fiscal carências agudas de infraestrutura Tudo isso produzido no governo Lula-Dilma e deixado para o governo Dilma. Ou não?”. O presidente do PT, José Eduardo Dutra, reagiu com ironia, também no Twitter. “Deve ser por isso que a oposição ganhou a eleição”. E o senador eleito Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) se meteu: “Inacreditável! Para o presidente do PT, a vitória eleitoral absolve erros e falcatruas. É o mesmo padrão que se repete”.

O vice só age por delegação da presidente (Dilma Rousseff). Alguém escreveu: ‘O Michel Temer tem prestígio, mas não
tem caneta’. É verdade. Eu não avanço o sinal” — Michel Temer, vice-presidente

O MINISTRO Antonio Patriota (Relações Exteriores) pediu ontem a Luiz Sérgio (Relações Institucionais) pressa na votação, pelo Senado, de lei que muda a remuneração do Paraguai pela energia produzida pela Usina Binacional de Itaipu. A Câmara já aprovou.

JÁ PASSOU pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado emenda do senador Francisco Dornelles (PP-RJ) que institui o “distritão”, que acaba com eleição proporcional para deputado. 

ANIVERSÁRIO. Na última terça-feira, 18, fez um ano que o ex-presidente Lula da Silva parou de fumar.

Nenhum comentário: