quinta-feira, dezembro 30, 2010

ILIMAR FRANCO

O PT avança 
Ilimar Franco 

O Globo - 30/12/2010

Os petistas estão se apoderando dos cargos de segundo escalão. A vítima principal é o PMDB. O aliado já rodou na Eletrobras e na Secretaria de Atenção à Saúde e está a caminho de ficar de mãos abanando nos Correios e na Funasa. Irritada, a cúpula do PMDB quer conter o apetite petista e reivindica uma reunião de emergência com o futuro chefe da Casa Civil, Antonio Palocci.

Uma candidatura fazendo água?

O Bloco de Esquerda vai para as eleições da presidência da Câmara sem uma posição unificada. O PDT e o PSB tendem a apoiar a candidatura do petista Marco Maia (RS), em vez de ficar com a candidatura avulsa do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP). A maioria do PSDB e do DEM tende a ficar também com o petista, pois vai prevalecer a proporcionalidade dos partidos, e não dos blocos parlamentares, evitando que a oposição perca uma comissão permanente. Os aliados de Rebelo estão fazendo as contas para avaliar se os insatisfeitos com a montagem do governo têm votos suficientes para sustentar sua candidatura.

Tempo de casa
O futuro secretário-executivo da Fazenda, Nelson Barbosa, comandou por 878 dias a Secretaria de Política Econômica. Só ficou menos tempo que José Roberto Mendonça de Barros, que ocupou o cargo, no governo FH, por 1.183 dias.

Novo líder
Nos primeiros dias de 2011, o deputado ACM Neto (DEM-BA) anuncia sua candidatura a líder da bancada na Câmara. O partido, que elegeu 43 deputados, perdeu a prerrogativa de pedir verificação de quorum nas sessões da Câmara.

A estratégia do PSB
A filiação do ministro José Temporão ao PSB, para disputar a Prefeitura do Rio, articulada pelo vicepresidente do partido, Roberto Amaral, faz parte da estratégia nacional dos socialistas. A prioridade é a reeleição dos prefeitos de Belo Horizonte, Curitiba, João Pessoa e Boa Vista, e ter candidatura própria nas grandes capitais, exceto em Porto Alegre, onde dará apoio à candidatura de Manuela D’Ávila (PCdoB).

Sombras do passado
Tensão entre os tucanos. Quando visitou o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), o senador eleito Aécio Neves (PSDB-MG) ouviu uma advertência: “Muito cuidado com o (José) Serra. Ele é capaz de tudo.” A recomendação foi ouvida por uma dezena de deputados tucanos que acompanhavam Aécio. Sarney não esquece o caso Lunus, que detonou a candidatura da filha, a governadora Roseana Sarney (MA), à Presidência da República, nas eleições de 2002.

EX-PREFEITO de Niterói, o petista Godofredo Pinto vai ser o secretário-executivo da ministra Maria do Rosário (Direitos Humanos).

O MINISTRO Pedro Novais (Turismo) decidiu manter Mário Moysés na presidência da Embratur.

TÁBUA DE SALVAÇÃO. Derrotado em sua campanha à reeleição, o senador Efraim Morais (DEM-PB), acusado de contratar funcionárias fantasmas para seu gabinete, assumirá a Secretaria de Infraetrutura da Paraíba no governo de Ricardo Coutinho (PSB).

Nenhum comentário: