terça-feira, janeiro 04, 2011

ANCELMO GÓIS

A desmilitarização
ANCELMO GÓIS
O GLOBO - 04/01/11

Carlos Minc, que defende uma política mais liberal para as drogas, chama a atenção para uma mudança importante introduzida por Dilma. A transferência da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Gabinete de Segurança Institucional para o Ministério da Justiça.

E mais...
O Gabinete, que era presidido por um general (Paulo Roberto Uchôa), passa às mãos de um civil (Pedro Abramovay). 

Fator Geddel
Dilma vai tentar controlar as ações dos ministros para evitar o que ocorreu ano passado com o então titular da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, que pôs mais de 60% do dinheiro da pasta em seu domicílio eleitoral (no caso, a Bahia).

Lula e Serra

Acontece nas melhores famílias. Um trabalho acadêmico sobre patentes de remédios da aclamada Universidade de Stanford, EUA, cita Lula, na página 2, como... ex-ministro da Saúde. O texto, assinado por David P. Baron, conta que, depois de ocupar o cargo, “o brasileiro foi eleito presidente”. 

No maisNestes dias em que se discute como está a alma de Lula fora do Planalto, vale lembrar comentário de Negrão de Lima a um amigo ao deixar o governo do antigo Estado da Guanabara sob os aplausos do povo:
— Preferia estar entrando no governo, mesmo debaixo de vaias.É. Pode ser.

Glass no Rio
Philip Glass, o grande pianista americano, autor de obras sinfônicas e trilhas para Hollywood, vai se apresentar pela primeira vez no Rio. O primeiro recital está marcado para 15 de setembro, na Sala Cecília Meireles. 

É muito dinheiro

Nessa licitação da Petrobras para construção de 28 navios-sondas, coisa de uns R$50 bi, houve diferença de até 25% nas propostas de preços feitas pelos estaleiros.

Rejuvenescimento
Em 2004, ao se casar com Marcela Araújo, o vice Michel Temer (na época, com 63 anos, enquanto a bela tinha 20) se tratou com a médica carioca Mariana Jacob, especialista em rejuvenescimento.

Não cabe, meu

Um parceiro da coluna, que de matemática entende tudo, duvida do número de pessoas no réveillon da Avenida Paulista anunciado pelos organizadores (2 milhões). Ele faz a seguinte conta: a Paulista tem 2,8km de extensão, 45m de largura e área de 126.000m²; para caberem 2 milhões ali, teria de haver, acredite, quase 16 pessoas por metro quadrado. Faz sentido.

Aderbal Alves Jr. assume quinta a presidência da Sociedade Brasileira de Oftalmologia.

Será quinta, às 19h, na Igreja de São Francisco de Paula, na Barra, a missa de 7º dia de falecimento de Da Lourdes Moura de Souza.

A agência 11:21 conquistou a conta do fabricante do saquê Kirin.

Moyseis Marques, o cantor da Lapa, comanda o Baile Joia Rara, hoje, no Clube dos Democráticos.

Exalta Rei anima o Dia de Reis na Parada da Lapa, quinta, às 20h.

A Lacca lançou revestimentos em couro para armários.

Carlos Malta, Pife Muderno, DJ Zod e convidados fazem shows nas quintas de janeiro, às 21h, no Bola Preta.

Queda do muroO secretário de Conservação do Rio, Carlos Roberto Osório, encara com simpatia a sugestão do ator Paulo Betti, divulgada aqui, de substituir o muro do Itanhangá Golf Club por grades, para que as pessoas possam ver de fora seu belo interior:

— Pela natureza linda da cidade, há áreas que são patrimônio ambiental. Adoraria ver aberto o Itanhangá e também o
Gávea Golf, em São Conrado.

Em tempo...

Osório promete procurar os clubes para tratar da ideia. 

A arte da guerra

“A arte da guerra”, o velho livro do chinês Sun Tzu, vai ganhar um equivalente no Rio. O coronel Mário Sérgio de Brito Duarte, comandante da PM, recebeu proposta de uma editora para escrever um livro sobre liderança empresarial baseado na saga dos policiais que atuaram na tomada do Alemão. 

Praia limpa
Jacques Rogge, presidente do COI, é mais um a elogiar o trabalho da Comlurb, a estatal carioca do lixo. Rogge passou o réveillon na Praia de Copacabana e acordou no dia seguinte impressionado com a tropa de lixeiros que deixou tudo em ordem.

Salão xilindróUma ONG de militância gay pediu, numa reunião com autoridades da área de segurança do Rio, que, no caso de prisão de transexual, não se corte seu cabelo à máquina no presídio, mas se adote um... chanel. Alguns travestis seriam humilhados nas penitenciárias.

Nenhum comentário: