quinta-feira, dezembro 23, 2010

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Barril de pólvora 
Renata Lo Prete 

Folha de S.Paulo - 23/12/2010

Encerrado o loteamento ministerial, são muitos os aliados insatisfeitos, porém nenhum mais do que o PMDB. Em privado, seus principais caciques notam que outras siglas viram frustrado o desejo de se expandir, mas só o PMDB perdeu espaço na Esplanada.

Entre os alvos de recriminação está o presidente do partido, Michel Temer. No entender de correligionários, o vice de Dilma Rousseff negociou mal ao priorizar o objetivo de "ficar bem com ela", além de ter sido atropelado pelo QG da transição, que empurrou-lhe um prato feito. Segundo um peemedebista graúdo, não há o que fazer no momento: "Ajoelhou, tem que rezar." E quando virá o troco? "Na primeira crise."

Então tá
Na lista de queixas do PMDB, o item Ministério da Saúde está circulado em vermelho. Dilma havia pedido que o partido cedesse a pasta de modo a instalar ali um técnico e/ou grande nome da área. E o escolhido acabou sendo Alexandre Padilha. Médico, por certo, mas fundamentalmente um quadro do aparelho petista.

As voltas que...Observação de um veterano do primeiro mandato: com a ida de Luiz Sérgio (PT-RJ) para a Secretaria de Relações Institucionais, José Dirceu voltará a ter uma pessoa de sua confiança dedicada à estratégica atividade de distribuir emendas e atender prefeitos.

... o mundo dáDirceu controlou essa torneira até fevereiro de 2004, quando Waldomiro Diniz foi ejetado da Casa Civil no primeiro escândalo da era Lula.

BarbeariaIndicados Aloizio Mercadante (Ciência e Tecnologia) e Luiz Sérgio para a equipe de Dilma, um ministro de Lula comentou: "Não sei quanto à cota de mulheres, mas a de bigodes foi bem contemplada".

É com elaLula avisou a Nicholas Sarkozy que o assunto compra dos caças será resolvido por Dilma. O presidente da França aguarda ansiosamente a batida de martelo em prol dos Rafale.

ClãEntre as pessoas que se movimentaram em favor da escolha de Bruno Covas (PSDB) para comandar a Secretaria de Meio Ambiente na futura administração de Geraldo Alckmin está dona Lila, avó do deputado estadual campeão de votos e viúva do governador Mário Covas.

CurrículoO deputado estadual David Zaia (PPS), anunciado ontem por Alckmin para comandar a Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho, foi presidente do Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos). Antes de migrar para a central UGT, Zaia integrou a Executiva Nacional da CUT.

Veja bemEm vídeo de Boas Festas enviado ontem aos servidores paulistas, o governador Alberto Goldman (PSDB) saiu em defesa da política da gestão José Serra para o funcionalismo. Listou benefícios como plano de carreira, programas de qualificação e financiamento de computadores e imóveis. Reconheceu, porém, que a valorização da categoria "ainda está longe do ideal".

Mais umDepois de indicar o irmão para a pasta de Infraestrutura e a mulher para a da Família e Desenvolvimento, o governador eleito do Paraná, Beto Richa (PSDB), verá o filho Marcello se tornar secretário de Esportes de Luciano Ducci (PSB), que sucedeu o tucano como prefeito de Curitiba.

Visita à FolhaJuarez Lopes de Araújo, presidente da Deloitte Touche Tohmatsu, visitou ontem a Folha. Estava acompanhado de Heloisa Helena Montes, diretora de Marketing.

Tiroteio
"Vejo choradeira desnecessária. A mudança é salutar, e é preciso coragem pra mudar. No resto, chorem na cama, que é quentinho!"

DE FABIO LEPIQUE, assessor de Geraldo Alckmin, respondendo, em seu Twitter, aos tucanos que mais ou menos abertamente se queixam de escolhas feitas pelo governador eleito para o futuro secretariado paulista.

Contraponto

Show de calouros
Presidente do TRE-SP, o desembargador Walter de Almeida Guilherme encerrava seu discurso na solenidade de diplomação dos eleitos por São Paulo cantarolando estrofe de Tobias Barreto das trovas acadêmicas do Largo São Francisco, sede da faculdade de direito na qual o desembargador e o senador eleito Aloysio Nunes (PSDB) foram colegas de turma.

Na fila para receber seu diploma, o deputado federal Paulinho da Força (PDT) comentou:

-Se isso aqui fosse o programa do Silvio Santos, ele teria sido reprovado. Troféu abacaxi...

Nenhum comentário: