quarta-feira, janeiro 12, 2011

ILIMAR FRANCO

A lei do silêncio
ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 12/01/11

 O vice Michel Temer e o chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, orientaram ontem petistas e peemedebistas a fecharem a boca. A presidente Dilma Rousseff não quer que o debate sobre a partilha dos cargos seja feita em público. Sua visão é a de que os problemas políticos devem ser conversados internamente, para serem solucionados, em vez de serem expostos em praça pública. Além disso, firmaram compromisso de que, a partir de agora, as nomeações serão feitas de comum acordo. 

Deputados italianos retaliam a Itália

 Quem perde com a decisão do Parlamento italiano de não assinar, por causa do caso Cesare Battisti, o acordo de cooperação militar com o Brasil? O Ministério da Defesa e o Itamaraty afirmam que a indústria naval italiana é a única prejudicada. O Brasil quer contratar a construção, no curto prazo, de cinco navios de patrulha oceânica, cinco fragatas e um navio de pesquisa. Foram feitas consultas à França, à Alemanha, ao Reino Unido, à Itália, à Holanda e à Coreia do Sul. As empresas dos países que assinarem o acordo, de transferência de tecnologia, estarão habilitadas a concorrer. A indústria naval italiana vai ficar de fora.

AS MULHERES. A presidente Dilma Rousseff é a inspiração das quatro senadoras petistas. Ontem, na reunião da bancada, defenderam a divisão do poder com os homens do partido. Gleisi Hoffmann (PR), Ana Rita (ES) e Angela Portela (RR) querem Marta Suplicy (SP) na vice-presidência do Senado. O PT tem uma bancada de 15 senadores. Um terço é mulher. Marta vai disputar o cargo com José Pimentel (CE).

Segundo escalão

 O PMDB quer emplacar o ex-governador da Paraíba e exsenador José Maranhão na vice- presidência de Loterias da Caixa Econômica Federal. Esse cargo era ocupado por Moreira Franco, que virou ministro de Assuntos Estratégicos. 

Em campanha

 Ministros estão sendo mobilizados para eleger Marco Maia (PT-RS) presidente da Câmara. Alfredo Nascimento (Transportes) disse a um senador ontem que o governo está preocupado com o crescimento de Aldo Rebelo (PCdoB-SP).

Rebelião contra o prato feito

 A bancada do PT no Senado rejeitou ontem a fórmula que o ex-líder Aloizio Mercadante tentou impor. Ele negociou a vice-presidência do Senado para José Pimentel (CE), mas este terá de disputar com Marta Suplicy (SP). Já Delcídio Amaral (MS) e Eduardo Suplicy (SP) disputarão a Comissão de Assuntos Econômicos. “Não vamos repetir o erro da bancada que está saindo”, disse Lindberg Farias (RJ), na reunião.

Mansão do Coração Vermelho


Em telegrama confidencial, o conselheiro da Embaixada dos EUA Dennis Hearne disse, em 2006, que os colombianos acusavam Marco Aurélio Garcia de pressionar o Comitê para os Refugiados a conceder abrigo a Oliverio Medina, das Farc. O conselheiro da embaixada colombiana Juan Manuel Gonzalez teria dito que o guerrilheiro se encontrava com petistas na “mansão” de um parlamentar, em Brasília, que seria conhecida como “Mansão do Coração Vermelho”. 


 PROMESSA. O deputado Jutahy Junior (PSDB-BA) diz que o partido tem o dever de defender um salário mínimo de R$ 600 porque foi um compromisso da campanha de José Serra. “Seria uma traição aos nossos eleitores”, afirmou Jutahy.

 NO SÁBADO, em São Paulo, o ministro Alexandre Padilha (Saúde) e o vice-presidente Michel Temer combinaram que o ministro e o líder do PMDB, Henrique Alves (RN), fariam as pazes.

 O NÚCLEO DURO do governo é formado pela presidente Dilma Rousseff, o vice Michel Temer e o ministro Antonio Palocci (Casa Civil).

Nenhum comentário: