segunda-feira, dezembro 06, 2010

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Presente de tucano 
 Renata Lo Prete

 Folha de S.Paulo - 06/12/2010

A Assembleia paulista quer promover um "esforço concentrado" na semana anterior ao Natal para aprovar o polêmico projeto que permite a hospitais públicos cobrar pelo atendimento de pacientes de planos privados. A célere tramitação da proposta é acompanhada por representantes da equipe de Geraldo Alckmin, que enxergam na medida uma solução emergencial para os gargalos no custeio da saúde em 2011.
Como a discussão do Orçamento é regimentalmente prioritária, caso o texto não seja votado até o dia 16, os deputados poderão ser chamados a trabalhar nos dias 21 e 22, tamanha a disposição governista em vencer as manobras de obstrução prometidas pelo PT.

Confidencial A equipe de transição em SP concluiu os "dossiês" sobre cada secretaria para os novos titulares das pastas. Os documentos listam estrutura, recursos materiais e humanos, cargos e salários comissionados, orçamento e principais programas. Os dados são classificados como "de uso interno" e não devem ser publicados.

Prefácio Os relatórios trazem um "resumo executivo" com as orientações de Alckmin para cada secretário e os itens primordiais setorizados do plano de governo.

Corra que... O rigor da Justiça Eleitoral na fiscalização dos gastos da campanha de 2010 preocupa eleitos e reeleitos à espera da aprovação de suas contas. Em São Paulo, o TRE faz um pente-fino na documentação.

...a polícia... Um deputado reeleito recebeu 42 requisições de informações adicionais sobre notas e recibos, com prazo de 48 horas. "É preciso um escritório de contabilidade para absorver tantos detalhes", protesta.

...vem aí O veredicto sobre as contas dos eleitos sai até quinta-feira. A procuradoria eleitoral ainda vai cruzar essas informações com os balanços fiscais de 32 mil doadores no Estado, para oferecer eventuais contestações depois da diplomação.

Falta um Apesar de sobrarem críticas ao "paulistério" de Dilma, a bancada de deputados e os prefeitos do PT em São Paulo não estão satisfeitos com o espaço destinado no primeiro escalão ao Estado onde nasceu o partido. Eles ainda pressionam pela nomeação de José de Filippi Jr., Vicentinho ou Janete Pietá, de modo a abrir vaga na Câmara para José Genoino, que ficou na suplência.

Prancheta A maior parte dos cargos de segundo escalão será negociada por Dilma Rousseff em janeiro, mês em que se dará a campanha pelas presidências da Câmara e do Senado.

Simbólico Antes de se despedir da Presidência da República, Lula quer lançar a pedra fundamental da reconstrução do edifício-sede da UNE, no Rio de Janeiro. A cerimônia está prevista para o próximo dia 20.

Sem dividida José Agripino (RN) avisou aos correligionários: só aceita assumir a presidência do DEM se houver consenso não apenas em torno de seu nome, mas também em relação ao tamanho da antecipação do processo sucessório -o mandato do atual presidente do partido, deputado Rodrigo Maia (RJ), havia sido prorrogado até o final do próximo ano.

Outro rumo Tucanos mineiros consideram remota a possibilidade de Danilo de Castro, atual secretário de Governo, migrar para o comando da Cemig em 2011, como chegou a ser ventilado. Avaliam que o atual estágio de governança da estatal e a amplitude de seus negócios demandam um nome com perfil técnico.

tiroteio

"Há nessa hipótese um conflito de interesse, repetindo o caso do ministro Dias Toffoli. O advogado do governo carrega uma atitude jurídica incompatível com o dever de julgar."

DE CLAUDIO WEBER ABRAMO, diretor da Transparência Brasil, sobre a possível nomeação do advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, para o STF.

contraponto

Quem não chora...

Passada a campanha eleitoral, os tucanos Arthur Virgílio (AM) e Sérgio Guerra (PE) conversavam no Senado quando o segundo recebeu telefonema da colega Lúcia Vânia (GO), que conseguiu renovar o mandato apesar das dificuldades de relacionamento com Marconi Perillo, principal líder do PSDB em seu Estado.
-Pois, é- disse Guerra a ela. Você chorou, chorou e no final, de nós três, é a única que ficará no Senado.
Ela respondeu na lata:
-Tá vendo como vale a pena chorar?

Nenhum comentário: