terça-feira, dezembro 07, 2010

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Tensão pré-barraco 
 Renata Lo Prete 
Folha de S.Paulo - 07/12/2010

É pesado o clima no DEM, que amanhã se reúne em Brasília na tentativa de resolver o impasse do "prazo de validade" de seu presidente. Os veteranos, Jorge Bornhausen à frente, oferecerão a Rodrigo Maia (RJ), cujo mandato havia sido prorrogado até o fim de 2011, algo entre três e seis meses para deixar o cargo, que seria então ocupado pelo senador José Agripino (RN).
Tal movimento poderia, em tese, abortar ou pelo menos adiar a ida de Gilberto Kassab (SP), aliado de Bornhausen, para o PMDB. A reação de Maia é incerta. Defensores da mudança disporiam de documento capaz de constranger a atual cúpula do partido.

Para entender Em longa conversa com um aliado na semana passada, Lula foi enfático ao defender a permanência de José Gomes Temporão no comando da Saúde. Quem conhece o presidente, no entanto, acha que isso pode ser apenas um artifício para afagar o ministro que se despede.

Assim não Peemedebistas fizeram chegar a Dilma Rousseff a ideia de vitaminar a Secretaria de Assuntos Estratégicos, oferecida pela presidente eleita a Moreira Franco (PMDB-RJ), com o controle sobre o saneamento do país. Ela não topou.

Segundo turno A ala mais "moderada" do PMDB aconselha o vice eleito, Michel Temer, a aceitar a fatia ministerial oferecida ao partido por Dilma, e assim sair da divisão do primeiro escalão como "credor" da petista.

Bate-volta Mangabeira Unger foi duas vezes ontem à Granja do Torto, mas só falou com Dilma numa delas. Ex-titular da Secretaria de Assuntos Estratégicos, disse ter errado o horário da reunião.

Presente! Lula comandará, na quinta, o balanço de quatro anos de PAC. É a primeira vez que ele aparecerá num evento do gênero - antes, procurava deixar os holofotes para sua candidata.

Bastão Chamou a atenção o protagonismo de Miriam Belchior, futura ministra do Planejamento, no evento que reuniu prefeitos e governadores ontem em Brasília. Coube a ela o papel de estimular municípios e Estados a cobrar verba do PAC-2, a despeito das previsões pessimistas de Guido Mantega (Fazenda) sobre o lastro para as obras em 2011.

É o mínimo Centrais sindicais de SP querem incluir no Orçamento a previsão de aumento do salário mínimo regional, hoje em R$ 580. Com a apoio do Dieese, começam a discutir amanhã o valor a ser reivindicado. A definição do novo piso, feita por lei específica, será o primeiro teste para o flerte de Geraldo Alckmin (PSDB) com o movimento sindical.

Mídia Autores de projetos que criam Conselhos de Comunicação em SP, os deputados estaduais Antonio Mentor (PT) e Edmir Chedid (DEM) fecharam acordo para construir um texto unificado no decorrer da tramitação.

Guerra fria O PSDB reúne deputados em exercício e eleitos na quinta em Brasília. O pano de fundo do encontro é a disputa velada entre paulistas e mineiros, que começa pela liderança da bancada. Duarte Nogueira, do grupo de Alckmin, se apresenta como candidato, ao lado de Bruno Araújo (PE). O bloco de Minas deseja colocar Paulo Abi-Ackel no páreo.

Visitas à Folha Marta Suplicy, senadora eleita pelo PT de São Paulo, visitou ontem a Folha.

Gilvam Borges, senador pelo PMDB do Amapá, visitou ontem a Folha.

tiroteio

"Parece que o presidente pediu a alguém que guarde o lugar para ele. Assim, é difícil imaginar que vá mesmo 'desencarnar'."

DO SENADOR ÁLVARO DIAS (PSDB-PR), sobre entrevista na qual que o atual chefe de gabinete e futuro secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, deixa em aberto a possibilidade de Lula disputar a eleição de 2014.

contraponto

Decisão colegiada


Em recente visita à Câmara, o tucano Geraldo Alckmin tentou entregar à bancada paulista três emendas do governo do Estado ao Orçamento. Coordenador do grupo, Devanir Ribeiro (PT-SP) explicou ao governador eleito que infelizmente isso seria impossível:
-Antigamente eram três. Aí, num acordo de bancada, nós diminuímos para duas...
Para evitar mal entendidos, o petista acrescentou:
-Vamos lembrar aqui, para não me deixarem em má situação: todos nós decidimos que eram duas!

Nenhum comentário: