sábado, setembro 04, 2010

FERNANDO HENRIQUE CARDOSO

FERNANDO HENRIQUE CARDOSO
Um homem honrado
,

FERNANDO HENRIQUE CARDOSO
 O presidente que mudou o Brasil

MÔNICA BERGAMO

O REI DE SÃO PAULO
MÔNICA BERGAMO

FOLHA DE SÃO PAULO - 04/09/10

O cantor Roberto Carlos acaba de fechar mais quatro shows em São Paulo no fim do ano. Nos dias 18 e 19 de novembro, ele se apresenta no Credicard Hall, e nos dias 3 e 4 de dezembro, no Citibank Hall. É a primeira vez que o Rei fará uma turnê por várias regiões da capital. Nos dias 21, 24 e 25 de novembro, ele estará no Anhembi e, no dia 27, canta no ginásio do Corinthians.

ROSAS ESPALHADAS
A ideia de espalhar os shows, segundo Dodi Sirena, empresário do cantor, foi inspirada nas apresentações que ocorrem em Los Angeles. "Lá os artistas cantam em várias casas", diz. "Queremos que nossa iniciativa desperte o interesse de outros artistas em fazer o mesmo. Porque São Paulo é uma cidade imensa e é ótimo que todas as regiões sejam atendidas", diz Dodi. Durante a temporada paulistana, o Rei ficará em seu apartamento na Vila Nova Conceição.

CARA, CRACHÁ
O PT está reforçando, nas reuniões de militância, o lembrete de que agora é preciso levar um documento oficial com foto junto com o título de eleitor no momento da votação. O temor é que, especialmente no Norte e no Nordeste, Dilma Rousseff perca votos pela ausência de um dos itens no bolso do eleitor.

Em São Paulo, o deputado estadual Rui Falcão, coordenador de comunicação da campanha de Dilma e que tenta a reeleição na Assembleia, incluiu na "cola" com os números dos candidatos um aviso sobre a obrigatoriedade dos documentos.

TALHERES E VOTOS
O empresário Marcos Arbaitman e sua mulher, Bete, oferecerão em sua casa, no Jardim Europa, um jantar de apoio ao candidato ao governo de SP Geraldo Alckmin (PSDB), no dia 20. Na ocasião, Lila Covas, viúva do ex-governador Mario Covas, será homenageada.

GARAPA
Depois de fazer a eleição do melhor pastel de feira da cidade neste ano, a Secretaria de Coordenação de Subprefeituras já estuda promover o concurso do melhor caldo de cana em 2011.

ENCONTROS E DESENCONTROS
Foi por pouco que Marta Suplicy (PT) não encontrou seu ex-marido, Luis Favre, na inauguração de uma loja de lingerie na rua Oscar Freire, anteontem, que pertence à família de Ivo Rosset. Quando ela chegou ao local na companhia do namorado, Márcio Toledo, Favre já havia ido embora.

"LULA É MAIOR QUE GANDHI"
O ator inglês Ben Kingsley foi à exibição do filme "Lula - O Filho do Brasil", de Fábio Barreto, em Londres, nesta semana. Após a sessão, ele disse às produtoras Paula e Lucy Barreto que foi ver o filme "sem acreditar muito" e que ficou "emocionado". E emendou: "Esse filme é importante para o mundo todo. A história dele [Lula] é maior que a de Gandhi". O ator interpretou o pacifista indiano nos cinemas. Kingsley disse que enviaria um e-mail ao presidente brasileiro.

PALCO ILUMINADO
O ator Dan Stulbach estreou a peça "Os 39 Degraus", dirigida por Alexandre Reinecke, no Teatro Shopping Frei Caneca. Ele divide o palco com os atores Fabiana Gugli, Henrique Stroeter e Danton Mello, irmão de Selton Mello.

LUGAR NA ESTANTE
A primeira edição de "1822", novo livro de Laurentino Gomes, já teve 100 mil exemplares vendidos na pré-venda. A obra chega às livrarias no dia 8. O título anterior do autor, "1808", vendeu mais de 600 mil unidades.

QUERO VER DE PERTO
O escritor americano Adam Rapp avisou à diretora Monique Gardenberg que pretende vir ao Brasil para assistir à montagem que ela fez de seu texto "Inverno da Luz Vermelha". A peça está em cartaz no teatro Faap.

RIO DA PRATA
O curador do Masp, Teixeira Coelho, lança hoje, dentro da programação da Feira Internacional do Livro de Buenos Aires, a edição em espanhol do "Dicionário Crítico de Política Cultural", com 250 pequenos ensaios.

CURTO-CIRCUITO

Stacey Kent faz show na quinta-feira, às 21h30, na Via Funchal. Classificação etária: dez anos.

Wilson das Neves faz show de lançamento do CD "Pra Gente Fazer Mais um Samba", hoje, às 21h, no teatro do Sesc Santana. 12 anos.

O grupo de teatro Ish, de Israel, apresenta a peça "Odisséia", hoje, às 20h30, no teatro do clube A Hebraica. Classificação: quatro anos.

O Clube do Balanço faz show hoje com a participação especial de Curumin, à meia-noite, no clube Comitê. Classificação etária: 18 anos.

A peça infantil "Saltimbancos" tem apresentação amanhã, às 15h, no auditório da Livraria Cultura do shopping Market Place. Livre.

com DIÓGENES CAMPANHA (interino), LEANDRO NOMURA e LÍGIA MESQUITA

SERRA PRESIDENTE

BANDO

WALTER CENEVIVA

Dorina
WALTER CENEVIVA
FOLHA DE SÃO PAULO - 04/09/10

Sua morte causou grande tristeza e gera o dever de avaliar o impacto de sua atuação na sociedade


DORINA DE GOUVÊA NOWILL foi figura exponencial de nosso país, na área dos serviços sociais e da educação, desde a primeira metade do século 20. Dorina faleceu esta semana e o leitor já viu, ouviu e leu um sem número de referências a ela.
Dorina perdeu a visão aos 17 anos, mas não se abateu. Foi à luta. Organizou serviços em benefício dos deficientes visuais, em todos os campos da atividade humana.
Sua morte provocou profunda tristeza e gera o dever de avaliar o impacto modificador de sua atuação na realidade brasileira e na ordem jurídica, em muitos setores.
No começo das atividades de Dorina, a Constituição (estávamos no intervalo entre as Cartas de 1934 e de 1937) e as leis davam pouca atenção a problemas das insuficiências físicas ou mentais. A Consolidação das Leis do Trabalho foi decretada apenas em maio de 1943, com normas protetoras dos empregados.
O estágio evolutivo da ciência médica e segmentos paralelos não estimulavam o legislador a criar sistemas legais, aplicados por pessoal e equipamentos ajustados ao tratamento das deficiências, registradas na minoria do povo, embora graves.
Felizmente, o constituinte de 1988 se sensibilizou, com força pioneira, ao modificar a estrutura legislativa, ao introduzir, nos dispositivos da Carta Magna, o cuidado com os deficientes.
Daí decorreram proteção e defesa dos portadores de deficiência em geral (art. 7º, inciso 31). Para essa finalidade, a Carta abriu espaço na administração pública, ao obrigar União, Estados e municípios a reservarem percentual de cargos e empregos compatíveis para os deficientes (art. 37, inciso 8).
Com seu grupo qualificado de colaboradores, Dorina compreendeu, desde o início, que havia claros a preencher nas leis.
É curiosa a mudança de ritmo na evolução jurídica dos assuntos aqui tratados. Uma vez acolhido o enfoque novo, para suprimir ou minorar deficiências, desenvolveram-se caminhos específicos de convencimento para a necessidade de se melhorar o espectro desse trabalho.
O exemplo dos eventos desportivos olímpicos para deficientes expressa a nova realidade. O ensino no nível superior teve progresso até na acolhida de deficientes visuais, em mais de um segmento. Abriu ensejo à exigência de novos métodos e comportamentos.
Nos meus tempos de professor de direito civil, minhas classes incluíram aluno sem nenhuma capacidade visual para leitura, que estudava e podia consultar livros transpostos para a digitação em braile. A mão firme de Dorina conseguiu montar essa produção livreira.
O aluno referido compareceu aos exames com o Código Civil, em braile, junto com toda a classe. Participou de cada prova, nos cinco anos do curso, em companhia de seus colegas, consultando textos em braile e se servindo de máquina de escrever portátil. No mais, o tratamento foi igual para todos. Sua aprovação não decorreu de qualquer vantagem especial.
Atingida pela perda total da visão em plena juventude, Dorina Nowill chegou aos 91 anos trabalhando sempre, sob inspiração dos mesmos ideais, que cuidou de transformar em realidade.
Há pessoas cuja vida é modificada pelo direito. Há outras cujas qualidades e ações modificam o direito. Dorina foi uma delas.

GOSTOSA

MIGUEL REALE JÚNIOR

Macunaímas

Miguel Reale Júnior 
O Estado de S.Paulo - 04/09/10

Às vésperas de se definirem pelo voto os novos dirigentes do Brasil, cabe perquirir sobre a relação que se estabelece entre o sistema eleitoral e os personagens que atuam nesta trama denominada eleição. O primeiro personagem é, sem dúvida, o eleitorado, nossa gente.


Os relatos de viajantes nos primórdios do século 19 são manifestamente constrangedores, a mostrar características de nosso povo nos planos intelectual e moral. Thomas Lindsey, capitão de pequeno navio, aportou em Porto Seguro em 1801, onde foi preso por aceitar proposta do ouvidor-mor de trocar parte da carga que trazia por pau-brasil. Alegava em sua defesa que jamais poderia imaginar ser ilegal comerciar produto ofertado pela principal autoridade local. Permaneceu o inglês anos retido na Bahia. Em narrativa sobre o Brasil, destaca a ignorância dos habitantes e sua indolência, pois a "única ocupação que os empolga é o baralho". Mais contundente é a observação de que nos negócios prevalece entre os brasileiros a astúcia, sendo exceção os que preservam a retidão na realização de transações.
Quando da proclamação da República, mais de 80% eram analfabetos. No plano moral, Luís Martins, em O Patriarca e o Bacharel, reproduz versos de jovem líder republicano: "Aqui ser honrado é vitupério;/ confiar no direito é grã loucura;/ pois só pode fazer boa figura/ quem for servil ou não passar por sério." Para Alberto Salles, ideólogo da República, o brasileiro é muito sociável, mas não solidário, sem ter o sentido de comunidade e de bem comum. Daí a expressão que melhor traduz o individualismo egoísta: "Se a farinha é pouca, meu pirão primeiro."
Se o País passou, evidentemente, por grande processo civilizatório de lá para cá, no entanto falta muito. Mário de Andrade, em fins dos anos 20, descreve o herói de nossa gente, Macunaíma, espelho do brasileiro como astuto, preguiçoso, espontâneo, a usar a "esperteza para escapar da socialidade adulta", na expressão de Alfredo Bosi.
Em Conta de Mentiroso, Roberto DaMatta indica o "jeitinho" brasileiro como forma de fuga da letra dura da lei, para fazer prevalecer as regras da amizade, do clientelismo, imperando a máxima "aos amigos tudo, aos inimigos a lei". Desse modo, o interesse pelo bem comum desaparece quando o agente político trata da coisa pública como se privada fosse.
No século 21, a situação nos planos intelectual e moral ainda é preocupante. Dados do Tribunal Superior Eleitoral mostram que, dos eleitores brasileiros, 8 milhões são analfabetos e 19 milhões apenas sabem ler e escrever sem terem frequentado uma escola, considerados, portanto, como de alfabetização rudimentar; 73,3 milhões de eleitores, ou 58,26% do total, não conseguiram completar o ensino fundamental. Excluídas as categorias anteriores, são 46 milhões de analfabetos funcionais, isto é, têm capacidade de decodificar minimamente as letras, de escrever uma pequena carta, mas não têm , todavia, capacidade de compreender textos, interpretá-los e analisá-los.
O autor de novelas da Globo Sílvio de Abreu, em entrevista à revista Veja, mostrou o desprezo atual pelo herói virtuoso, pois hoje deve, ao gosto do telespectador, ser do vilão a vitória, em vista de a esperteza ganhar reconhecimento de valor social.
O sistema eleitoral, por sua vez, só complica a situação, pois não vincula o candidato a deputado a interesses do eleitor, como ocorreria no voto distrital misto. São milhares de candidatos a deputado, sem coloração partidária alguma, mesmo porque os partidos e seus próceres se misturam e se igualam, sem disputas ideológicas ou programáticas, sem sequer divergências pessoais. Tudo se confunde.
O eleitor médio, sem poder de crítica, é, no caso da escolha para o Executivo, envolvido pelo clima emocional e na opção para deputado, levado a votar em nome conhecido de cantor, artista, jogador de futebol ou de chefete do reduto em que vive. A questão moral é indiferente: corruptos e mensaleiros foram e serão eleitos.
Um país sem heróis virtuosos adota como figura popular um presidente que reproduz Macunaíma, ao colocar a captação do eleitor, a esperteza, acima de qualquer outro interesse. Prova do que digo está no fato de o menino Leandro, do conjunto habitacional Nelson Mandela, ter desnudado o rei. Leandro gravou diálogo com Lula acerca da prática de esporte naquele local:
Leandro: Por que aqui não tem tênis?
Lula: Que tênis? Tênis é esporte da burguesia, porra! E natação?
Leandro: A gente não pode entrar na piscina.
Sérgio Cabral: Por quê?
Leandro: Porque não abre para a população.
Sérgio Cabral: Por que não abre para a população?
Leandro: Não sei, eu vim aqui hoje para perguntar...
Lula, então, volta-se para Sérgio Cabral e diz: O dia que a imprensa vier aí e pegar um final de semana com essa porra fechada, o prejuízo político será infinitamente maior que colocar dois guardas aí. Coloca dois guardas aí. Coloca o bombeiro para tomar conta e abre isso.
O popular presidente, cujo estilo debochado tem sucesso, mostrou, sem querer, mais que um modo de ser, desprezo pelo bem do povo. Como se viu, ao presidente pouco importa a população poder usufruir a piscina. É de relevo apenas evitar o malefício político de uma reportagem negativa: "Coloca dois guardas aí", que o prejuízo é muito menor que o desgaste político da denúncia do descaso. Atender à população é de somenos, o que vale é evitar o escândalo eleitoralmente desastroso. Mas o povo é indiferente a esta enorme amoralidade, à esperteza presidencial, que recebe aprovação maciça de uma população sem capacidade de crítica.
É dentro deste universo, pintado com realismo, que se definirá o nosso futuro. Que os políticos de bem a serem eleitos tenham a coragem e a indignação necessárias para resistir à eventual tomada do poder pelos macunaímas do século 21.

ADVOGADO, PROFESSOR TITULAR DA FACULDADE DE DIREITO DA USP, MEMBRO DA ACADEMIA PAULISTA DE LETRAS, FOI MINISTRO DA JUSTIÇA

FILIADOS DO PT

DIOGO MAINARDI


Dilma 1,99 Rousseff

DIOGO MAINARDI
REVISTA VEJA

“Depois de falir como comerciante, Dilma Rousseff voltou correndo para o aparelho estatal. A loja de produtos panamenhos e chineses foi expurgada de sua biografia oficial. O fracasso revela a verdadeira natureza de Dilma Rousseff: ela só existe como acessório do PT”
Dilma Rousseff era uma apaniguada do PDT. Quando saiu do PDT, ela virou uma apaniguada do PT. Desde seu primeiro trabalho, trinta anos atrás, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Dilma Rousseff sempre foi assalariada do setor estatal. E no setor estatal ela sempre foi apadrinhada por alguém. O PT loteou o estado. Nesse ponto, Dilma Rousseff é a mais petista dos petistas. Porque durante sua carreira todos os cargos que ela ocupou foram indicados por alguma autoridade partidária. Dilma Rousseff é o Agaciel Maia dos Pampas. Ambos pertencem à mesma categoria profissional. Tiveram até cargos análogos. Agaciel Maia, apaniguado de José Sarney, foi nomeado diretor-geral do Senado.
Dilma Rousseff, apaniguada de Carlos Araújo, foi nomeada diretora-geral da Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Além de ser um dos mandatários da esquerda gaúcha, Carlos Araújo era também o marido de Dilma Rousseff, garantindo esse gostinho pitoresco de Velha República cartorial e nepotista.
A loja de produtos importados de Dilma Rousseff foi inaugurada em 1995. Fechou quinze meses depois. Foi o primeiro e último trabalho que ela teve fora do sistema de loteamento partidário. Deu errado. Carlos Araújo, seu financiador, acabou perdendo dinheiro. O dono de uma tabacaria localizada perto da loja de Dilma Rousseff contou o seguinte à Folha de S.Paulo: “A gente esperava uma loja com artigos diferenciados, mas quando ela abriu era tipo R$ 1,99”. A especialidade de Dilma Rousseff eram os brinquedos chineses importados da Zona Franca de Colón, no Panamá. Em particular, os bonecos dos “Cavaleiros do Zodíaco”, escolhidos pessoalmente por ela. O Brasil de Dilma Rousseff será assim: um entreposto de muambeiros panamenhos inteiramente tomado pela pirataria chinesa. É o Brasil a R$ 1,99. Dilma Rousseff, com seu mestrado galáctico, será nossa Saori Kido, a Deusa da Sabedoria dos “Cavaleiros do Zodíaco”. José Dirceu, com sua armadura vermelha, será nosso Dócrates mensaleiro.
Depois de falir como comerciante, Dilma Rousseff voltou correndo para o aparelho estatal, onde ninguém perde dinheiro e o único cliente é o partido. A loja de produtos panamenhos e chineses foi convenientemente expurgada de sua biografia oficial. O fracasso do empreendimento, porém, revela a verdadeira natureza de Dilma Rousseff: ela só existe como um acessório do PT, exatamente como os sabotadores da Receita Federal que violaram o imposto de renda da filha de José Serra e fraudaram seus documentos. O Brasil está à venda por R$ 1,99. Ou fechamos as portas de Dilma Rousseff, ou ela fechará as nossas portas.
Por Diogo Mainardi

SENADOR JOSÉ AGRIPINO

RUTH DE AQUINO

A ternura de Fidel pelos gays
RUTH DE AQUINO
REVISTA ÉPOCA
Época
RUTH DE AQUINO
é diretora da sucursal de ÉPOCA no Rio de Janeiro
raquino@edglobo.com.br
Existe uma vantagem em envelhecer: ganhar tempo para se retratar e pedir desculpas. Aos 84 anos, Fidel Castro admitiu que perseguiu os gays, os prendeu e enviou para campos de trabalho forçado. Gostar de pessoas do mesmo sexo tornava os gays “contrarrevolucionários”, inimigos do regime castrista. “Se alguém é responsável, sou eu”, disse na semana passada, chamando a perseguição aos homossexuais de “momentos de grande injustiça”.
Quem assistiu ao belo filme Antes do anoitecer, de Julian Schnabel, sobre a via-crúcis do poeta cubano Reinaldo Arenas, interpretado por Javier Bardem, passou a entender o que foi a segregação de gays na Cuba de Castro. Com apenas 15 anos, Arenas lutou como guerrilheiro nas tropas que combatiam o ditador Fulgêncio Batista e que tomaram Havana em 1o de janeiro de 1959. Alguns anos depois, já poeta e escritor, tornou-se inconveniente. Por ser gay. Todos os seus manuscritos foram banidos e censurados. Publicava no exterior apenas, e contrabandeava seus textos com a ajuda de amigos influentes.
Preso, Arenas viveu num campo de concentração. E conseguiu finalmente exilar-se nos Estados Unidos. Foi um dos “Marielitos”, o grupo de dissidentes, criminosos, doentes mentais e homossexuais que em 1980 deixou o Porto de Mariel em direção a Miami, com endosso de Castro. Em 1987, aos 42 anos, no auge da criação intelectual, descobriu ter contraído o vírus da aids. Escreveu a autobiografia que deu origem ao filme e se matou em 1990 com uma overdose de remédios.
Estive em Cuba em janeiro de 1984, no Festival de Cinema que premiou o filme Memórias do cárcere, de Nelson Pereira dos Santos, sobre a vida do escritor Graciliano Ramos. O Brasil ainda não tinha relações diplomáticas com Cuba. A viagem era uma epopeia, indo pela Colômbia, voltando pelo México, com o compromisso de o passaporte não ser carimbado, porque poderia haver problemas no Brasil. Tudo uma grande hipocrisia. Turistas e intelectuais brasileiros, simpatizantes da revolução cubana ou curiosos iam a Havana e todo mundo sabia. Nas ruas e em shows, ouvi de gays queixas contra o preconceito. Como se a homossexualidade fosse uma doença antissocial. Um tapa na cara da revolução. 
Castro poderia aproveitar e estender seu mea-culpa aos presos políticos – cujo único crime é discordar dele
“Hay que endurecer pero sin perder la ternura”, recomendava Che Guevara. Fidel Castro, octogenário, parece ter recuperado a compaixão. Sua entrevista a um jornal mexicano foi surpreendente: “Sim, foram momentos de grande injustiça, uma grande injustiça! Fomos nós que fizemos, fomos nós. (...) Tínhamos tantos e tão terríveis problemas, problemas de vida ou morte, que não prestamos atenção suficiente. (...) Mas não vou jogar a culpa nos outros. Assumo a minha responsabilidade”.
Uma grande ironia é que o maior bairro gay do mundo se chame, por pura coincidência, “Castro”. Fica em San Francisco, Estados Unidos. Foi ali que Harvey Milk se tornou o primeiro político americano a se candidatar abertamente como homossexual. Foi assassinado, depois de eleito vereador.
Nesses momentos, quando fica clara a intolerância humana e até onde o radicalismo ideológico, religioso ou político pode nos levar, é preciso pensar sobretudo na preservação da liberdade. Liberdade de discordar, de criticar, de não ser igual. Sem medo de patrulha de qualquer coloração. Até em eleições polarizadas como a do Brasil, uma democracia sólida, surgem ameaças veladas ou agressivas ao livre pensar. Em regimes populistas como na Venezuela, o perigo é evidente, real, não é mais possível opor-se a Chávez.
As ditaduras, de esquerda e de direita, são abomináveis porque não aceitam um modo de pensar diferente. Tiranos violam direitos humanos com base em cartilhas cuja diretriz máxima é que os fins justificam os meios. Quando alguém deseja se perpetuar no poder, qualquer divergência é uma ameaça.
Castro poderia aproveitar esse momento de ternura tardia pelos gays e estendê-lo aos presos políticos e à blogueira Yoani Sanchez, proibida como tantos cubanos de viajar para fora do país. O único crime deles é discordar.

MERVAL PEREIRA

Atrás do voto ético
Merval Pereira
O GLOBO - 04/09/10

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, responsável direto pela Receita Federal e pela nomeação de Otacílio Cartaxo para comandá-la, depois de um inexplicável mutismo nos primeiros dias — explicável apenas pelo temor de assumir uma posição — resolveu explicar-se ao distinto público com a mesma tática utilizada pelo governo nos diversos escândalos que estouraram nos últimos anos: preferiu admitir que a Receita não tem condições de controlar o sigilo fiscal do contribuinte a admitir que há intenções políticas na quebra de sigilo da filha do candidato do PSDB à Presidência, José Serra, e de pessoas ligadas a ele e ao partido oposicionista.

O próprio Cartaxo já assumira esse papel de desmoralizarse publicamente, admitindo que a Receita estava fora de seu controle, transformada em uma agência de compra e venda de sigilos fiscais.

Tudo é feito para incluir no mesmo balaio as violações claramente políticas e as realizadas com fins puramente financeiros, neste mercado persa em que parece ter se transformado o órgão.

Perversamente, o governo parece respirar aliviado ao constatar que há uma lista de 140 pessoas que tiveram seu sigilo quebrado na agência de Mauá, em São Paulo, podendo dessa maneira confundir as investigações.

Tentando despolitizar o caso, o ministro da Fazenda age igual a um colega seu, o ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos, que, como advogado criminal de reconhecidos méritos, trouxe para dentro do governo a tese do caixa 2, para despolitizar o escândalo do mensalão em 2005.

E, da mesma maneira que faz hoje, também naquela ocasião o presidente Lula foi o primeiro a tipificar de crime eleitoral o que acontecia nos bastidores da base governista do Congresso, retirando do mensalão a carga de corrupção política grave que o caso realmente tinha.

Desta vez o presidente Lula tratou a questão da quebra de sigilo da filha do candidato tucano como sendo de crime de “falsidade ideológica”, como se a falsificação da procuração utilizada para retirar da agência da Receita de Santo André os dados fiscais de Verônica Serra fosse o principal crime cometido.

Assim como aconteceu também em 2006, os governistas já começam a gritar aos quatro cantos que a oposição quer ganhar o jogo no “tapetão”, mudando o resultado das urnas na Justiça Eleitoral.

Em primeiro lugar, a eleição não está decidida, apesar da enorme vantagem com que a candidata oficial aparece nas pesquisas eleitorais.

Há no máximo uma tendência de crescimento de Dilma Rousseff que, se continuar, juntamente com o movimento contrário do candidato José Serra, deverá levá-la à vitória.

Mas, se, como alegam os governistas, o PSDB está utilizando o episódio para tentar mudar essa trajetória e levar a eleição para o segundo turno, não há nada de anormal nessa ação política.

O que vem acontecendo dentro da Receita Federal é a consequência de um aparelhamento político da máquina do Estado que vem sendo denunciado há muito tempo pela oposição, e nada mais lógico que ela sublinhe os perigos que a sociedade corre com um tipo de política como a que seus adversários utilizam.

O tema é de difícil compreensão para a maioria dos eleitores brasileiros, e é por isso que a campanha petista considera que terá pouco ou nenhum impacto na decisão final do eleitor.

Pode ser verdade, e constatar isso só aumenta a preocupação com o grau de compreensão de seus direitos dessa imensa massa de eleitores que, na definição do historiador José Murilo de Carvalho, “vive no mundo da necessidade” e votará “muito racionalmente” em quem ela julga capaz de ajudá-la.

Por outro lado, há um nicho de eleitores que já esteve apoiando o candidato tucano, José Serra, no princípio da campanha eleitoral que pode se sensibilizar pelas evidências de que os métodos nada republicanos enraizados na ação política petista são uma real ameaça ao estado de direito.

A candidata oficial, Dilma Rousseff, atualmente vence seu adversário em todas as regiões do país e em todas as classes sociais, mas pode vir a perder alguma substância nas grandes cidades, entre os eleitores de maior escolaridade ou renda, mais sensíveis a esse tipo de ameaça a seus direitos civis.

A mensagem do candidato tucano tem o objetivo de reconquistar esse eleitorado nestes momentos finais da campanha presidencial, e não há nada de errado nessa estratégia.

A acusação de que o PSDB está querendo ganhar a eleição no tapetão jurídico aproveitase do que já considerei aqui um erro estratégico da oposição, que entrou com um pedido de investigação noTribunal Superior Eleitoral (TSE) contra abusos do poder político por parte do governo federal, que estaria usando a máquina do Estado contra a oposição.

Continuo achando que existem fatos e indícios suficientes para que a oposição desencadeie, como vem desencadeando, uma ação política forte contra o governo.

Mas claramente não há ainda, em termos jurídicos, provas concretas que justifiquem uma ação que possa levar à impugnação da candidata do governo.

A campanha tucana alega que só existe esse caminho, e que pedir uma investigação da Justiça Eleitoral não significa tentar impugnar a candidatura adversária.

O pedido de investigação seria uma maneira de chamar a atenção da Justiça Eleitoral para o que está acontecendo, constrangendo assim os que estariam agindo ilegalmente, além de colocar o foco do TSE na questão do abuso do poder político por parte do governo.

Laços ligando a campanha de reeleição de Lula à compra do dossiê em São Paulo eram muito mais evidentes e claros em 2006, e nem por isso o PSDB na ocasião pediu a intervenção do TSE.

A situação atual é muito mais grave potencialmente do que aquela de 2006. Enquanto lá era puro ato de banditismo em campanha eleitoral, hoje há uma quebra constitucional que atinge os direitos civis dos cidadãos brasileiros, até mesmo daqueles que não entendem o alcance da ameaça, os muitos francenildos.

GOSTOSA

JOSÉ SIMÃO

Ueba! O Serra tá Tiririca
José Simão
FOLHA DE SÃO PAULO - 04/09/10


Buemba! Buemba! Macaco Simão Urgente! O Esculhambador-Geral da República!
Direto do Planeta da Piada Pronta: "Búlgaro fará cirurgia de mudança de sexo para virar Lady Gaga". Qual o nome dele? PENIO! Penio Faskalov! Rarará!
E a manchete do sensacionalista: "Com medo da Receita, Serra cancela ida ao programa de Ana Maria Braga". Rarará! E uma leitora me perguntou o seguinte: se a Dilma ganhar quem vai ser a primeira-dama? NÓIS! Rarará!
E manchete de 7 de setembro: "Lula será recebido no palanque com 21 tiros de canhão". SÓ? Rarará! E a pichação corintiana: "Us mano faze 100 anos e us bambi, 24!"
Ereções 2010! E o Agnaldo Timóteo: "Vou dar continuidade aos projetos do Clodovil". Ele ressuscitou a Clodovéia. Então o Timóteo vai ter que lançar o BOFE FAMÍLIA! Toda biba terá direito a cinco bofes. No mínimo! Rarará!
E esse escândalo da filha do Serra? Escândalo chato: cartório, papel. Eu quero sexo. Eu quero sexo e sangue. Eu quero saber quem comeu quem. Eu quero quebrar o sigilo da Cleo Pires!
E a Dilma já tem cara de funcionária da Receita Federal. Aquela que faz a triagem da malha fina. Rarará. Já imaginou cair na malha fina da Dilma? Rarará.
E o chargista Ricchia revela como o Serra vai dar a virada: ele vai pedir emprestado a roupa do Tiririca. Agora vai! Rarará. Ele não tá tiririca da vida? O Serra tá Tiririca!
A Galera Medonha! A Turma da Tarja Preta! A Micareta dos Picaretas! E mais adesões ao meu Partido da Genitália Nacional, o PGN! Direto do Acre: Pinto e Petecão!
Slogan do Pinto: "Pinto! Acredite no futuro!". E o Petecão? Diz que o Petecão tá subindo: "Crescimento do Petecão tira Jorge Viana do sério". O PGN quer ver o Petecão subindo. Rarará!
E tem a Mulher Ceasa: ela faz filme pornô no centro de São Paulo. Temos que trazê-la para a política: Mulher Ceasa. Junta tudo o que é mulher fruta! Aí já come a fruteira inteira! Rarará!
Aí aparece o Ciro Moura: "Ciro, 360, mudança de 360 graus". Então a gente volta pra onde tava. Ninguém sai do lugar.
A situação tá ficando psicodélica. Eu acho que o Brasil tomou um ácido no café da manhã.
Ainda bem que nóis sofre, mas nóis goza.
Que eu vou pingar o meu colírio alucinógeno!

SONIA RACY - DIRETO DA FONTE

Fim da linha
SONIA RACY

O ESTADO DE SÃO PAULO - 04/09/10

O Departamento de Fiscalização do Trabalho da Polícia Federal de São Paulo está finalizando mega operação contra mão de obra escrava na área têxtil.

Como? Com visitas surpresa a oficinas de costura contratadas por grandes confecções. Essas ramificações têm saído do controle da contratante principal. Alertada pelas líderes do mercado do setor, a PF se entrou em ação e está fechando o cerco.

Caixa forte

Sérgio Guerra teve encontro com José Henrique Reis Lobo, na madrugada de ontem. Para definir liberação de recursos de campanha.

Segunda, a feira

Sem superstições em relação ao dia 13, Marina terá encontro com a classe artística paulista. E o PT de SP planeja mobilização estadual em torno de Dilma. Serra ainda não sabe o que fará.

Alternativa

Fernando Meirelles está convocando diretores amadores a fazerem vídeos de apoio à Marina Silva.

O autor do trabalho que tiver mais acessos na internet ganha viagem para o Xingu, onde o cineasta produz filme sobre os irmãos Villas Bôas.

Fiel, no mucho

Pelo menos um consolo para os são-paulinos. O trailer de Soberano - filme sobre o São Paulo - conseguiu, em dez dias, 130 mil acessos no YouTube. Com isso, desbanca de looooonge, o Fiel - longa do Corinthians -, que não passou dos 107 mil acessos desde que foi postado em março de 2009.

Detalhe: ambos são da mesma produtora, a G7.

Quem vem

Quem aterrissa no fim de setembro em SP para apresentação no Mozarteum, é ninguém menos que Zubi Mehta e a Münchner Philharmoniker.

Quem vem 2

O casal real dinamarquês desembarca no Brasil dia 12. O príncipe Joachim encontra-se com Kassab e Eduardo Paes, enquanto a princesa Marie visita a Fundação Gol de Letra e o Projac, no Rio. Passam ainda por Curitiba e Manaus.

Todos trabalhando

Os funcionários públicos do Estado não estão gostando nadinha. Alberto Goldman suspendeu, pela segunda vez, o ponto facultativo do dia 6.

Poderosas

Ivete Sangalo bateu, ontem, o martelo: fará shows em dupla com Shakira pelo Brasil inteiro.

Desafinando

Que trabalhar com Maria Bethânia não é fácil, por seu alto grau de exigência e profissionalismo, todos estão cansados de saber. Mas na quinta, durante a estreia de seu recital no Rio, também o público teve uma mostra disso.

A cantora não perdoou a desatenção do violonista Luiz Brasil que errou duas entradas: "Você não está me escutando? Quer que eu vá aí ajudar?"

Joia rara

Não há mais o que inventar. O Santos encomendou 100 diamantes feitos a partir de um processo de transformação da grama da Vila Belmiro. Custarão entre R$ 3 mil e R$ 5 mil.
Detalhe: Pelé já usou o seu cabelo para fazer o mesmo.

Voz do povo

Surpresa: a religiosidade é o princípio mais importante para os brasileiros, segundo estudo fresquinho da NovaS/B e da True Brand & Business. Em seguida, vem o respeito aos mais velhos, a igualdade de oportunidades, a educação e o trabalho duro.

Foram ouvidas 2.700 pessoas de 22 cidades.

Na frente


Elena Landau avisa aos amigos: não é mais frequentadora da Ponte Aérea Rio-SP.

Tom Fazio, o mais aclamado designer de campos de golfe do mundo, está no Brasil. Mais precisamente, para desenhar o campo de Ruthinha e Paulo Malzoni. Na fazenda do casal em Itatiba.

Rafael Coutinho abre exposição de originais do Cacholete. Hoje, na Choque Cultural.

Os Parlapatões apresentam, hoje, a peça U Fabuliô. Na Praça Roosevelt.

A TAM lança atendimento via Twitter. O mesmo servido prestado pelo telefone.

Lea Tucker, de Aspen, desembarca aqui com um tema debaixo do braço: os programas de sustentabilidade da estação de esqui.

Carlinhos Kalil conta: vendeu sua parte no Sirena para seu sócio Fabio Fanganiello. Aliás, a casa, em Maresias, festeja amanhã o Dia do ... Sexo. Quer tornar a data um evento permanente