sexta-feira, dezembro 17, 2010

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Reengenharia olímpica
RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 17/12/10 

Na tentativa de resolver o impasse com o PC do B, que reivindica a permanência de Orlando Silva no Esporte -na contramão do desejo de Dilma Rousseff de indicar uma mulher para o posto-, a equipe de transição ofereceu ao partido um desenho alternativo. Nele, Esporte ficaria com Luciana Santos, deputada federal e ex-prefeita de Olinda, mas Orlando continuaria ministro, só que deslocado para uma nova pasta, voltada exclusivamente aos Jogos de 2016.
A ideia original de Dilma era colocar Orlando na APO (Autoridade Pública Olímpica). O PC do B, porém, teme o fato de que o cargo ainda nem existe e já é bombardeado, por exemplo, pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB). Ministério é outra conversa.

Distensão Marco Maia (PT-RS) chamou Arlindo Chinaglia (SP), Cândido Vaccarezza (SP) e João Paulo Cunha (SP) para comandarem sua campanha à presidência da Câmara. Os três disputaram a indicação com ele. 

Currículo O aumento do salário dos deputados, articulado desde o início por Marco Maia, credenciou o petista com o chamado "baixo clero" da Câmara. 

Para valer Na avaliação do atual governo e da equipe transição, há gente se colocando no páreo para disputar com Maia com o objetivo real de valorizar o passe em outras negociações. 

Perspectiva Em conversa em Foz do Iguaçu com o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, Lula opinou que, sob Dilma, a aprovação da revisão do Tratado de Itaipu tende a ser facilitada, dada a confortável maioria de que sua sucessora desfrutará no Congresso Nacional. 

Também quero Após a aprovação do salário dos congressistas, servidores do Judiciário planejam mobilização na próxima semana em prol do próprio reajuste. 

Caderninho Para refutar o registro dos feitos de Lula em cartório, o PSDB vai elaborar um novo balanço dos oitos de governo petista. O documento, dizem tucanos, incluirá "tudo o que foi esquecido e manipulado". 

Longa distância O diplomata Carlos Villanova, secretário-adjunto de imprensa da Presidência, responsável pela área internacional, comandará a comunicação da empresa Rio 2016.

Ao vivo Eduardo Suplicy (PT-SP) cantou ontem na homenagem a Noel Rosa e Adoniran Barbosa no Senado. Colegas brincaram: o grave é que a plateia pediu bis. 

Múltipla escolha A bancada do PV ofereceu três nomes a Geraldo Alckmin: Feliciano Filho, opção para o Meio Ambiente, Chico Sardelli, para Esportes, e Afonso Lobato, para a pasta do Desenvolvimento Social. 

Mais uma A principal atribuição da pasta do Turismo, a ser desmembrada de Esportes, será estruturar a nova empresa paulista do setor, que deverá funcionar nos moldes da Embratur. 

Prévia Luiz Marinho (PT) amargou surpreendente derrota na Câmara de São Bernardo: o tucano Hiroyuki Minami, apoiado por Orlando Morando (PSDB), provável rival de Marinho na disputa pela prefeitura em 2012, conquistou a presidência da Casa por 13 votos contra 8 do petista Tião Mateus. 

Visita à Folha Amos Genish, presidente da GVT, empresa de banda larga e telefonia, visitou anteontem a Folha. Estava com Alcides Troller Pinto, vice-presidente de Marketing, Tatiana Weinheber, gerente de Comunicação, e Diva Gonçalves, assessora de imprensa. 
com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

tiroteio

"Na eleição da Câmara Municipal, o prefeito avançou o sinal vermelho. Nesses casos, a multa costuma chegar em 60 dias."
DO VEREADOR ANTONIO DONATO (PT), prevendo dias difíceis para Gilberto Kassab (DEM), que atuou pesadamente para eleger José Police Neto (PSDB); os petistas estavam com Milton Leite (DEM), do "Centrão".

Contraponto

Duro na queda 

Na cerimônia do balanço dos oito anos de Lula, anteontem no Palácio do Planalto, Antonio Palocci brincou ao cumprimentar José Gomes Temporão:
-Olha aí o ministro mais poderoso do governo!
Diante do semblante intrigado de Temporão, há muito ciente de que, diferentemente de alguns colegas, não sobreviverá no cargo em 2011, o futuro chefe da Casa Civil cuidou de completar:
-O senhor vem sendo o mais difícil de substituir...
O novo titular da pasta ainda não foi definido.

Nenhum comentário: