sexta-feira, janeiro 14, 2011

ILIMAR FRANCO

Adote um técnico
ILIMAR FRANCO 

O GLOBO - 14/01/11

Depois que a presidente Dilma Rousseff estabeleceu que os bancos serão dirigidos por quadros técnicos, os partidos abriram a temporada de apadrinhamento. O cargo mais cobiçado é a presidência do Banco do Nordeste. O PT do Ceará e o governador Marcelo Déda (SE) querem emplacar no posto o atual superintendente do BNB no Ceará, Isidro Moraes de Siqueira. Mas o PMDB também está na disputa pela presidência do banco. O partido quer promover o atual diretor de Gestão do Desenvolvimento, José Sydrião de Alencar Júnior. As nomeações só devem sair no mês que vem, depois da eleição para a presidência da Câmara.

De mudança

Candidato do PSB ao governo paulista, o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, esteve com o vice-presidente Michel Temer. Skaf pode se filiar ao PMDB. A prioridade do partido continua sendo o prefeito paulistano, Gilberto Kassab (DEM). Só serei candidato (a presidente do DEM) se for nome de consenso. (Jorge) Bornhausen e (Gilberto) Kassab foram à minha casa pedir para eu ser candidato” — José Agripino, senador (DEM-RN)

Sinal
A presidente Dilma Rousseff é muito cautelosa quando o tema é a continuidade de Roger Agnelli na presidência da Vale. Quando é questionada sobre isso, limita-se a informar que o governo não tem o controle acionário da empresa.

Mobilização geral
Depois de colocar os ministros em campo, o governo está agora acionando os governadores para ajudar na eleição do deputado Marco Maia (PT-RS) para a presidência da Câmara. O governador Cid Gomes (PSB-CE) é um dos que estão pedindo voto, dizendo que é em nome da presidente Dilma Rousseff. Na segunda-feira, Maia vai a Recife jantar com o governador Eduardo Campos (PSB-PE).

Sem comparação
Apesar do quase silêncio nesta primeira quinzena no governo, a presidente Dilma Rousseff não vai abrir mão do discurso, e da comunicação direta com a população, como fazia o antecessor. Dilma costuma explicar que não dá para comparar um presidente que está entrando, que tem menos a dizer, do que um que deixa o cargo. Lembra, ainda, que o presidente Lula, quando assumiu em 2003, também falava pouco, pois todo presidente no começo deve ser prudente. 

Explorando as contradições petistas
O PCdoB e o PDT convidaram o deputado federal eleito João Paulo (PT-PE) a mudar de partido e concorrer nas eleições para a prefeitura de Recife. O atual prefeito, João da Costa (PT), é candidato à reeleição. Para segurar João Paulo, o PT acena com a vaga para concorrer ao governo estadual. Nesse caso, João Paulo teria que disputar a indicação com o novo líder do PT, o senador eleito Humberto Costa. 

PARA TODOS. O critério da competência técnica para nomeação dos cargos de segundo escalão, adotado pela presidente Dilma Rousseff, vale para todos os partidos aliados e principalmente para o PT. 

CONSELHO. Alguns integrantes da equipe da presidente Dilma Rousseff não queriam que ela fosse ontem ao Rio. Alegavam que o governo não teria o que apresentar para enfrentar o drama das chuvas.

ACORDO
. O PSB quer manter a presidência da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) e o PT, a diretoria de engenharia.

Nenhum comentário: