sexta-feira, dezembro 03, 2010

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Que tal? 
 Renata Lo Prete

 Folha de S.Paulo - 03/12/2010

Na tentativa de acertar os ponteiros com o PMDB, a equipe de transição de Dilma Rousseff, além de confirmar hoje os nomes de Edison Lobão (Minas e Energia) e Wagner Rossi (Agricultura), levou ontem ao partido a proposta de colocar Moreira Franco, antes mencionado para Cidades, no Ministério da Previdência, dentro da cota dos senadores do partido.
Estes já haviam recusado abraçar um ministro que na verdade seria de Michel Temer. A presidente eleita, porém, resolveu insistir, sob o argumento de que o Senado não tem nome a oferecer. A compensação poderia vir na forma de mais cargos no segundo escalão.

Meio a meio O novo desenho prestigia Temer, mas também atende ao apelo da bancada do Rio, que não quer ver Moreira à frente da poderosa pasta das Cidades.

Xadrez O espaço aberto por Dilma a Jorge Gerdau no futuro governo, ainda que sem uma pasta, sinaliza tentativa de manter canal alternativo com a indústria, agora que Robson Andrade, ligado a Aécio Neves (PSDB), assumiu a presidência da CNI.

Currículo Fausto Pereira dos Santos, ex-diretor-presidente da ANS (Agência Nacional de Saúde) e agora na relação de candidatos a assumir o Ministério da Saúde, foi um dos coordenadores do programa de governo de Dilma para essa área.

Anote aí A disputa entre as correntes do PT começa a pegar fogo. Há quem aposte que, se José Eduardo Cardozo for confirmado na Justiça, Fernando Haddad poderia passar apuros para se manter na Educação. Ambos integram a Mensagem ao Partido, que tem 16% do diretório.

Copyright O Blog do Planalto acaba de inaugurar a seção "Nunca antes", que toma emprestado o bordão favorito de Lula para divulgar "as principais realizações" do mandato do presidente.

Medalha no peito Não obstante a crise do banco PanAmericano, Lula resolveu agraciar o empresário Silvio Santos com a Ordem do Mérito do Trabalho Getúlio Vargas no grau de grã-cruz. O vice José Alencar e o maestro Isaac Karabtchevsky receberam a mesma distinção.

Companheiros Em gesto inédito, Lula receberá no próximo dia 15 dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, rival histórico da entidade do ABC, berço político do presidente.

Dupla missão Geraldo Alckmin não descarta a possibilidade de Saulo de Castro Abreu Filho acumular Transportes com a presidência da Dersa, como já ocorreu durante a gestão do então secretário Dario Rais Lopes.

Next O deputado federal Emanuel Fernandes é o favorito para ocupar a recém-concebida Secretaria de Gestão Metropolitana de SP. Segundo Alckmin, a pasta abarcará também o planejamento de aglomerados urbanos, como os de Sorocaba e São José dos Campos.

Santo de casa Presidente do PSDB de Minas, Nárcio Rodrigues deverá assumir a Secretaria de Ciência e Tecnologia do novo governo de Antonio Anastasia.

Oportunidades O PT cogita abdicar da primeira secretaria do Senado, posto a que terá direito por ser a segunda maior bancada, em troca da primeira vice. Com José Sarney (PMDB-AP) reconduzido à presidência e cada vez mais afastado da rotina da Casa, o partido aposta que o vice ficaria com um bom naco do comando.

tiroteio

"Eu não quero mais do que ninguém, só quero que seja estabelecido critério. E, se o critério for o tamanho da bancada, eu tenho a terceira maior do Senado."
DO SENADOR GIM ARGELLO (PTB-DF), sobre a disputa entre os partidos aliados por posições na futura administração de Dilma Rousseff.

contraponto

Beijo, me liga


Em recente cúpula da Unasul na Guiana, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, deixava o salão uma vez encerrado o almoço oferecido aos chefes de governo participantes quando notou que não havia se despedido do colombiano Juan Manuel Santos.
Chávez retornou ao local e o abraçou, surpreendendo os presentes com o afago ao colega do país com o qual a Venezuela tem um histórico de tensões.
-Agora você já tem o número do meu telefone. Ligue sempre que quiser!

Nenhum comentário: