sábado, abril 10, 2010

SERRA PRESIDENTE

Serra: “Eleição é uma escolha sobre o futuro”

sábado, 10 de abril de 2010
VEJA ON-LINE 



Foto: Dida Sampaio/AE
Foto: Dida Sampaio/AE
O candidato do PSDB à Presidência, José Serra, subiu ao palco aos gritos de “Olê, olê, olê, olá, Serra, Serra”, assim como os militantes petistas cantavam para Lula na campanha de 1989. O tucano iniciou pedindo um minuto de silêncio em homenagem aos mortos na tragédia do Rio de Janeiro e, em seguida, disse que daria um abraço mais apertado em Aécio Neves, governador de Minas Gerais.
Seu discurso foi abrangente, mas José Serra fez questão de lembrar sua origem humilde e destacar cada parte de sua trajetória política, desde a luta contra o regime militar até o exílio no exterior, além de suas realizações como político já no país redemocratizado. “Sou sobrevivente do Estádio Nacional de Santiago, onde muitos morreram. Por algum motivo, Deus permitiu que eu saísse de lá com vida”. O tucano disse estar pronto para a disputa eleitoral. “Uma caminhada que vai ser longa e difícil, mas que com a ajuda de Deus e com a força do povo brasileiro será com certeza vitoriosa”.
José Serra destacou as melhorias do país nos últimos 25 anos. “Com o Plano Real, o Brasil transformou sua economia a favor do povo, controlou a inflação, melhorou a renda e a vida dos mais pobres, inaugurou uma nova Era no Brasil”. No entanto, fez questão de dizer que as mudanças não foram responsabilidade de “um único homem, ou um único governo. Mas, se avançamos, também devemos admitir que ainda falta muito por fazer”.
O candidato, porém, disse que não aceita o raciocínio “nós contra eles”, em referência às comparações entre governos tucano e petista, e disse que isso não cabe na vida de uma nação. “Somos todos irmãos na pátria. Lutamos pela união dos brasileiros e não pela sua divisão”.
Educação, segurança e saúde também foram temas abordados no discurso de José Serra, que repetiu diversas passagens de sua fala no evento em São Paulo, no Palácio dos Bandeirantes, há algumas semanas. Sobre segurança, afirmou que o maior problema do Brasil é a “certeza da impunidade” e voltou a dizer que na segurança e na Justiça do Brasil “também se pode mais”. “Saúde é vida, Segurança também. Por isso, o governo federal deve assumir mais responsabilidades face à gravidade da situação. E não tirar o corpo fora porque a Constituição atribui aos governos estaduais a competência principal nessa área”.
Indiretamente, Serra fez uma crítica ao governo Lula, quando disse que “democracias não têm operários morrendo por greve de fome quando discordam do regime”. E completou, “quanto mais mentiras os adversários disserem sobre nós, mais verdades diremos sobre eles”.
Já no fim do discurso, Serra citou o escritor Guimarães Rosa, que escreveu: “O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem”.  ”Concordo”, disse o tucano. “É da coragem que a vida quer que nós precisamos agora. Coragem para fazer um projeto de país, com sonhos, convicções e com o apoio da maioria. Juntos, vamos construir o Brasil que queremos, mais justo e mais generoso. Eleição é uma escolha sobre o futuro. Olhando pra frente, sem picuinhas, sem mesquinharias, eu me coloco diante do Brasil, hoje, com minha biografia, minha história política e com esperança no nosso futuro. E determinado a fazer a minha parte para construir um Brasil melhor. Quero ser o presidente da união. Vamos juntos, brasileiros e brasileiras, porque o Brasil pode mais”.
ÀS 13h25, José Serra encerrou o seu discurso, com aplausos e jingles da campanha tucana, que começa hoje.
(Marina Dias e Fernando Mello, de Brasília)

SERRA PRESIDENTE

Vou estar ao lado de Serra”, diz Aécio

sábado, 10 de abril de 2010

O ex-governador de Minas Gerais, Aécio Neves, subiu ao palco para discursar aos gritos de “vice, vice” do público que acompanha a festa de lançamento de José Serra à Presidência pelo PSDB.
Aécio destacou que, se os adversários quiserem, podem sim discutir o passado, “porque não há nada que nos envergonhe”. Quando, mais uma vez, começaram os gritos de “vice, vice”, Aécio afirmou que vai estar ao lado de Serra “quando for convocado”.
Além disso, fez dura comparação entre as trajetórias de PSDB e PT, insistindo na tese de que, enquanto tucanos sempre colocaram os interesses nacionais em primeiro lugar, os petistas estavam apenas voltados para um projeto de poder. “Para eles, o projeto partidário sempre foi prioritário”, afirmou.
Ele lembrou que os petistas se recusaram a votar em Tancredo Neves no colégio eleitoral, na volta da democracia ao Brasil, assim como se recusaram a assinar a Constituição de 1988.  ”O tempo passou, tivemos um presidente cassado e o meu conterrâneo Itamar Franco assumiu a Presidência. Nós estávamos lá, dispostos a contribuir com os projetos de interesse nacional. Eles não!”
Aécio lembrou que Lula e o PT foram contra o Plano Real, votaram contra a Lei de Responsabilidade Fiscal, assim como rejeitaram os primeiros programas de transferência de renda criados por D. Ruth Cardoso. “Eles mais uma vez se recusaram a apoiar, só porque não foram eles os criadores”, atacou.
O golpe final veio quando o ex-governador declarou reconhecer virtudes do presidente Lula: “Eu quero aqui, de público, reconhecer virtudes do presidente Lula. E uma, acima de todas, pois ele manteve a política econômica do presidente FHC. E é ele, mais do que ninguém, quem avaliza a política econômica do presidente Fernando Henrique Cardoso!”
Às 12h25, Aécio finalizou sua fala e um vídeo com a trajetória de Serra começava a ser exibido. Depois dele, José Serra falará ao público.
(Marina Dias e Fernando Mello, de Brasília)

SERRA PRESIDENTE

VEJA ON-LINE


FHC: “Serra é o construtor do futuro”



Fernando Henrique Cardoso subiu ao palco por volta do meio-dia e foi ovacionado. O único, por enquanto, a falar de improviso, FHC afirmou que Serra é “o condutor do futuro”. Ao mesmo tempo, disse que o Brasil não pode “cuspir no prato em que comeu”. “Qual país nós queremos? Um que olha para o passado e o difama? A história é um processo”, afirmou, numa defesa implícita ao seu governo.
“Mais de uma vez eu disse: só se pode entregar um país como o Brasil a alguém como José Serra”, disse, referindo-se ao candidato como “meu amigo, meu irmão”.
“O Brasil cansou de desrespeito à lei, de autoconfiança ilimitada. O Brasil quer lei, quer respeito. Como disse o próprio Serra, o Brasil quer ver o malandro que roubou na cadeia. O Brasil do Serra vai ser o Brasil da decência, do respeito a lei. A hora é agora a hora é de Serra”, destacou, sendo muito aplaudido pelos presentes.
O ex-presidente foi o primeiro a atacar frontalmente as obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), uma das principais frentes da campanha da petista Dilma Rousseff, e a qualificá-las como “fantasiosas”.
Defensor da chapa puro-sangue (Serra e Aécio), FHC afirmou que o ex-governador de Minas Gerais é o futuro do Brasil e “quem tem Serra e Aécio não precisa de mais nada”.
(Marina Dias e Fernando Mello, de Brasília)

VAMOS LIMPAR O BRASIL

ROBERTO RODRIGUES

Eleição e articulação

Folha de S. Paulo - 10/04/2010
 
Articulação é a palavra-chave para eleger aqueles que se comprometerem com o Brasil real, o Brasil rural

ESTÃO DEFINIDOS os candidatos à Presidência da República, com o anúncio oficial, hoje, do ex-governador de São Paulo José Serra, que disputará com os ex-ministros Dilma Rousseff, Marina Silva e Ciro Gomes o posto mais importante do Executivo brasileiro.
São todos candidatos experimentados na vida pública e, salvo diferenças ideológicas manifestadas no passado, todos têm posições muito parecidas quanto aos maiores problemas do país, pelo menos naquilo sobre o que já se manifestaram. Agora precisam mostrar suas ideias sobre o que ainda não falaram, para os eleitores decidirem em quem votar. Nesse sentido, o que sabem ou pensam eles do agronegócio brasileiro?
Será que estão a par, por exemplo, de que o agronegócio tem um PIB de quase 30% do nacional, que gera 37% dos empregos do Brasil e que é responsável por um saldo comercial maior do que o saldo do país inteiro?
Será que sabem que a demanda mundial de alimentos deverá crescer 70% até 2050, e que somos, de longe, o país mais preparado para atender grande parte disso? Será que sabem que temos a melhor e mais sustentável tecnologia tropical do planeta, dominada a duras penas pelos extraordinários técnicos dos nossos institutos de pesquisa, esparramados pelos Estados, como Embrapa e IAC, e difundida por nossos heroicos extensionistas?
Será que sabem que dominamos a agroenergia, produzindo biocombustível e bioeletricidade capazes de mudar positivamente a matriz energética do planeta e assim melhorar a geopolítica global na direção da economia verde tão almejada? Será que sabem que competimos em condições desiguais com os subsidiados produtores rurais dos países ricos?
Será que sabem que temos um respeitável movimento cooperativista, crescente no cenário internacional? Mas, principalmente, será que sabem dos inúmeros problemas que o setor tem para continuar gerando empregos, renda e riqueza para todos os brasileiros, abastecendo-os com preços cada vez menores, mesmo pagando juros e impostos pesadíssimos? Eis a tarefa que cabe agora aos órgãos de representação dos produtores rurais e do agronegócio em geral: ensinar-lhes tudo isso.
É tempo das nossas lideranças se unirem em torno de um programa de governo que defina metas a alcançar nos próximos anos, contemplando políticas de renda (como o seguro rural funcionando para valer, com o crédito rural modernizado, com plena atuação dos novos mecanismos de comercialização) com investimentos em infraestrutura e logística, com vigorosa política de comércio exterior avançando em acordos bilaterais se a Rodada Doha de fato fracassar e, sobretudo, com uma firme estratégia de longo prazo, para conquistarmos de maneira definitiva mercados enormes que ainda estão fechados para o Brasil.
As entidades de classe já estão se movimentando na direção desse projeto. É importante que todas se articulem para montar um programa único de metas, com propostas que contemplem todos os segmentos, independentemente do tamanho do produtor rural ou das empresas do agronegócio.
Não é bom que cada entidade apresente um programa diferente: essa é a delícia dos candidatos -se cada qual tem uma proposta, o candidato, e depois o governante, fica à vontade para negar todas. Agora é para valer: articulação é a palavra-chave para eleger aqueles que se comprometerem com o Brasil real, o Brasil rural.

BARANGA?

TÔ, NÃO TÔ
Visita de rotina aos médicos. Todo ano a mesma peregrinação. Mastologista, ginecologista, oftalmologista, dentista...
                   Mas um dia, resolvi incluir um 
"ISTA"novo na minha odisséia.... Um DERMATOLOGISTA...
                    Já era hora de procurar uns creminhos mágicos para tentar retardar ao máximo as marcas da inevitável entrada nos ENTA.
                    Para ser sincera e nem um pouco modesta, entrei gloriosa nesta seita, com direito a uma festa memorável, que durou até as 10 horas da manhã do dia seguinte. Festa com música ao vivo, Los Años Dorados, na melhor boite da cidade, todos os amigos, fotografias... tudo maravilhoso. Na verdade, sentia-me espetacular. Tudo certo. Ninguém podia cantar para mim a ridí cula frase da Calcanhoto 'nada ficou no lugar....'
                    Mas não sei o que deu no espelho lá de casa, que resolveu, do dia para a noite, tomar ares de conto de fadas. Aliás, de bruxas. E mostrar coisinhas que nunca haviam aparecido (ou
eu não havia notado?). Pontinhos azuis nos tornozelos, pintinhas negras no colo, nos braços, bolinhas vermelhas na bunda... olheiras mais profundas...
                    Como assim???
                    Assim... Sem avisar nem nada. De repente, o idiota resolveu mostrar e pronto.
                    Ah, não! Isso não vai ficar assim.
                     Um "ista" novo na lista do convênio. O melhor.
                    Queria o melhor especialista de todos os "istas"!
                    Achei. Marquei. E fui tão nervosa quanto para um encontro 'bem intencionado' daqueles em que a gente escolhe a roupa íntima com cuidado, que é para não fazer feio.... nem parecer que foi uma escolha proposital... sabe como é, né?
                    Pois sim. O sujeito era um dermatologista famoso.
                    Via e cutucava a pele de toda a nata feminina e masculina da cidade..
                    Assim, me armei de humildade.
                    Disposta a mostrar cada defeitinho novo que estava observando, através do maquiavélico e ex-amigo espelho de meu quarto. Depois de fazer uma ficha com meus dados, o 'doutor' me olhou finalmente nos olhos, e perguntou: 'O que lhe trouxe aqui?'
                    Fiquei vermelha como um tomate. E muda.
                    Ele sorriu e esperou.
                   Quase de olhos fechados, desfiei minhas queixas.
                    Ele observou 'in loco' cada uma delas, com uma luz de 200wtz e uma lupa...
                    E começou o seu diagnóstico.
                    'As pintinhas são sinais do Sol, por todo o Sol que já tomou na vida. Com a IDADE (tóin!) elas vão aparecendo, cada vez mais numerosas. Vai precisar de um protetor solar para sair de casa pela manhã, mesmo sem ir à praia. Para dirigir inclusive. Braços e pernas e rosto e pescoço.                  E praia? Evite. Só de 6 às 10 da manhã, sob proteção máxima, guarda sol, óculos e chapéu. Bronzear-se, nunca mais.'
                    -Ahmmm... (a turma só chega às 11:00 !!!!)
                    -'Os pontinhos azuis são pequenos vasos que não suportam a pressão do corpo sobre saltos altos. Evite. Use sapatos com solado anabela ou baixos, de preferência. Compre uma meia elástica, Kendall, para quando tiver que usar saltos altos.
                    -Ahmmmaaaa.. .(Kendall???  E as minhas preciosas sandalinhas???)
                    -'As bolinhas na bunda são normais, por causa do calor. Para evitá-las use mais saias que calças. Evite o jeans e as calcinhas de lycra. As de algodão puro são as melhores... E folgadas..'
                    -Ahmnunght?? ?? (e pude 'ver' as de minha mãe, enormes na cintura, de florzinhas cor de rosa..... vou chorar!).
                   -'As olheiras são de família. Não há muito o que fazer. Use esse creminho à noite, antes de dormir e procure não dormir tarde. Alimentação leve, com muita fruta e verdura, pouca carne e muito peixe. Nada de tabaco, nem álcool... Nem café.'
                    E então a histérica aqui  começou a rir....
                    Agradeci, peguei suas receitinhas e saí  rindo, rindo....
                    Me dobrando de tanto rir! No carro comecei a falar sozinha.... Tudo o que deveria ter dito e não disse: 'Trabalho muito, doutor... muitas noites vou dormir às 2h, escrevendo e lendo.                  


Bebo e fumo. Tomo café. Saio pelas noites de boemia com os amigos e seus violões para as serenatas de lua cheia.... E que noites!!!! Adoro os saltos, principalmente nas sandálias fininhas. Impossível a meia elástica (argh!!). Calcinhas de algodão? E folgadas??? Adoro as justinhas e rendadas... E não abandono meu jeans nem sob ameaça de morte!!! É meu melhor amigo!!!!  Dormir lambuzada? Neste calor? E minhas duchas frias com sabonete Johnson para ficar fresquinha como um bebê, cada noite?
E nada de praia??? O senhor está louco é???  Endoideceu foi???  Moro em Recife, com esse mar e tudo.... E tenho só 40 anos.... Meia vida inteira pela frente!!! Doutor Filistreco, na minha idade não vou viver como se tivesse feito trinta anos em um!!!  Até um dia desses tinha 39... E agora em vez de 40 estou fazendo 70???  

Inclua aí na sua lista de remédios para as de 40 a 60, MEIA LUZ...                   
Acho  que é só disso que eu preciso. Um bom abajour com uma luz de 15wts...  E um namorado que use óculos... É isso... só isso!!!  Entendeu???? '
                    Parei no sinal e olhei de lado...  e um cara de uns 25 anos piscou o olhou para mim. Ah... e ele nem usava óculos!
                    Nunca fiz o que me recomendou o filistreco ISTA...
                    Minhas olheiras são parte de meu charme..
                    E valem o que faço pelas noites a dentro.... ah!!! se valem!
                    As bolinhas da bunda desapareceram com uma solução caseira de vitamina A, que quase todas as mulheres usavam e eu não sabia, até que contei minha historinha do 'bruxo mau'.
       Os sinaizinhos estão aqui... sem grandes alardes... e até que já acho bonitinho.
 O espelho é muito menor... o outro, eu dei a minha filha.
            E meu namorado diz que estou cada dia mais linda! Principalmente quando estou de saltos e rendas, disposta a encarar uma noite de vinhos e música.
                   É claro que ele usa óculos.
                   Mas quando quero ficar fatal, tiro os seus óculos...
e acendo o abajour.                   
  'No mundo sempre existirão pessoas que vão te amar pelo que você é, e outras, que vão te odiar pelo mesmo motivo. Acostume-se....'

UM PUTEIRO CHAMADO BRASIL

A Evolução da Educação

=========================================
Antigamente se ensinava e cobrava tabuada, caligrafia, redação, datilografia...
Havia aulas de Educação Física, Moral e Cívica, Práticas Agrícolas, Práticas Industriais e cantava-se o Hino Nacional, hasteando a Bandeira Nacional antes de iniciar as aulas..

Leiam relato de uma Professora de Matemática:

Semana passada comprei um produto que custou R$15,80. Dei à balconista R$ 20,00 e peguei na minha bolsa 80 centavos, para evitar receber
ainda mais moedas. A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer.

Tentei explicar que ela tinha que me dar 5,00 reais de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la. Ficou com lágrimas nos
olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender. Por que estou contando isso?
==============================
 ===========

Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950, que foi assim:

1. Ensino de matemática em 1950:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda . Qual é o lucro?

2. Ensino de matemática em 1970:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda ou R$80,00. Qual é o lucro?

3. Ensino de matemática em 1980:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$80,00. Qual é o lucro?

4. Ensino de matemática em 1990:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$80,00. Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00

5. Ensino de matemática em 2000:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$80,00. O lucro é de R$ 20,00.
Está certo?
( )SIM ( ) NÃO

6. Ensino de matemática em 2009:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de produção é R$ 80,00.Se você souber ler coloque um X no R$ 20,00.
( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00

7. Em 2010 vai ser assim:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Se você souber ler coloque um X no R$ 20,00. (Se você é afro descendente, especial, indígena ou de qualquer outra minoria social não precisa responder)
( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00

==============================
 ============

E se um moleque resolve pichar a sala de aula e a professora faz com que ele pinte a sala novamente, os pais ficam enfurecidos pois a professora provocou traumas na criança.

==============================
 ============

Em 1969 os Pais do aluno perguntavam ao "aluno": "Que notas são estas...????
Em 2009 os Pais do aluno perguntam ao "professor": "Que notas são estas...????

==============================
 ============

Essa pergunta foi vencedora em um congresso sobre vida sustentável.

"Todo mundo 'pensando' em deixar um planeta melhor para nossos filhos...
Quando é que 'pensarão' em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"
COLABORAÇÃO ENVIADA POR Jálisson Chácara

PARA HIHIHI

A TERRORISTA DILMA


Dilma foi a uma escola conversar com as criancinhas, acompanhada de uma comitiva.
Depois de apresentar todas as maravilhosas
propostas para seu governo (se eleita), disse às criancinhas que iria responder perguntas.

Uma das crianças levantou a mão e Dilma perguntou:
- Qual é o seu nome, meu filho?
- Paulinho.
- E qual é a sua pergunta?
- Eu tenho três perguntas.
A primeira é "Onde estão os milhões de
empregos prometidos na campanha presidencial
passada?
- A segunda é "Quem matou o Prefeito Celso Daniel?
- E a terceira é "A senhora sabia dos escândalos do mensalão ou não?

Dilma fica desnorteada, mas neste momento a campainha para o recreio toca e ela aproveita e diz que continuará a responder depois do recreio.

Após o recreio, Dilma diz:
- OK, onde estávamos? Acho que eu ia responder perguntas. Quem tem pergunta?

Um outro garotinho levanta a mão e Dilma aponta para ele.

- Pode perguntar, meu filho. Como é seu nome?
- Joãozinho, e tenho cinco perguntas:
A primeira é Onde estão os milhões de
empregos prometidos na campanha presidencial
passada?
A segunda é Quem matou o Prefeito Celso Daniel?
A terceira é A senhora sabia dos escândalos do mensalão ou não?
A quarta é Porque o sino do recreio tocou meia hora mais cedo?
A quinta é Cadê o Paulinho??


COLABORAÇÃO ENVIADA POR APOLO

COM OU SEM


COLABORAÇÃO ENVIADA POR APOLO

FERNANDO RODRIGUES

O voto das mulheres

Folha de S. Paulo - 10/04/2010
 
O voto feminino apresenta até o momento um comportamento curioso na eleição presidencial deste ano. As duas mulheres candidatas para valer na disputa, Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PV), ainda não conseguiram usar o fator gênero para alavancar suas campanhas.
O demógrafo José Eustáquio Diniz Alves, do IBGE, fez uma análise de seis pesquisas de intenção de voto deste ano -duas delas do Datafolha. Em todos os levantamentos, José Serra (PSDB) leva vantagem sobre a petista Dilma Rousseff no eleitorado feminino.
Serra e Dilma praticamente empatam quando se isola apenas o voto dos homens. Ou seja, a dianteira que o tucano continua a manter deriva da preferência maior que recebe das eleitoras mulheres.
José Eustáquio diz não saber a gênese da dificuldade de Dilma com o eleitorado feminino. Uma pista pode ser o histórico de votação de Lula: "O atual presidente do Brasil sempre teve menos votos entre as mulheres em todas as cinco eleições presidenciais que disputou".
Se tivesse conseguido a mesma proporção de apoio entre homens e mulheres, diz o especialista, Lula teria vencido no primeiro turno as eleições de 2002 e de 2006.
Há também a hipótese do machismo disfarçado, latente na sociedade brasileira -mais conservadora do que se imagina. Eustáquio diz que, conforme estuda o tema, mais dúvidas tem: "Será que o eleitorado feminino está menos propenso a votar em Dilma por um machismo do estilo "mulher não vota em mulher"? Ou, ao contrário, o eleitorado feminino resiste a Dilma por projetar na candidata um machismo que talvez atribua a Lula, como em outras eleições?".
Decifrar esse enigma sobre o comportamento do voto feminino será vital para quem quiser ganhar a eleição. O PT, Dilma e Lula ainda parecem longe de uma resposta.

MÔNICA BERGAMO

Pé no freio

FOLHA DE SÃO PAULO - 10/04/10

Os paulistanos estão menos otimistas em relação à atual situação do país e de suas famílias, segundo dados da Fecomercio (Federação do Comércio de SP). O Índice das Condições Econômicas Atuais (Icea), que avalia a segurança do consumidor em relação ao emprego e à renda, caiu 8,5% no começo de abril quando comparado ao mês de março.

DRAGÃO
"Isso se deve à persistência da inflação acima do esperado no começo do ano", diz o economista Thiago Freitas, da Fecomercio. A queda maior ocorreu entre os consumidores com 35 anos ou mais (-9,5%), seguidos dos que têm renda inferior a dez salários mínimos (-9,4%), os mais atingidos pela alta do custo de vida.

DIA DO FICO
Representantes do consórcio formado por Andrade Gutierrez, Vale, Votorantim e Neoenergia estiveram ontem com Gilberto Carvalho, chefe de gabinete do presidente Lula, em Brasília, para dizer que não tinham, até ontem, intenção de abandonar a disputa para a construção da usina de Belo Monte, no Pará. Procuravam estancar a boataria que surgiu depois que as empreiteiras Camargo Corrêa e Odebrecht desistiram do negócio.

PEDIDO
O mesmo grupo teve longa reunião, um dia antes, com Nelson Machado, secretário-executivo do Ministério da Fazenda. Em pauta, a possível concessão de benefícios fiscais e flexibilização na cobrança de impostos previstos para empreendimentos feitos na área da Sudam (Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia), como Belo Monte. "São demandas antigas colocadas para o governo há muito tempo", diz um dos que participaram do encontro.

RESPOSTA
Machado abriu a possibilidade de o governo conversar sobre os pedidos -desde que eles não impliquem na elaboração de decretos ou leis que atrasem o leilão de Belo Monte. "Estamos no limite do estresse. Não dá para forçar a barra", afirma um integrante do consórcio.

QUERIDOS ALUNOS
A FMU (Faculdade Metropolitanas Unidas) dará o prêmio de "promotor do ano" a Francisco Cembranelli, que obteve vitória estrondosa no caso Isabella Nardoni, levando o pai e a madrasta da garota a uma condenação de três décadas pelo assassinato da menina.

Roberto Podval, defensor do casal e derrotado pelo promotor, também receberá o seu troféu, de "advogado do ano". Os dois são ex-alunos da escola.

ELE MERECE
James Cameron, diretor de "Avatar", campeão absoluto de bilheteria no mundo, será recebido em jantar na casa do publicitário Nizan Guanaes, amanhã, em SP.

Cem pessoas, entre empresários e artistas, foram convidados para badalar o cineasta.

RUMO AO QUINTO
A atriz Rachel Welch, que completa 70 anos em setembro, está com dificuldades para arranjar namorado. "É complicado quando o quarto [marido] vai embora e você tem de ir atrás do quinto", diz. Símbolo sexual nos anos 1960, ela contou ao jornal "San Francisco Gate" que os homens de sua faixa etária só namoram mulheres com a metade da idade.

ANA TUCANA

"Vou usar um vestido comportado"

A apresentadora da Record Ana Hickmann, 28, mestre de cerimônias do evento que lançará a candidatura de José Serra (PSDB) à Presidência, hoje, em Brasília, falou à coluna.


FOLHA - Por que te escolheram para a cerimônia? Por ser bonita?
ANA - Não soube de nenhuma justificativa. Mas acredito que foi por causa de alguns trabalhos sociais que fiz com a dona Lu Alckmin (pausa). Dona Lu, não! Com a dona Monica Serra. Acho que foi por isso.

FOLHA - Qual o valor do cachê?
ANA - Prefiro não falar.

FOLHA - Você é tucana?
ANA - Sempre tive simpatia.

FOLHA - Conhece o Serra?
ANA - Nos encontramos em eventos por causa da dona Monica. Mas não tive a oportunidade de ter grandes conversas.

FOLHA - Vota nele para presidente da República?
ANA - Não tenho ainda meu voto formado. Tenho tempo para pensar nisso.

FOLHA - Votou em Serra em 2002, quando ele concorreu contra Lula?
ANA - Eu estava fora do Brasil. Em 2006, votei no doutor Geraldo Alckmin.

FOLHA - Você precisou pedir autorização para a Record para participar de um evento político?
ANA - Não! Nunca precisei pedir nenhuma autorização e nunca tive esse tipo de recomendação. É um trabalho como qualquer outro.

FOLHA - Que roupa vai usar?
ANA - Como é um trabalho mais formal, vou usar um vestido, mas comportado. Vou usar um Carlos Miele azul-petróleo.

FOLHA - A cor do PSDB.
ANA - Não, é uma tendência!

CURTO-CIRCUITO
ACONTECE HOJE, às 15h, o lançamento da exposição "Aluga-se", com obras de 33 artistas, na avenida São Gualter, 1.941.
A MOSTRA "Versões do Modernismo", com obras de Volpi e Lygia Clark, entre outros, será inaugurada hoje, às 11h, no Instituto de Arte Contemporânea, na rua Maria Antônia.
O CANTOR Celso Fonseca faz show hoje, às 21h, no Auditório Ibirapuera, para lançar o CD e DVD "Voz e Violão". Livre.
DIÓGENES MOURA lança hoje o livro de contos "Ficção Interrompida - Uma Caixa de Curtas", a partir das 11h, na Pinacoteca do Estado de São Paulo, na praça da Luz.
A PEÇA "Vai Te Catar" estreia hoje, às 20h, no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso. Classificação: 12 anos.

MAURO CHAVES

Honra ao mérito

O ESTADO DE SÃO PAULO - 10/04/10

A partir de hoje surge a oportunidade de recuperar-se, no País, a valorização do mérito; o gosto de servir das pessoas públicas; a noção de bem comum, de espírito republicano, de direitos humanos - sem os disfarces que não passam de abrigo a intolerâncias -; o insubstituível esforço do aprendizado; a lealdade, a solidariedade, a confiança no outro; a recusa ao uso da violência para a imposição de ideias; o respeito à bela língua portuguesa; o repúdio a baixar-se o nível intelectual e cultural para ficar-se no nível do chefe - e fingindo julgá-lo o maior dos sábios -; a majestade do cargo de comando maior da República, escoimando-o de chulices e vulgaridades; o respeito à Justiça, sem dar-se o exemplo de escárnio a suas decisões; a deferência e o apreço às instituições do Estado, aos Poderes da República - dando tratamento digno aos representantes do povo no Parlamento, sem forçar senadores da República a dormir pensando numa coisa e acordar pensando em outra -, à classe política - pelo entendimento de que política é uma atividade nobre, exercida por pessoas honestas, e não um valhacouto de bandidos -; o estímulo à harmonia entre as unidades da Federação - e não à disputa entre Estados e regiões do País, criando ou reavivando rivalidades e conflitos entre populações pacíficas e solidárias desde o Império - ou entre os diversos grupos sociais, ou entre as diferentes formas de convicção, crença e opinião; o apoio à plena liberdade de expressão - sem a qual os regimes políticos não passam de farsas democráticas -; a rejeição ao silêncio e à cumplicidade em relação a malfeitos de companheiros, correligionários e apaniguados; a coragem de se opor aos que desobedecem às leis e reconhecem privilégios de impunidade usufruídos por pessoas não pertencentes à mera categoria de cidadãos comuns; o respeito aos presos políticos - não os comparando aos bandidos comuns -; a demonstração de afinidade do País com os regimes democráticos, e não com as ditaduras de nosso continente ou de outras partes do mundo; a defesa dos interesses do Brasil nas negociações internacionais - deixando de ceder em tudo e sempre favorecer aos interesses dos concorrentes -; os investimentos reais em educação, concentrados na qualidade do ensino, premiando o aperfeiçoamento profissional dos professores, e não destinados à proliferação de ignorantes diplomados; a reversão de um esvaziamento mental geral, que faz até as letras dos jovens compositores se tornarem repetitivas, pouco imaginativas, chapadas, fruto de um arsenal cultural cada vez mais encolhido e da aceitação cada vez maior da mediocridade; a escolha de pessoas competentes para a administração pública, que conheçam de fato a área de governo que se dispõem a dirigir - em contraste com o aparelhamento e inchaço da máquina pública com companheiros políticos sem nenhuma qualificação técnica para a função -; o uso austero das facilidades e mordomias postas à disposição dos governantes, tais como meios especiais de transporte, abastecimento de residências, uso doméstico de servidores públicos - sem deixar-se que esse uso se torne abuso das famílias, dos amigos das famílias e dos amigos dos amigos das famílias dos que exercem o Poder maior -; o exemplo de parcimônia, seriedade, eficiência e compostura dado à sociedade, para que o dispendioso desleixo comportamental não seja tomado como modelo geral de sucesso na vida, na substituição do esforço pela esperteza, dos que não veem vantagem alguma no conhecimento, na aptidão real e na seriedade laboral, se a qualidade dos serviços não é compensada - nem a falta de qualidade é cobrada - desde a mais alta cúpula governamental; o respeito ao direito constitucional à propriedade, aos meios legítimos de produção, sem permitir o esbulho, as depredações e os vandalismos praticados por grupos fora da legalidade que se arvoram em representantes autênticos de "movimentos sociais"; o incentivo ao verdadeiro sindicalismo, aos sindicatos e centrais independentes, defensores dos reais interesses das categorias profissionais, e não do peleguismo chapa-branca, subsidiado com polpudos recursos lhes repassados compulsoriamente pelos que trabalham, assim como as fartas verbas públicas calam e compram a cumplicidade dos que já tiveram a coragem cívica dos caras-pintadas; o combate ao descarado tráfico de influência, praticado até por políticos com mandato cassado que obtêm consultorias milionárias para negócios com estatais, que os tornam figuras badaladas do jet set internacional; o combate à prática das chantagens, dos falsos dossiês; a valorização do conteúdo das palavras, com a abolição do já arraigado costume do "dito pelo não dito" no espaço público-político; o rubor na face ante as evidências flagrantes e exuberantes das falcatruas, ou a vergonha na cara, que impeça o cinismo de se tornar o indício maior de talento na articulação política e na comunicação marqueteira; a exigência de que as empresas respeitem efetivamente os direitos do consumidor, especialmente naquilo que se refere a seu bem mais precioso - que é sua saúde e sua vida -, e, da mesma forma, as entidades governamentais respeitem os cidadãos-contribuintes, cuja parcela substancial de esforço de trabalho as sustenta; a revitalização de conceitos que pretenderam, nos últimos anos, jogar na lata do lixo da obsolescência, tais como o da lisura, o dos princípios, o dos escrúpulos, o do patriotismo, o da liberdade, o do caráter, o do brio, o da honra.
Sim, neste sábado pode estar começando no Brasil o processo de recuperação da honra ao mérito.

-Jornalista, Advogado, Escritor, Administrador de Empresas e Pintor.