terça-feira, janeiro 19, 2010

AUGUSTO NUNES

VEJA ON-LINE

Os gigolôs de terremoto

19 de janeiro de 2010

Até terremoto tem seu lado bom, imaginaram os alquimistas do Planalto no dia em que o Haiti acabou. Desde 2004 no comando da força de paz da ONU, ferido pela morte de Zilda Arns, de um diplomata e de 17 soldados, o Brasil conseguira com a tragédia o trunfo que faltava para assumir, livre de concorrentes, a condução das operações internacionais destinadas a ressuscitar o país em frangalhos. E então tomou forma a má ideia: que tal aproveitar a favorável conjunção dos astros para fazer do Haiti um protetorado da potência regional que Lula criou?

Eufóricos com a própria inventividade, os estrategistas federais transformaram o velório de Zilda Arns em comício e escalaram Gilberto Carvalho para o lançamento, à beira do caixão, do novo projeto nacional. A frase de abertura surpreendeu os parceiros de roda de conversa: ”O Brasil perdeu uma grande militante e ganhou uma grande padroeira”. Alheio ao espanto provocado pela demissão de Nossa Senhora Aparecida, substituída sem anestesia pela fundadora da Pastoral da Criança, o secretário particular do presidente foi ao que interessava: “Devemos adotar o Haiti a partir de agora. Temos até uma mártir lá”.

”Vou me empenhar para que Zilda Arns ganhe o Prêmio Nobel da Paz”, emendou Lula na roda ao lado. Expressamente proibida pelos organizadores do Nobel, a premiação póstuma foi autorizada uma única vez, para atender a circunstâncias excepcionais. Em 1961, o estadista sueco Dag Hammarskjöld, secretário-geral da ONU por muitos anos, já estava escolhido quando, às vésperas do anúncio formal, morreu num acidente aéreo.

Enquanto Lula lançava candidaturas sem chances em cerimônias fúnebres, Nelson Jobim e Celso Amorim articulavam o movimento de resistência à invasão do Haiti por soldados e médicos americanos, armados de remédios, alimentos e equipamentos de socorro. A coleção de fiascos começou com a tentativa de retomar o controle do aeroporto da capital. Quando preparava a contra-ofensiva, Jobim soube que os ianques estavam lá a pedido do governo haitiano.

Se fosse menos primitivo, o Brasil teria aproveitado a vigorosa entrada em cena dos EUA para associar-se à única superpotência do planeta e aprender o que não sabe. No pós-guerra, por exemplo, os americanos organizaram a reconstrução do Japão e da Alemanha. O Brasil não consegue lidar sequer com enchentes de médio porte e é um país ainda em construção. Mas Lula acha que está pronto. E o governo desoladoramente jeca preferiu disputar com os americanos o papel de protagonista.

Passada uma semana, só conseguiu ficar ainda mais longe da vaga no Conselho de Segurança da ONU. É o que atesta o resumo da ópera publicado neste 19 de janeiro pelo jornal espanholVanguardia, editado em Barcelona. “O terremoto ocorrido há uma semana desnudou a incapacidade da Organização das Nações Unidas para fazer frente a um desastre de tais dimensões. A onerosa missão dos 8.300 capacetes azuis não serviu para nada no momento de enfrentar a emergência e organizar a ajuda aos haitianos. O Brasil, que tem aspirações ao status de potência regional latino-americana, mostrou-se, como coordenador das forças da ONU, incapacidade e falta de liderança”.

Nesta terça-feira, enquanto os haitianos imploravam pela salvação que teima em demorar, Celso Amorim continuava implorando por conversas com Hillary Clinton. Enquanto soldados brasileiros lutavam pelos flagelados, Nelson Jobim lutava para prolongar por cinco anos a permanência no Haiti das tropas que visita quando lhe convém.

Tanto os brasileiros que morreram em combate quanto os que continuam no Haiti merecem admiração e respeito. São heróis. Políticos que ignoram o pesadelo inverossímil para concentrar-se em disputas mesquinhas merecem desprezo. São gigolôs de terremoto.

PT :VAGABUNDOS E CORRUPTOS

MÔNICA BERGAMO

Contra o relógio

FOLHA DE SÃO PAULO - 19/01/10



As escolas de samba de SP tentam descascar um abacaxi. A menos de um mês do Carnaval, ainda não sabem quem serão os jurados dos desfiles. É que algumas agremiações, como a Mancha Verde, querem renovação quase total do quadro. Outras querem fazer como todos os anos -trocar apenas um ou outro desafeto.

A maior polêmica é sobre como prospectar os novos jurados -que passam por um treinamento para assumir o posto. Uma das ideias é recrutar estudantes universitários de cursos como artes e história.

HARMONIA, NOTA 5 O assunto é mais um dos que têm causado conflito entre a Liga das Escolas de Samba (com Mocidade Alegre, X-9 etc.) e a Superliga, dissidência formada há dois anos (com Gaviões da Fiel, Vai-Vai etc.). Elas desfilam e disputam juntas, mas até os sambas-enredo foram lançados em CDs e DVDs diferentes.

FESTA NA AVENIDA E a escola de samba campeã do Carnaval de São Paulo fará a festa de comemoração no próprio sambódromo, logo depois da apuração, na terça-feira da folia. Segundo a Liga, muitas escolas não têm estrutura para receber com segurança as cerca de 10 mil pessoas que se reúnem nesse tipo de festa.

IPTU DA PISTA Ex-proprietários de terrenos em Guarulhos onde hoje está construído o aeroporto internacional quase caíram de costas -receberam carnês com cobrança de IPTU da área, desapropriada há décadas. A prefeitura de Guarulhos diz que foi um "erro de sistema". E cancelou a cobrança.

AS BOAS DE MEIRELLES O filme "Xingu", nova produção da O2 Filmes, de Fernando Meirelles, será rodado entre junho e agosto deste ano. O longa, sobre os irmãos Villas Bôas, será dirigido por Cao Hamburger. "Em 2011, o Parque Indígena do Xingu faz 50 anos e será nossa homenagem aos irmãos que o criaram", diz Meirelles.

ALVINEGRO Pedido do DJ colombiano Erick Morillo à produção da feira de música eletrônica Rio Music Conference, que acontece em fevereiro, na capital fluminense: circular a bordo de uma "Mercedes branca conduzida por um motorista negro, de preferência com menos de 40 anos de idade".

DE QUADRO E CUIA A galeria Emma Thomas, na rua Augusta, está de mudança. Em abril, ela se instala em um galpão no bairro de Campos Elíseos, junto com a galeria Baró. Antes, no próximo dia 21, inaugura, na sede atual, a exposição "Hopes and Dreams", de Marcio Simnch.

MICHELANGELO NO ES O Palácio Anchieta, sede do governo do Espírito Santo, vai abrigar em março uma exposição de Michelangelo. Na mostra, serão exibidas 38 peças e seis desenhos originais.

NÓRDICOS O design da Finlândia é o tema da mostra que o Instituto Tomie Ohtake inaugura em março, com organização do museu de Helsinque. Serão expostas mais de 200 peças, entre mobiliário, tecidos e vidros, de designers consagrados e contemporâneos do país.

CADARÇO Alexandre Birman vai abrir, em março, a primeira loja da grife de sapatos que leva seu nome. Será na rua Oscar Freire, na quadra entre a Bela Cintra e a Haddock Lobo.

SPFW

"Só não vem com nome difícil" Antes do desfile de Fause Haten na São Paulo Fashion Week, no domingo, uma produtora escolhe modelos para o programa de entrevistas da top Fernanda Tavares na Fashion TV. "Só não me vem com sobrenome difícil porque a gente erra e é o maior mico", diz a modelo.


Minutos antes, o prefeito Gilberto Kassab assiste com um sobrinho ao desfile da Osklen e comenta os microshorts e calças saruel usados pelos modelos masculinos. "Eu não usaria. É uma moda pra jovens. Tudo tem seu tempo", diz. Kassab não desperta grande atenção da imprensa de moda. "Fazem ele parar aqui e não perguntam nada", queixa-se Graça Cabral, diretora institucional da SPFW.


Mais barulho causava o cantor Dinho Ouro Preto após período de recolhimento desde que sofreu traumatismo craniano ao cair do palco no ano passado. Uma jovem da organização do desfile da Cavalera, na Galeria do Rock, estava destacada só para guardar a cadeira dele. "Eu tô na função de sentar o Dinho", diz a uma convidada que pedia ajuda para se sentar e reclama: "As pessoas colocam a bolsa em cima do banco e falam que está reservado. E já pegaram todos os brindes".


Dinho falava sobre a recuperação: "Ainda não tenho força muscular para cantar, mas em março coloco voz num CD e quero fazer shows". No mesmo desfile, jovens de visual rasta e emo dividiam espaço com os modelos -eram profissionais da Galeria do Rock. Ganharam cachê? "Claro. Mas de modelo C [em torno de R$ 500]", diz Turco Loco, dono da marca.


Entre os desfiles, celebridades comentam com poucas palavras o tema desta SPFW, "convergência de linguagens". Raí, ex-jogador: "Achei muito interessante. O evento ganhou muita importância e gera discussão". Qual? "Eu estava viajando e não consegui acompanhar muito, mas espero me atualizar durante a semana."

Após o desfile da Colcci, a top Alessandra Ambrosio diz entender o fato de o ator Cauã Reymond ter provocado mais aplausos e gritinhos do que ela. "É inevitável. Se a Anna Wintour [editora da "Vogue" americana] botou uma atriz na capa da revista, a gente tem que seguir a tendência. Estamos num mundo de celebridades."

CURTO-CIRCUITO A MOSTRA "Léxico", de Angela Detanico e Rafael Lain, será inaugurada hoje, às 20h, na galeria Vermelho. DADO SALEM e Viktor D. Salis autografam o livro "As Orelhas do Rei Midas" hoje, às 19h, na Livraria Cultura da av. Paulista. O PORTAL internacional de tendências de moda WGSN promove seminário amanhã, às 9h, no shopping Iguatemi. AS MARCAS Agilità, Jolie Jolie, Guaraná Brasil, Tempo 4, Skillpy, Marília Capisani, Lix, Maria Quitéria, SIS e Dialetto lançam suas coleções de inverno até o dia 30 no Galpão 8.

BENJAMIN STEINBRUCH

Solidariedade

FOLHA DE SÃO PAULO - 19/01/10


Como o Haiti, há inúmeros países, principalmente na África, incapazes de sair da pobreza sem ajuda externa

TRAGÉDIAS como a do Haiti são sempre chocantes. Além do horror das mortes, há sempre uma sensação de impotência, por não se poder atribuir culpa a ninguém pelo desastre, a não ser à fúria da natureza.
Mas o terremoto da semana passada, que destruiu Porto Príncipe, foi particularmente chocante para o Brasil. Entre milhares de mortos, estavam pelo menos 16 brasileiros, 14 soldados das forças de paz da ONU, o diplomata Luiz Carlos Costa e a admirada médica Zilda Arns.
Por conta da missão de paz, os vínculos entre brasileiros e haitianos tornaram-se estreitos nos últimos anos. Desde 2004, as Forças Armadas brasileiras prestam serviços a esse país, para garantir ordem pública e estabilidade política. No início, os soldados foram vistos com desconfiança. Aos poucos, passaram a ser respeitados pela população. Além de impedir desordens urbanas e fazer a segurança, eles desenvolvem atividades sociais que beneficiam o povo. Entre os 1.200 militares que permanecem no Haiti há muitos engenheiros, médicos e dentistas, profissionais escassos por lá.
Haiti é um país praticamente sem Estado, sem fornecimento contínuo de energia elétrica, sem sistema de transportes e até sem Corpo de Bombeiros. Dos 10 milhões de habitantes, quase 5 milhões são analfabetos. A expectativa de vida é de 60 anos, a renda per capita alcança apenas US$ 1.300 e 25% do PIB advêm de remessas de haitianos que vivem no exterior.
O Haiti já foi próspero, num período em que tinha boas receitas com exportações de açúcar e café.
Desde a independência da França, em 1804, ficou de certa forma à margem da comunidade internacional. No século 20, o país foi dominado por uma série de governos autoritários, como a ditadura dos Duvalier, que terminou em 1988, sem nenhuma preocupação com o desenvolvimento econômico e social. Isso provocou conflitos, guerras civis e várias intervenções internacionais, sendo a última esta que se prolonga até hoje, com tropas da ONU lideradas pelo Brasil.
Se antes do terremoto o Haiti já precisava de ajuda, agora, precisa de socorro. Na semana passada, felizmente, começava a se desenhar uma megaoperação de ajuda.
Tudo isso é oportunidade para reflexão sobre a miséria em pleno século 21. Como o Haiti, há inúmeros países, principalmente na África, incapazes de sair de sua pobreza secular sem ajuda externa, que nem sempre significa esmola. Em muitos casos, trata-se de solidariedade econômica. Quando os países ricos mantêm bilionários programas de subsídios agrícolas, dando a seus produtores uma falsa competitividade, não prejudicam apenas emergentes como o Brasil. Países paupérrimos da África, como Mali, Chade, Benin e Burkina, perdem milhões de dólares em exportação por conta da queda de preços do algodão.
A consequência do subsídio, portanto, é desemprego e fome na África. Quando os países ricos barram, sem piedade e muitas vezes com violência, a entrada de migrantes nas fronteiras, estão fazendo protecionismo e condenando trabalhadores estrangeiros à fome. Quando praticam protecionismo tarifário, também estão impedindo a ascensão de economias e a criação de empregos em pequenos países.
Com a crise que abalou os países desenvolvidos a partir de 2008, certamente ficou mais difícil caminhar para uma economia mundial mais solidária. Muito em breve, porém, essa discussão terá de entrar na agenda.

GOSTOSA

VINICIUS TORRES FREIRE

Risco de indigestão

FOLHA DE SÃO PAULO - 19/01/10


Previsão de alta de 6% do PIB em 2010 se torna comum, assim como a de desequilíbrio econômico maior até 2011

O BRASIL das decisões políticas e econômicas vive sua letargia de meio de verão, que este ano deve ser mais extensa, como ocorre habitualmente em anos de Carnaval precoce. A partir de julho, haverá quase apenas campanha eleitoral; no mínimo, a máquina de decretos e MPs do governo estará atada pela legislação. O governo Lula, pois, deve ter apenas mais três meses de ativismo. No resto do ano, na segunda metade de 2010, terá tempo apenas de aprovar o que terá colocado no Congresso no primeiro semestre, se tanto.
Há imensos restos a resolver de 2009. O projeto das leis do petróleo, do pré-sal, que causou tanto tumulto, está mal parado. Lula ainda quererá mandar ao Congresso sua "consolidação das leis sociais", "CLS", a tempo pelo menos de utilizar o mote na campanha, "saio do governo, mas entro na história". Algo do gênero "venha o governo que vier, ninguém mais neste país vai tirar os direitos do povo pobre".
Haverá projetos menos "pop", mas trabalhosos e importantes, como a criação de uma instituição garantidora de empréstimos para empresas. Trata-se do fundão avalista, majoritariamente estatal, com o qual o governo pretende baratear os financiamentos sem que precise exagerar na capitalização dos bancos estatais. Planos de desoneração de impostos ficam na prancheta.
De mais importante, de resto, o governo precisa arrumar dinheiro e resolver enroscos administrativos para fazer andar com mais rapidez o programa "Minha Casa, Minha Vida". Fora do radar de debates dos "formadores de opinião", o programa é um sucesso na boca do povo, embora não do povo mais pobre, o que precisa de subsídio quase integral para comprar uma casa e espera ansioso ver resultados concretos do programa. Até agora, o "Minha Casa, Minha Vida" funciona mais onde há mais mercado, onde há mais gente com renda para adquirir sua moradia, a classe "C+", digamos. O governo sabe disso e está preocupado em azeitar o programa para os sem-renda. Faltam terrenos ainda, faltam projetos e muita vez falta empresa disposta a fazer as casas nos preços estipulados no início do projeto.
No mais, a entidade governamental mais ativa no ano será o Banco Central. Pode ficar de fato ativa mais cedo do que se previa. Os melhores analistas de curto prazo da economia brasileira acreditam agora em crescimento de 6% do PIB neste ano. Menos que isso apenas em caso de tremores na economia mundial.
Quais? Problemas na China (crescer menos, ter bolhas). Na Europa, onde a recuperação balança de novo. Afora isso, o Brasil cresce bem. Cresce o deficit externo -as projeções para o saldo da balança comercial começam a se aproximar de zero. Duvida-se que o governo ponha suas contas em ordem. A inflação ainda é um mistério, pois ainda é preciso saber o que será do dólar, da suposta baixa da inércia (dada a deflação no atacado em 2009), dos salários etc. Mas já está num patamar que deixa o Banco Central inquieto. Vai ser difícil que se notem os problemas, pois, num ano de crescimento bom, de Copa e de tumulto eleitoral. Mas, dados alguns desequilíbrios crescentes, parece que a economia chegará com sinais de indigestão no final de 2010.

PAUL KRUGMAN

O que não aconteceu


O Estado de S. Paulo - 19/01/2010

Ultimamente, muitas pessoas passaram a criticar a estratégia política do governo Obama. Em geral, parecem convencidas de que o presidente Barack Obama tentou fazer coisas demais - principalmente, que ele deveria ter deixado de lado a reforma da saúde para se concentrar na questão da economia.

Discordo. Os problemas do governo Obama não são a consequência de uma excessiva ambição, mas de uma estratégia política e de avaliações políticas equivocadas. O estímulo foi limitado demais; as medidas adotadas no setor bancário não foram suficientemente rigorosas; e Obama não fez como Ronald Reagan, que também se deparou com uma situação econômica difícil, no início de sua administração, e tratou de proteger-se das críticas usando uma justificativa que responsabilizava os governos anteriores.

Quanto ao estímulo, seguramente ajudou. Sem ele, o desemprego seria muito maior do que é. Mas o programa do governo claramente não teve alcance suficiente para produzir o aumento do emprego em 2009.

Por que o estímulo ficou aquém do que deveria ser? Vários economistas (como eu) pediam um estímulo substancialmente maior do que aquele que o governo acabou propondo. Entretanto, segundo Ryan Lizza, da " The New Yorker", em dezembro de 2008 os principais assessores econômicos e políticos de Obama concluíram que um estímulo maior não seria necessário do ponto de vista econômico nem factível do ponto de vista político.

Talvez seu julgamento político tenha sido incorreto, talvez não; obviamente seu julgamento econômico foi. Contudo, o que quer que tenha levado a este julgamento não foi a falta de uma preocupação maior com esta questão: no final de 2008 e no início de 2009, a equipe de Obama só estava concentrada praticamente nisso. O governo não estava distraído; estava apenas equivocado.

Podemos dizer o mesmo a respeito das medidas adotadas em relação aos bancos. Alguns economistas defendem a decisão do governo de não adotar uma linha mais dura com estas instituições, argumentando que elas estão começando a lucrar e a se recuperar. Mas o tratamento mais brando usado com o setor financeiro fez com que o poder das mesmas instituições que provocaram a crise se fortalecesse, mesmo que deixasse de retomar os empréstimos: os bancos que receberam a ajuda estão reduzindo, e não aumentando suas carteiras de empréstimos. E teve consequências políticas desastrosas: o governo se colocou do lado errado da ira popular contra as operações de salvamento e o pagamento das bonificações.

Finalmente, quanto à justificativa, é instrutivo comparar a postura retórica de Obama na área econômica com a de Ronald Reagan. Agora as pessoas muitas vezes esquecem, mas na realidade o desemprego subiu vertiginosamente depois do corte dos impostos de Reagan, em 1981. Entretanto, Reagan tinha a resposta pronta para os críticos: o que estava dando errado era o resultado da estratégia errada adotada no passado. Na realidade, ele passou os primeiros anos de seu governo competindo contra Jimmy Carter.

Obama poderia ter feito o mesmo - com mais justiça, eu diria. Poderia ter apontado que os constantes problemas econômicos dos EUA são o resultado de uma crise financeira que foi se avolumando no governo Bush, e que, pelo menos em parte, foram decorrentes da recusa do governo Bush de regular o setor bancário.

Mas ele não fez nada disso. Talvez ainda sonhe em acabar com as divisões partidárias; talvez ele tema a ira dos gurus que consideram uma atitude grosseira culpar o predecessor pelos problemas atuais - quando o presidente é democrata. Qualquer que seja a razão, Obama permitiu que o público esquecesse, rapidamente,, que os problemas da economia não começaram sob a sua guarda.

Portanto, onde se enquadram as queixas de que sua agenda é muito ampla? Será que o governo poderia fazer uma correção da política econômica na metade do curso se não estivesse travando as batalhas da reforma do sistema de saúde? Provavelmente não. Um dos argumentos fundamentais dos que pressionam por um programa de estímulo maior é que não haverá uma segunda chance: se o desemprego continuar elevado, advertiram, as pessoas concluirão que o estímulo não funciona, e não que precisávamos de uma dose maior. E foi o que ficou comprovado.

Além disso, é importante lembrar a importância da reforma do sistema de saúde para a base democrata. Alguns ativistas ficaram decepcionados com os compromissos assumidos para que a legislação fosse aprovada no Senado - mas teriam ficado ainda mais desiludidos se os democratas tivessem simplesmente desistido desta questão.

Além disso, os políticos devem se preocupar com outras coisas e não apenas em ganhar eleições. Mesmo que a reforma do sistema de saúde perca votos democratas (o que é inquestionável), é a coisa certa a fazer.

E o que vem a seguir? A esta altura, Obama provavelmente não poderá fazer muito para a criação de empregos. Mas pode pressionar para a aprovação da reforma financeira, e procurar colocar-se do lado certo da ira do público mostrando os republicanos como inimigos da reforma - o que são de fato.

E ao mesmo tempo, os democratas precisam fazer tudo o que for preciso para elaborar um projeto de lei sobre o sistema de saúde. A aprovação deste projeto não será sua salvação política - mas a não aprovação de um projeto seguramente será sua condenação política.

GOSTOSA

CELSO MING

As novas bolhas


O Estado de S. Paulo - 19/01/2010

Por toda a parte espocam advertências de que a economia mundial está produzindo novas e perigosas bolhas de ativos. Desta vez, não é mais o esticão nos preços dos imóveis e os empréstimos hipotecários que despertam preocupações. O suspeito da hora é a disparada das commodities, especialmente das matérias-primas metálicas. Mas há quem meta nesse mesmo saco o mercado de ações.

O gráfico mostra o comportamento de um dos principais índices medidores dos preços das commodities, o Commodities Research Bureau (CRB), que avançou 28,4% no período de 12 meses terminado em 15 de janeiro.

Como acontece em todos os acidentes da aviação, está errado atribuir essa alta a apenas um fator isolado. É sempre um conjunto deles. Tem a ver com o bom desempenho das economias emergentes, especialmente a da China, e, também, com a recuperação dos negócios nas economias dos países ricos. Sugerem, ainda, a volta da formação de estoques que haviam caído com a crise e o estancamento do crédito. Mas o principal fator por trás do avanço dos preços das commodities é a existência de uma enorme liquidez global. Essa liquidez é o resultado da atuação de tesouros nacionais e bancos centrais durante a crise, que, conjuntamente, devem ter injetado alguma coisa próxima dos US$ 10 trilhões, com o objetivo de impedir a prostração da economia mundial numa provável depressão.

Há plena consciência de que, mais cedo ou mais tarde, tesouros e bancos centrais terão de trazer essa dinheirama de volta para casa. Se é verdade que a origem da crise de 2008 foi o excesso de moeda emitida pelo Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos), deixar que esses US$ 10 trilhões extras girem pelos mercados e inflem novas bolhas de ativos implica deixar que se forme uma crise ainda pior mais à frente. Essa é a razão pela qual os presidentes dos grandes bancos centrais aproveitam toda a ocasião que têm para avisar que, daqui a pouco, irão começar a operação de enxugamento da liquidez também conhecida por "estratégia de saída".

O problema é que ninguém consegue enxergar como isso poderá acontecer sem colocar em risco a recuperação da atividade econômica ainda frágil.

O desemprego continua aumentando nos países ricos. A União Europeia enfrenta não apenas o crescimento do déficit orçamentário da maioria dos seus membros, mas, também, o vencimento do prazo de ajuda ao desemprego. A Alemanha tem 6 milhões de trabalhadores contemplados com subsídios do emprego de jornada reduzida (kurzarbeit) cujos contratos vencem, na sua maioria, em março e abril.

É essa síndrome que leva alguns economistas (entre eles, Nouriel Roubini, que previu a crise) a advertir que a atual recuperação despencará numa forte recessão a ser revertida mais adiante. É o que, segundo eles, desenhará nos gráficos a linha em formato de W, que provocaria um montão de mortos e feridos antes que a última perna do W se pusesse novamente de pé.

Se o quadro de recaída de fato se confirmar, ficará também inviabilizado qualquer programa de enxugamento de liquidez pelos bancos centrais. E aí será preciso ver até que ponto os próprios bancos centrais conseguirão evitar a formação das tais novas bolhas de ativos.

Confira

Surpreendentemente alto - O rombo da balança comercial nas primeiras semanas do ano ficou perto de US$ 1 bilhão. E não foram as exportações que caíram (elas subiram 6,2%). Foram as importações que cresceram ainda mais (13,5%).

RAYMUNDO COSTA

Território demarcado


Valor Econômico - 19/01/2010

Os palanques do tucano José Serra e da petista Dilma Rousseff começam a ganhar forma no eixo São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, no qual se concentra quase 50% do eleitorado nacional. Com destaque para Minas: na terra do "pós Lula", o embate nacional entre PT e PSDB é o que dá o tom dos arranjos pré-eleitoral e pode até levar o governador Aécio Neves a compor a chapa do tucano José Serra como candidato a vice-presidente.

Em mais de uma ocasião, Aécio disse que não cogita a hipótese de ser vice de Serra, chapa que teme ser carregada de soberba. Mas daí a dizer que o governador mineiro vai cruzar os braços na campanha de Serra, há uma grande distância. "É preciso acabar com esse negócio de que o Aécio vai entregar Minas de mão beijada para seus adversários", diz o presidente do PPS, Roberto Freire, aliado do PSDB na disputa presidencial. No quadro que se desenha em Minas, a sucessão estadual passa pela disputa nacional entre governo e oposição.

As opções do presidente Lula em Minas são PT e PMDB. Nenhuma das hipóteses em cogitação na campanha da ministra Dilma Rousseff passa por Aécio Neves, durante muito tempo incensado no Palácio do Planalto numa tentativa de criar ou ampliar desavenças no PSDB - é isso o que faz o ex-ministro José Dirceu quando afirma que Minas Gerais jamais perdoará Serra por não ceder a vez de candidato ao governador mineiro, como fez em 2006 relação a Geraldo Alckmin.

A força de Aécio é Minas. O governador é um nome nacional porque é forte em Minas Gerais. O fato de carregar o sobrenome Neves é um charme a mais na composição biográfica de uma futura candidatura a presidente. E para continuar sendo forte em Minas ele precisa eleger o próximo governador do Estado - o vice-governador Antônio Anastasia, um gestor de biografia densa e reconhecida, mas ainda virgem em campanhas eleitorais. Certamente não é com o PT que Aécio conta para eleger Anastasia e manter a fortaleza mineira.

A tentativa de formatar uma aliança PT-PSDB, empreitada a que Aécio se dedicou em 2008, fracassou na eleição para Prefeitura de Belo Horizonte. Marcio Lacerda (PSB), o candidato apoiado por Aécio e por Fernando Pimentel, então prefeito petista da cidade, ganhou a disputa mas por pouco não soçobrou no primeiro turno. Entre outros motivos, segundo avaliação feita hoje, porque Aécio não pode se empenhar na campanha tanto quanto havia planejado: o PT vetou a coligação formal com o PSDB em Minas, num enunciado claro de que aceitava a aliança desde que ela fosse restrita ao plano local e que, em termos nacionais, tucano era tucano, PT era PT. Fosse outra a decisão da cúpula petista e talvez Aécio pudesse ter entrado em outras condições na disputa interna do PSDB para a escolha do candidato do partido a presidente.

Na eleição de Marcio Lacerda, também um neófito na política, Aécio exercia a governança; agora, terá de ajudar Anastasia fora do cargo, pois deve deixar o Palácio da Liberdade no início de abril. Em princípio, para concorrer ao Senado. Mas como Aécio costuma dizer que "irreversível" é só a morte, ele dispõe ainda de outras possibilidades para outubro, muito embora tenha renunciado à candidatura presidencial no fim de 2009.

Na lógica natural da política é mais fácil o candidato a governador puxar votos para o candidato a senador que o contrário. Mas Aécio tem uma aprovação "lulista" em Minas Gerais. Há municípios em que supera os 80%, nas pesquisas. Seja como for, ele joga com o tempo a seu favor. Se precisa deixar o cargo no início de abril, tem até o fim de junho próximo para decidir o que for mais conveniente para ele: vice de Serra, se isso ajudar na eleição de Anastasia; senador, como está previsto ou até presidente, se houver uma hoje improvável reviravolta na política em curso.

Aécio precisa de Serra tanto quanto Serra de Aécio. Anima a oposição o fato de o governador demarcar terreno em relação a Lula e ao PT. Após uma conversa ontem com o presidente do DEM, Rodrigo Maia, Aécio fez questão de deixar "absolutamente claro" que está no campo da oposição. Hoje Lula e a ministra Dilma estarão em Juiz de Fora. O governador de Minas não irá. Alegou que o convite chegou tarde e ele já havia agendado outros compromissos para a data. Numa política como a mineira, feita de gestos, Aécio sinaliza um rumo a seus correligionários. Nada pessoal.

Raymundo Costa é repórter especial de Política, em Brasília. Escreve às terças-feiras

JAPA GOSTOSA

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO

Venda de imóveis residenciais deve crescer em 2009


Folha de S. Paulo - 19/01/2010

Após um ano de altos e baixos, com o susto da crise e uma retomada nos últimos meses, o mercado de imóveis residenciais novos está perto de fechar 2009 com vendas superiores às de 2008 na cidade de São Paulo, segundo estimativas do Secovi-SP (sindicato da habitação).
Em lançamentos, porém, o número de 2009 ainda deve ficar um pouco abaixo do registrado no ano anterior.
"Começamos 2009 com impressão de que o mundo havia acabado, mas a realidade não se mostrou tão negativa no Brasil. O ano foi ruim até abril, depois melhorou e vamos superar nossas expectativas pessimistas", diz o economista-chefe do sindicato, Celso Petrucci.
Em lançamentos, a entidade esperava 25 mil unidades para 2009, e deve fechar o ano com 29 mil. Os lançamentos acumulados de janeiro a novembro atingiram 23.997 unidades, número 24,6% inferior ao registrado no mesmo período de 2008, com 31.812 unidades.
Em vendas, a estimativa era de 28 mil, mas agora a previsão passa de 32 mil unidades. Os números de dezembro ainda não foram fechados.
Em novembro do ano passado, o mercado de vendas cresceu quase 50% ante o mesmo mês de 2008. Foram registradas vendas de 2.611 unidades, ante os 1.760 imóveis comercializados em novembro de 2008. Os dados serão divulgados hoje pelo Secovi-SP.
O número, porém, não alcançou o patamar de novembro de 2007, que superava 3.000 unidades, quando o mercado estava fortemente aquecido. A recuperação começou em setembro último, quando o nível de vendas quase dobrou ante setembro de 2008, mês da quebra do Lehman Brothers, que aprofundou a crise mundialmente.
Para Petrucci, os lançamentos serão modestos se comparados com 2008. "Mas é bom lembrar que 2007 e até agosto de 2008 foram períodos excelentes." A perspectiva para este ano é boa, impulsionada pelas vendas para a baixa renda, devido ao programa Minha Casa, Minha Vida. "Esperamos alta de 10% a 15%, tanto em lançamentos quanto em vendas."

DE OLHOS BEM FECHADOS
A China planeja retirar o filme "Avatar" da maioria dos cinemas, diz o diário de Hong Kong "Maçã" -o 2º maior da região.
Apesar das longas filas de espera, o governo reclama que a produção americana tem roubado mercado dos filmes domésticos. O governo chinês teme ainda, segundo o jornal, que a população associe a situação dos nativos do filme (os "na'vi"), que são despejados de seu habitat, aos despejos em massa no país para a construção de empreendimentos. Segundo o diário, o governo instruiu boa parte dos cinemas a pararem de exibir o filme no dia 23. Pequim teme que o filme possa incitar revolta e violência.

EMPREGO 1
O Supremo Tribunal Federal publicou, em dezembro, decisão que beneficiou 970 funcionários da Sabesp que estavam com o emprego ameaçado. Os trabalhadores ingressaram na companhia entre 1988 e 1990, quando o concurso público ainda não era obrigatório -mas, no ano passado, a Justiça do Trabalho determinara a dispensa desses funcionários.

EMPREGO 2
A decisão favorável aos trabalhadores da Sabesp pode ter repercussão em outros casos de funcionários de empresas que se encontram na mesma situação.

ÂNCORA
A Santos Brasil, que investiu nos últimos dois anos R$ 285 milhões para aumentar a capacidade de movimentação do Tecon Santos, no porto de Santos, inaugura hoje novo terminal, o T4, que amplia em 20% a área do Tecon.

PESQUISA VERDE
Na sexta, o presidente Lula e o ministro Sergio Rezende (Ciência e Tecnologia) irão inaugurar, em Campinas (SP), o Centro de Ciência e Tecnologia do Bioetanol. O instituto será dedicado a impulsionar o Brasil na corrida pelo álcool de segunda geração (a partir da palha de cana, por exemplo) -hoje, liderada pelos EUA.

GUARDA-ROUPA 1
Milton Cardoso, presidente da Abicalçados, disse que em 2011 a Couromoda será realizada simultaneamente à SP-à-porter.

GUARDA-ROUPA 2
A exemplo do que aconteceu na última edição da Fashion Rio, em que um espaço reunindo grifes e polos de moda acompanhou o calendário de desfiles, a expectativa do executivo da Abicalçados é conseguir fechar negócios em duas frentes: uma de calçados e acessórios e outra de roupas.

EDITORIAL - O GLOBO

Ideia fixa


O Globo - 19/01/2010

No primeiro mandato de Lula, houve dois atentados frustrados contra a liberdade de expressão e, em particular, a de imprensa, direitos da sociedade inscritos na Constituição. Foram eles a proposta, maquinada no Ministério da Cultura, de uma agência (Ancinav) destinada a controlar a produção audiovisual do país, e a criação de um órgão paraestatal, o Conselho Federal de Jornalismo, idealizado com o objetivo de patrulhar as redações da imprensa profissional e independente.

Agora, no final do segundo mandato, e, talvez não por coincidência, às portas da campanha eleitoral, a ideia fixa de grupos do governo de acabar com a liberdade de imprensa volta a se manifestar. Depois do contrabando liberticida incluído no “programa de direitos humanos”, e da Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), virá mais uma investida antidemocrática, contra a imprensa, como noticiado domingo pelo jornal “O Estado de S. Paulo”. Trata-se da 2ª Conferência Nacional de Cultura, agendada para março.

Este encontro, assim como o de comunicação, usa o mesmo kit aplicado, por exemplo, na Argentina, importado originalmente da Venezuela, para dar tinturas de legitimidade a propostas autoritárias de controle da mídia: fazem-se inúmeras reuniões regionais para que a militância discuta propostas. Tudo encenação, pois apenas um lado é ouvido. Na Argentina, a manobra foi executada na formulação da Lei de Meios, sob medida para debilitar os dois maiores grupos independentes de comunicação do país, o “Clarín” e “La Nación”. Aprovada por um Congresso controlado pelos Kirchner, a lei já foi em parte revogada pela Justiça, por inconstitucional.

E o novo Congresso, de oposição, deverá pulverizá-la de vez.

Os mesmos alquimistas do autoritarismo que destilaram a Ancinav, no governo passado, atacam agora pelo método do assembleísmo militante. E novamente reaparecem chavões como “o controle social ” dos meios de comunicação, ataques ao “monopólio” no setor —, embora haja nele vários grupos em intensa competição. Também como no “programa de direitos humanos”, usa-se o macete da “transversalidade” para permitir que, na formulação de uma política de cultura, se trate de censura à imprensa.

A sucessão de investidas contra as liberdades, originadas no governo Lula, faz lembrar o quão amplo foi o arco da aliança política que lutou contra a ditadura. Nela também havia grupos autoritários de esquerda, não democráticos, que apenas queriam substituir uma ditadura por outra. Usavam a luta pela redemocratização como tática, contra um inimigo comum. São partidários dessa visão ideológica que, atuantes no Executivo, forçam o governo a assumir propostas inaceitáveis.

E Lula, pelo visto interessado em obter dividendos eleitorais dessas facções, nada faz para contê-las.

"ESTRUPIOU"

COLABORAÇÃO ENVIADA POR JAMIR.VEJA O BLOG

FERNANDO DE BARROS E SILVA

No coração das trevas

FOLHA DE SÃO PAULO - 19/01/10

SÃO PAULO - Centenas de homens disputam sacos de comida entre os escombros; a polícia, com nove guardas, tenta contê-los, em vão; um dos saqueadores cai no chão, atingido por um tiro na nuca, disparado por um policial; enquanto agoniza, outro homem lhe toma a carteira do bolso. A cena em Porto Príncipe foi registrada e relatada ontem na Folha pelo repórter-fotográfico Caio Guatelli.
O jornal "O Globo" reproduziu outras duas imagens de um linchamento na capital do Haiti. Na primeira, um homem nu e com os pés amarrados é espancado a pauladas, cena observada por uma criança; na segunda foto, vemos apenas suas pernas, enquanto o resto do corpo, coberto por dejetos, arde ainda vivo sob a fogueira improvisada na rua.
Estamos no estado de natureza hobbesiano -da guerra de todos contra todos. O que mais estarrece no Haiti é a falência total do Estado, a ausência de qualquer serviço público para socorrer as vítimas: não há bombeiros, não há defesa civil, não há atendimento médico -não existe governo.
Sim, seria preciso construir um Estado no Haiti. Mas nas últimas décadas o Estado foi o grande vilão da comunidade internacional, visto como foco de corrupção e de ineficiência, um problema, nunca uma eventual solução. Foi o que disse o cientista político haitiano Robert Fatton, professor nos EUA, em entrevista ontem a Claudia Antunes.
Bilhões de dólares transferidos ao Haiti nos anos 90 acabaram enredados e consumidos pela estrutura de ONGs, soldados e empresas americanas que atuavam no país. A sociedade civil planetária engoliu o dinheiro.
Não se sabe o que será do Haiti quando o miserê sair do noticiário.
Mais uma vez, é grande o risco de que a indústria da ajuda humanitária sirva mais à rede de ativistas e organizações internacionais do que à reconstrução da infraestrutura e à construção de serviços públicos no país. Já vimos o filme. É atroz, monótono e não tem final feliz.

RODRIGO CONSTANTINO

Heróis ou vilões

O GLOBO - 19/01/10


Os comunistas sempre foram mestres na arte de reescrever a história, como George Or well bem retratou em “1984”. Atualmente, o revanchismo em relação aos militares representa uma nova empreitada nesse sentido. Alguns membros mais radicais do governo Lula tentam criar a imagem de que foram vítimas inocentes na época da ditadura, resgatando um clima de confronto com claros objetivos eleitoreiros.

Falam em criar uma “Comissão da Verdade” para apurar os fatos, mas não desejam trazer à luz todos os fatos, e sim apenas um lado, ocultando as ações praticadas pelos guerrilheiros de esquerda.

Trata-se da estratégia de “duplipensar” orwelliano, onde verdade quer dizer, na prática, mentira.

O que temem? Que todos os documentos sejam abertos então! As máscaras daqueles que hoje posam como vítimas que lutavam pela democracia rapidamente cairiam no chão. Que democracia era essa, se esses guerrilheiros faziam parte de grupos revolucionários comunistas? A “democracia” de União Soviética, Coreia do Norte e Cuba? Na verdade, a meta deles era implantar no Brasil uma “ditadura do proletariado”, que trouxe ao mundo apenas miséria, terror e escravidão.

Vide Cuba, que até hoje enfrenta a mais longa ditadura do continente, sob os aplausos — não custa lembrar — desses mesmos radicais que agora tentam posar de bastiões da democracia. É essa a “democracia” que queremos? Qualquer ditadura deve ser condenada.

Entretanto, resgatar o contexto da década de 1960 pode ser útil ao menos para não deixar que os inimigos da liberdade monopolizem as virtudes. O mundo vivia na Guerra Fria, com os soviéticos tentando exportar seu regime opressor aos demais países. Onde tiveram sucesso, foi o caos. No Brasil, grupos como o Agrupamento Revolucionário de São Paulo, inspirado em Carlos Marighela, seguiam o roteiro escrito em Moscou. Vários crimes foram praticados por aqueles que julgam que seus fins justificam quaisquer meios, intensificando o clima de insegurança. Luiz Carlos Prestes, ligado ao Partido Comunista, defendeu a dissolução do Congresso.

Roberto Campos chegou a lamentar que as únicas e miseráveis o p ç õ e s a o p a í s e r a m “ a n o s d e chumbo” ou “rios de sangue”.

Nada disso inocenta os crimes praticados pela ditadura militar. O que não quer dizer que, automaticamente, transforma em heróis aqueles que lutavam pela pauta comunista redigida pela KGB. Que muitos desses comunistas jamais tenham reconhecido publicamente seu passado sujo e, ao contrário, ainda ostentem orgulho por essa trajetória, já é uma vergonha.

Pior ainda é o fato de alguns oportunistas usarem seu passado de luta comunista para receber anistias milionárias, uma verdadeira “bolsaditadura” criada pelo governo. Mas o mais revoltante é mesmo essa tentativa absurda de se reescrever a história do país. Isso ofende todos aqueles que realmente desejavam uma democracia liberal no país, assim como nosso mais precioso bem: a verdade.

Se o desejo é realmente a busca da verdade, que todos os documentos históricos sejam abertos ao público.

Os fatos precisam ser esclarecidos.

Mas de todos os lados. Atrocidades cometidas por militares merecem vir à tona por respeito às vítimas inocentes.

Só que as barbaridades praticadas pelos comunistas também devem ser expostas. Eles mataram dezenas de inocentes. Não podemos continuar tratando como heróis os verdadeiros vilões, que sonhavam em transformar o Brasil numa enorme Cuba. Tivessem eles conseguido, seu regozijo seria o pranto de toda a nação. Infelizmente, alguns deles ainda não desistiram.

RODRIGO CONSTANTINO é economista

GOSTOSA

BRASÍLIA -DF

Quem pode, pode

Luiz Carlos Azedo Com Norma moura

CORREIO BRAZILIENSE - 19/01/10



O Ministério da Defesa resolveu avaliar melhor a situação das tropas brasileiras no Haiti e despachou para lá, no domingo, o general de divisão Carlos Alberto dos Santos Cruz, comandante da

2º Divisão de Exército, com sede em São Paulo. Ele chefiou as forças de paz da ONU (Minustah) de 2007 a 2009. O Brasil tem o comando dos 7 mil homens que integram a força internacional, sendo 1.266 militares brasileiros do Exército e do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha. Os Estados Unidos, porém, despacharam 10 mil homens para o Haiti, porta-aviões, navios etc. E o presidente Barack Obama convocou reservistas para enviar mais gente. O país foi praticamente ocupado pelas tropas norte-americanas.

O atual force commander da Minustah, general de brigada Floriano Peixoto, não gostou, mas terá que se conformar com a chegada de Santos Cruz. Não estava no posto no dia do terremoto, havia viajado para Miami (EUA). Se estivesse em Porto Príncipe, poderia ter morrido em ação, como outros militares brasileiros. Voltou às pressas, mas isso não vem ao caso. Na presença de um repórter do IG, após uma entrevista, Floriano chegou a reclamar por telefone do envio do ex-comandante da Minustah, a quem substituiu em junho passado.

Devagar
A cúpula do PMDB se reunirá amanhã na residência oficial do presidente da Câmara, Michel Temer, de São Paulo. No jantar, Temer dirá que não tem pressa na definição em relação à vice na chapa da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT). Avalia que é cedo. Temer está sendo fritado pelo presidente Lula.

Retrocesso
O grande problema de Floriano Peixoto é que o principal trabalho realizado pelas tropas brasileiras — desarmar as gangues, prender seus líderes e manter a ordem pública no país — quase voltou à estaca zero com a fuga de 3 mil presos. Os bandidos levaram todas as armas dos guardas e reassumiram o controle das favelas. Enquanto a Minustah faz o que pode para socorrer os sobreviventes do terremoto, prioridade imposta pela tragédia, a violência já recrudesce no Haiti.

Reforço
Santos Cruz ganhou a confiança da ONU e dos norte-americanos porque foi excelente force commander. Controlou as favelas de Porto Príncipe, principalmente Cité Soleil, e conquistou o apoio da população haitiana. Precisa negociar com os militares americanos como as coisas funcionarão doravante. A hegemonia militar brasileira no Haiti foi suplantada pela maciça presença norte-americana. Para manter o comando, o Brasil precisará enviar mais homens para o Haiti e, talvez, um general mais graduado.

Mandacaru
O governador José Serra (SP) faz o que pode para superar a falta de palanques no Nordeste. No Ceará, que foi o primeiro reduto tucano, restou-lhe a candidatura do deputado estadual Luiz Pontes (PSDB), que deve receber o apoio de Tasso Jereissati, com quem mantém laços de família. O PT e o PMDB fecham com o atual governador do estado, Cid Gomes (PSB), candidato à reeleição. O deputado Eunício Oliveira (PMDB) é a opção para senador, mas anda se estranhando com o ministro da Previdência, José Pimentel (PT), que também é candidato ao Senado.


Voluntários
O Ministério da Saúde está cadastrando voluntários para enviar ao Haiti. Somente da rede do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), dos Hospitais Federais do Rio de Janeiro e do Grupo Hospitalar Conceição, do Rio Grande do Sul, já se apresentaram 500 profissionais de saúde.


Palanque Pela primeira vez, o governador de Minas, Aécio Neves, não prestigia uma visita do presidente Lula, que vai ao Vale do Jequitinhonha e Juiz de Fora hoje. “Fui comunicado da agenda quase no fim de semana e tenho outros compromissos em Minas. Expliquei isso ao presidente, que compreendeu perfeitamente”, justifica. Aécio mantém distância de Dilma.

Armistício Reinou o consenso, ontem, na reunião para discutir o 3º Plano Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3) na Câmara. Mas nem de longe é o que se espera com o fim do recesso parlamentar. Para o vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, Pedro Wilson (PT-GO), o plano ainda vai gerar muita polêmica por causa da questão agrária.

Pilatos O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), distribuiu nota na qual se exime de qualquer responsabilidade sobre a fundação que leva o seu nome no Maranhão. A Fundação Sarney está sob investigação por causa do suposto desvio de patrocínios da Petrobras. O ex-presidente da República doou 50 mil livros, manuscritos de autores nacionais e estrangeiros, 400 mil documentos históricos, um arquivo audiovisual de 1.500 horas e cerca de 4 mil objetos de arte e presentes que recebeu quando exerceu o cargo à entidade. “Caso seja procedente qualquer acusação, que os responsáveis sejam punidos na forma da lei”, disse.

Non troppo
O vice-governador Paulo Octávio (DEM-DF) desistiu de disputar o Governo do Distrito Federal, mas não deve deixar o cargo que ocupa, em março, para concorrer à Câmara dos Deputados. Nesse caso, o primeiro na linha de sucessão do governador José Roberto Arruda será o próximo presidente da Câmara Legislativa.

LUIZ GARCIA

Quem banca

O GLOBO - 19/01/10

Os países ricos têm o dever moral — e só eles têm recursos para isso — de bancar a reconstrução do Haiti. Não é simples, inclusive por ser preciso reconhecer que, antes do terremoto, o país estava muito longe de ter uma infraestrutura social e econômica sequer razoável.

Na verdade, os haitianos ainda não tinham conseguido se recuperar dos furacões de dois anos atrás. E jamais contaram com ajuda desinteressada ou simplesmente inteligente dos Estados Unidos.

Como aconteceu no fim do século passado. Primeiro, Washington decretou um embargo comercial para forçar a volta ao poder do presidente Jean-Bertrand Aristide, que vencera eleições democráticas.

O embargo mandou para o espaço o frágil parque industrial haitiano. Numa triste ironia, pouco depois o governo Bush se empenhou em derrubar Aristide, o que acabou conseguindo.

Na tragédia atual, a troca de queixas e acusações entre governos amigos parece indicar que o desejo, certamente sincero, de ajudar o povo haitiano esbarra em alguns interesses e prioridades não bem explicados.

O próprio presidente René Préval já fez um apelo público para que os amigos acabem com as picuinhas. Como a que existe em torno do aeroporto de Porto Príncipe, que é controlado pelos americanos. E eles, pelo visto, dão prioridade absoluta aos vôos de seus próprios aviões.

Tanto o Brasil como a França, e também funcionários do Programa Mundial de Alimentos da ONU, já protestaram, e sem sucesso. Os EUA são, por exemplo, acusados de dar prioridade nas decolagens de aviões levando cidadãos americanos para casa.

Por outro lado, nem todas as notícias são desanimadoras. Os americanos reconheceram outro dia que as tropas brasileiras, que estão há muito tempo no país, manterão o controle da distribuição de alimentos e água à população pelos soldados dos dois países.

Uma vez definido que o socorro ao Haiti não tem donos, poderá estar aberto o caminho para o próximo capítulo: a reconstrução (sob muitos aspectos, a palavra certa talvez seja construção) da economia haitiana.

Por elementar cautela, e como já disseram alguns analistas, seria prudente que a missão não fosse entregue a um grupo de países ricos, e sim a um organismo internacional, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento, o BID. Seria talvez uma garantia de que apenas as necessidades do povo haitiano seriam levadas em conta.

Os países ricos teriam exclusivamente o papel de financiadores desinteressados — mesmo que esta seja uma combinação de substantivo e adjetivo não muito comum na história da Humanidade.

GOSTOSA DO TEMPO ANTIGO

ARI CUNHA

União pela ordem

CORREIO BRAZILIENSE - 19/01/10


Aquele país mais pobre do mundo sofreu terremoto. Estudantes universitários morreram sentados nas cadeiras. Ficaram imóveis. Não havia meios de assistência. Não existe em todo o país um único guindaste para remover peso. Nem sequer uma alavanca para levantar uma pedra e retirar um corpo. A comida é rara e os benefícios de alimentação que chegam são saqueados pelo faminto povo, que disputa aos socos o direito de possuir uma garrafa de água mineral. Difícil distribuir o que chega. Triste realidade.

Na última noite a coisa mudou da água para vinho. Americanos tiveram autorização de Cuba para chegar mais cedo ao destino. O espaço aéreo foi liberado para o socorro. Gruas enormes chegaram de navio, juntamente com motoniveladoras que abrem caminhos desejados. Haiti é outro, desde ontem à tarde. Máquinas de todas as dimensões levantam placas de concreto que sepultaram muita gente. Criança com oito dias debaixo da terra é levantada pelos soldados salvadores. Estão mudando as coisas no país mais pobre do mundo.

A entrada dos Estados Unidos no Haiti fez a mudança geral da situação. Brasil não protestou. Como país que participa da luta no Haiti há muitos anos, a logística norte-americana impressionou. Nisso é representante da ONU, com toda a documentação aceita. Americanos enviaram um porta-aviões com toda a tripulação formada por médicos em muitas especialidades. O hospital ficará no porto, e dispõe de salas de cirurgia para todas as especialidades.


A frase que foi pronunciada

“Nossa maior tragédia é não saber o que fazer com a vida.”José Saramago


Muito estudo
Em tempos de eleição, o concurso da Escola de Administração Fazendária (Esaf) está parado. As vagas são para especialistas em políticas públicas e gestão governamental. Por meio de mandados de segurança, candidatos insatisfeitos com o edital tentam ganhar tempo, prejudicando quem está pronto para a prova de títulos e o curso de formação. Quem conseguiu nota para seguir adiante sofre com a indecisão das autoridades.

Unimed no veto
Justiça de São Paulo concedeu liminar à Unimed. Pelo menos 500 médicos paulistanos desejavam reeleição. A medida ficou estranha pelo que sentiam as pessoas relegadas ao esquecimento de exames sob a justificativa de altos custos. A alegação é gastar muito dinheiro com pessoas idosas que têm a necessidade de melhor atenção. Nesse caso, a idade retira o direito a exames profundos, que não se realizam porque são caros.

Fidelidade
Não há governo sem funcionários fiéis. Se há baderna na administração, eles participam conforme o grau de chamada. No caso de Brasília, muitos funcionários são acompanhantes de todas as administrações. O fato de trabalhar é preferência pessoal. Ocorre que a maioria serve ao governo, com dedicação e carinho. Funcionários do governo José Roberto Arruda estão recebendo a mesma pecha dos que receberam favores financeiros. A divisão é necessidade.

Retirada
Cento e vinte favelas serão retiradas do Rio. Todos os moradores estão sujeitos a deslizamento de terra. A iniciativa é do secretário municipal de Habitação. O projeto é retirar todas, juntamente com a Rocinha e o Vidigal.

Paraitinga
Cidade de encantos, construções tombadas, São Luiz do Paraitinga é um primor de comunidade e foi parcialmente destruída pelas chuvas. A assistência aos moradores é ponto pacífico. Ao mesmo tempo, autoridades estão em atenção permanente para a salvação do patrimônio histórico.

Leonardo Prudente
Câmara Legislativa de Brasília fez sessão fechada para dar posse ao presidente Leonardo Prudente. Sob acusações, a vida dele tem sido um inferno. A ponto de reunir a Câmara Legislativa sem a presença do povo. Afinal, o povo, que deve ser ponto principal em eleições, foi proibido de aparecer. Cumpriu-se com a lei fazendo a ata, mas as costas foram dadas a quem decide quem deve ocupar o poder.

Vermelho
Monsanto continua no vermelho. A informação é da France Press. O cálculo para o primeiro trimestre saiu das previsões da multinacional, que teve a venda diminuída.

Talento
Gravem este nome: César Augusto Flores Becker é aluno do 5º semestre de artes plásticas na UnB. Talha em madeira, pedra ou modelagem, o rapaz tem talento em esculturas. Os primeiros passos são acompanhados pelo professor Miguel Simão.


História de Brasília

O Departamento de Transporte da Prefeitura gastava 90 mil litros de gasolina por mês. Foi determinada economia e esse mesmo departamento esperava gastar 45 mil litros, isto é, a metade. Pois bem. Pelos cálculos, até agora, gastará este mês nada menos que 30 mil litros. (Publicado em 22/2/1961)

MERVAL PEREIRA

O Chile e nós

O GLOBO - 19/01/10


Há muitas dessemelhanças entre o processo político dos dois países para que se considere o que aconteceu no Chile, a derrota do candidato de uma presidenta que também tinha 80% de popularidade, como um prenúncio do que pode acontecer na eleição brasileira este ano, com uma provável derrota da candidata Dilma Rousseff, apoiada pelo popularíssimo Lula. Mas existem também várias coincidências que devem ser levadas em consideração pelo governo, especialmente no que se refere à união da coalizão governista.

A diferença começa pelas próprias coalizões da política brasileira, que não obedecem a programas partidários, mas a apoios pontuais e interesses fisiológicos. Se usadas as terminologias que identificam os agrupamentos políticos do Chile, a coalizão governamental brasileira deveria ser identificada, no máximo, como de centro-esquerda, pois abriga da extrema-direita à extremaesquerda.

No entanto, o governo Lula é considerado “de esquerda”, e a escolha de uma candidata “de esquerda” como Dilma Rousseff não afasta da coalizão os partidos “de direita”, como o PP e o PR.

A coalizão do PSDB que apoiará a provável candidatura do governador de São Paulo, José Serra, reúne também o PPS e o DEM, pode atrair também o PTB e setores do PMDB, e é identificada pelos petistas como “de direita”, ou de “centro-direita”, embora o próprio Lula já tenha comemorado o fato de que todos os candidatos este ano são “de esquerda”.

No Chile, a Concertação também reúne partidos “de centro” como a Democracia Cristã de Eduardo Frei, e socialistas.

Ela é identificada como de “centro-esquerda”, enquanto a Coalizão pela Mudança, que elegeu Sebastián Piñera, é considerada de “centro-direita”.

Uma semelhança importante na campanha chilena com o Brasil é que os comunistas fundaram uma nova frente “allendista”, chamada Juntos Podemos Mais, e lançaram Jorge Arrate. Já Marco Enriquez-Ominami, outro dissidente da Concertação, se lançou pela Nova Maioria para o Chile, formada pelo Partido Ecologista e pelo Partido Humanista, e obteve cerca de 20% dos votos no primeiro turno.

No Brasil, a senadora Marina Silva, do Partido Verde, é uma dissidência petista importante, embora até o momento não tenha atingido índices tão altos de apoio eleitoral.

Mas a possível, embora não provável, candidatura de Ciro Gomes pelo Partido Socialista Brasileiro, poderia fazer uma divisão importante na coalizão governamental.

Há ainda a possibilidade de o PSOL, sem chegar a um acordo com o PV, lançar novamente a candidatura de Heloísa Helena, que obteve 12% na eleição de 2006. Os três candidatos saídos da coalizão governista têm, portanto, poder de atrair até 30% do eleitorado, o que torna a disputa imprevisível no segundo turno.

Isso porque o provável candidato do PSDB, José Serra, tem aparecido nas pesquisas de opinião como catalisador de parte desses votos, que não se transferem integralmente para a candidata oficial. Sem a presença de Ciro na cédula, as pesquisas mostram Serra com possibilidade de vencer já no primeiro turno.

Outra semelhança entre os dois países está na forte presença da questão dos direitos humanos na campanha eleitoral.

Dois dos candidatos tiveram seus pais assassinados pela ditadura Pinochet. EnriquezOminami e Eduardo Frei, cujo pai, o ex-presidente Eduardo Frei Montalva, foi envenenado na prisão em 1982.

E mesmo tendo saído no meio da campanha eleitoral a decisão judicial, depois de um processo de dez anos, de prender os responsáveis pelo seu assassinato, a influência desse fato não impediu que o chamado “candidato da direita” vencesse a eleição.

O fato é que “a direita” hoje do Chile nada tem a ver com “a direita” que deu o golpe em 1973 contra Salvador Allende, e a vitória de Piñera não fez com que um neto de Pinochet conseguisse se eleger deputado federal.

Octavio Amorim Neto, cientista político da Fundação Getulio Vargas, do Rio, acha que a vitória de Piñera pode significar o início da virada do pêndulo na América Latina, mas a confirmação dessa mudança de tendência dependerá sobretudo da vitória da oposição no Brasil este ano. “Aí sim se poderia dizer que houve uma virada do pêndulo mais para o centrodireita”, diz ele.

A grande lição para a Dilma é que ela tem que estar com a aliança muito unida, e s p e c i a l m e n t e c o m o PMDB, porque qualquer vacilo pode comprometer a transferência de votos.

Para Octavio Amorim Neto, Lula está certo em querer manter a polarização com o PSDB e de temer a dissidência da senadora Marina Silva. Ele lembra que no primeiro turno de 2006 a diferença dele para o Alckmin não foi grande, 46% a 42%. “Isso sendo o Lula.

Imagine com a Dilma, que é uma candidata que nunca foi testada”.

Já Francisco Carlos Teixeira, professor de história contemporânea da UFRJ, vê semelhanças com a situação brasileira, embora destaque que o eleitorado chileno é mais concentrado na capital.

Uma outra diferença fundamental, para Teixeira, foi a atuação da presidenta Michelle Bachelet, que só explicitou seu apoio nos últimos dias do segundo turno.

No Chile, ao contrário do Brasil, há a tradição de o presidente não se intrometer na sua sucessão, o que dificulta ainda mais a transferência de votos.

A situação econômica no Chile piorou mais do que no Brasil com a crise internacional, mas vinha de um passado de muitos anos de progresso.

Até mesmo o presidente do Ibope, Carlos Augusto Montenegro, que vem assegurando que Lula não conseguirá transferir sua imensa popularidade para a candidata petista Dilma Rousseff, é cauteloso ao fazer ilações entre o que aconteceu no Chile e o caso brasileiro.

Ele acha que apenas um ponto ficou provado, apesar de todas as diferenças: mesmo presidentes populares como são Lula e Bachelet não conseguem transferir votos se o candidato não é bom.

E-mail para esta coluna: merval@oglobo.com.br