quinta-feira, dezembro 23, 2010

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO

Produção de carros vai desacelerar e deve crescer 8% em 2011, diz consultoria 
 Maria Cristina Frias

Folha de S.Paulo - 23/12/2010

A produção brasileira de automóveis deve apresentar crescimento de 8% no ano que vem, um sinal de desaceleração em relação ao ritmo de expansão registrado neste ano, de 14%, segundo projeções da RC Consultores.

A indústria automotiva brasileira deve atingir a produção de 3,94 milhões de veículos em 2011.

"O esfriamento do mercado já era esperado. A economia brasileira não aguentaria uma taxa de crescimento no mesmo patamar da registrada neste ano", afirma Fábio Silveira, sócio da consultoria RC Consultores.

O aumento da massa real de rendimentos e a expansão do crédito devem sustentar esse crescimento, na análise feita por Silveira.

O estoque de crédito concedido pelo sistema financeiro exclusivamente para a aquisição de veículos deve atingir R$ 129 bilhões na média de 2011.

Esse volume será 14% maior que o deste ano, segundo a consultoria.

As importações brasileiras devem ultrapassar a marca de 1 milhão de veículos, com aumento de 30% sobre as compras deste ano, de acordo com as projeções.

"Se o mercado se mantiver aquecido e as importações excederem muito a marca de 1 milhão de veículos, o governo deverá adotar novas medidas para tornar o crédito mais restritivo e conter o consumo", diz Silveira.

A taxa de câmbio valorizada é apontada como um limitador para o aumento das exportações brasileiras.

Entretanto, as vendas externas devem registrar aumento de 25% no ano que vem, para 984 mil veículos, segundo projeções da RC.

Um Brasileiro depois de 114 anos 
Após quatro anos como diretor-geral da Bayer HealthCare na Espanha, Theo van der Loo voltou ao país em novembro para assumir a direção da unidade brasileira e se tornar presidente do grupo em janeiro.

Filho de holandeses que deixou o país aos 12 anos, Loo avisou aos pais que voltaria ao se formar. Cumpriu a promessa e começou aqui a carreira. O executivo, que é o primeiro brasileiro a presidir o grupo no país em 114 anos, começa a sua gestão com ao menos cinco lançamentos.

Em 2011, a Bayer coloca no mercado um contraceptivo considerado "inovador" pela companhia por conter estrogênio natural.

Outro produto novo será um monitor portátil que mede hemoglobina glicada em cinco minutos. Medicamentos para hipertensão pulmonar e disfunção erétil também estão na lista de novidades, além de produtos para animais, vitaminas e da linha Bepantol.

"O mercado farmacêutico está mais competitivo no país", diz Loo. "Mas vamos continuar a crescer em torno de 10% a 13% ao ano."

Natal com mais Presentes
O crescimento das vendas para o Natal de 2010 será maior que o estimado pela Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping).

Segundo o presidente da entidade, Nabil Sahyoun, o aumento em comparação com o ano passado será próximo de 14%. A expectativa da Alshop antes do período de compras era de 12%.

Os produtos que apresentaram maior elevação na demanda foram eletroeletrônicos, cosméticos e roupas.

Outra informação antecipada por Sahyoun é que as vendas no Estado de São Paulo cresceram mais que no restante do país.

O levantamento nacional do setor será divulgado amanhã em São Paulo.

Consórcio para Servidor
O Bradesco vai lançar planos de consórcio exclusivos para os servidores públicos.

A taxa de administração será até um ponto percentual mais baixa que a média cobrada no mercado.
São planos de automóveis, caminhões e imóveis.

Até novembro deste ano, a Bradesco Consórcios comercializou 221 mil cotas de consórcios, 25% a mais do que no ano passado.

Com a conquista da folha do funcionalismo de Pernambuco, o banco atingiu a marca de 1,5 milhão de clientes servidores públicos.

Contratações
A demanda por serviços de logística cresceu 60% no último trimestre deste ano em relação ao período de julho a setembro. Com o aumento, foram contratados 100 mil trabalhadores temporários, de acordo com o Sindicato das Empresas de Prestação de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário de São Paulo.

Fila no... 
As vendas do setor de supermercado do Estado de São Paulo acumulam alta nominal de cerca de 8% até novembro, quando são consideradas as lojas em funcionamento desde novembro de 2009 e lojas abertas em 2010, segundo a Apas (Associação Paulista de Supermercados).

...supermercadoQuando são levadas em conta apenas as mesmas lojas, o índice é menor -cerca de 5% de crescimento. Como em dezembro as vendas são acentuadas, a estimativa é que o setor encerre o ano com crescimento real acima de 6%.

Negócios na Mesa 
Após quatro edições realizadas na Espanha, o evento de gastronomia Millesime vai ocorrer em São Paulo, em março, no Terraço Daslu. Com direção do chef Alex Atala, o evento oferece degustações e apresentações sobre gastronomia.

Durante as três noites, empresas podem pagar R$ 50 mil por uma mesa para oito pessoas, onde é possível fazer reuniões em jantar preparado por uma equipe de chefs internacionais e brasileiros, com seis pratos.

A vinda a São Paulo faz parte da expansão do evento, que "em breve chegará também a Nova York e Chicago", segundo Manuel Quintanero, criador do Millesime.

Nenhum comentário: