terça-feira, dezembro 21, 2010

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Como está fica 
Renata Lo Prete 

Folha de S.Paulo - 21/12/2010

A equipe de transição recuou da proposta de oferecer um segundo ministério para o PC do B ao se dar conta da reação das demais siglas aliadas, que, ressentidas com o tratamento diferenciado para uma bancada de 15 deputados, já ameaçavam votar contra eventual MP destinada a criar a pasta da Olimpíada.

Arquivada a ideia do novo ministério, que seria dado a Orlando Silva, o PC do B voltou a bater o pé para mantê-lo em Esporte, e Dilma Rousseff acabou por abdicar do desejo de colocar uma mulher nesse cargo. Em compensação, a presidente eleita considera encerrada a discussão sobre a APO (Autoridade Pública Olímpica): o cargo não será acumulado por Silva.

EscalaçãoEm Campinas, na véspera de ser anunciado ministro da Saúde, Alexandre Padilha mencionou a aliados, durante encontro no hotel Vitória, nomes que pretende levar para a pasta: Helvécio Magalhães, secretário de Planejamento de Belo Horizonte, e Fausto Pereira Santos, ex-presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Convergência
A ministra Izabella Teixeira (Meio Ambiente), que permanecerá com Dilma, quer juntar a COP-18, conferência do clima de 2012, com a Rio +20, encontro internacional que marcará duas décadas da Eco-92. Embora exista chance de o novo acordo do clima ficar pronto daqui a dois anos, há uma dificuldade de calendário: a COP acontece em dezembro, e a reunião no Rio, no meio do ano.

Fui
Depois de comparecer à confraternização de ministros e ex-ministros de Lula, José Dirceu "pulará" a cerimônia de posse de Dilma. Com férias marcadas, o petista não pretende voltar a Brasília antes de 10 de janeiro.

PoupançaO aumento salarial do Congresso ajudará o PT a enxugar sua dívida, de R$ 27,7 milhões. Como cada deputado ou senador petista destina ao partido 20% da remuneração, espera-se um salto na arrecadação.

Destravou
Por unanimidade, o STJ rejeitou, na semana passada, recurso que havia quase sete anos impedia a ida a júri dos acusados da chacina de Unaí (MG). Em janeiro de 2004, foram assassinados três fiscais e um motorista do Ministério do Trabalho. Vítima de emboscada, a equipe inspecionava fazendas da região suspeitas de manter trabalho escravo.

Vida real 1Enquanto o PSB se esfalfa para garantir espaço no governo Dilma, cuja eleição apoiou, avançam as tratativas da ala paulista com Geraldo Alckmin. Mesmo tendo lançado Paulo Skaf no Estado, é grande a chance de o partido integrar o secretariado. A manobra visa assegurar ao tucano base mais sólida na Assembleia.

Vida real 2
Também o PC do B e o PDT, que marcharam com Aloizio Mercadante (PT), podem ser contemplados por Alckmin. As três siglas do "bloquinho" dariam ao futuro governo mais dez deputados na Assembleia.

EmbrulhoA equipe de transição quer turbinar secretarias "periféricas" para torná-las atrativas a aliados, que reclamam do orçamento modesto. Além de abrigar a empresa paulista do setor, a nova pasta de Turismo absorverá o Dade, que repassa recursos a 67 cidades classificadas como estâncias.

TorneiraTanto ou mais do que as pastas remanescentes, a disputa pela Sabesp agita a transição. Alckmin tem dito que a companhia, hoje com negócios fora do Estado e do país, será mantida nas mãos de um técnico. O atual presidente, Gesner de Oliveira, deverá sair.

Tiroteio
"O MST está fazendo o Brasil regredir à lei da selva. Não há crimes nem culpas. Vale tudo."
DA SENADORA KÁTIA ABREU (DEM-TO), presidente da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), sobre o fato de o Tribunal de Justiça de São Paulo ter cancelado o indiciamento dos acusados pela depredação, em outubro de 2009, de 12 mil pés de laranja numa fazenda da Cutrale.

Contraponto

À francesa
Ao final de almoço que reuniu ontem deputados federais tucanos numa churrascaria no bairro paulistano do Itaim Bibi, Julio Semeguini tomou a iniciativa de pedir a conta e virou motivo de piada entre os colegas. Um deles o advertiu, em tom de brincadeira:

-Não vá fazer como o Walter Feldman, que da outra vez recolheu o dinheiro e não pagou o restaurante...

Feldman não estava à mesa para se defender, mas acabou levando a fama. Enquanto isso, Édson Aparecido e José Anibal saíram de fininho antes do rateio.

Nenhum comentário: