terça-feira, dezembro 21, 2010

ILIMAR FRANCO

A queda 
Ilimar Franco 

O Globo - 21/12/2010

Uma forte reação no PSB, no PT e no PMDB derrubou o deputado Ciro Gomes, impedindo que ele assumisse o Ministério da Integração, conforme convite da presidente eleita, Dilma Rousseff. Sua presença no cargo era uma ameaça ao acordo para compartilhar o poder na pasta, firmado pelos governadores Eduardo Campos (PE), Jaques Wagner (BA) e Marcelo Déda (SE), o líder do PMDB, Henrique Alves (RN), e a bancada socialista.

A confirmação de Adams e o STF
Um influente grupo de petistas, que são da cozinha do presidente Lula e que apoiam o nome do ministro Benedito Gonçalves, do STJ, para a vaga do STF, não ganhou um alento com a confirmação da permanência da Luís Inácio Adams na Advocacia-Geral da União (AGU). Interpretaram o convite feito por Dilma como a confirmação de que ele será o indicado para o Supremo. A informação que eles receberam é a de que o nome de Adams será submetido ao Senado tão logo o Congresso volte a funcionar, após o recesso parlamentar. Hoje, Adams deve ser recebido pelo presidente Lula para tratar, possivelmente, do caso Battisti.

Nova linha
Um das prioridades do ministro Nelson Jobim (Defesa), no governo Dilma, será a “reestruturação do conteúdo do ensino nas Forças Armadas, com ampliação do conhecimento sobre direito constitucional e direitos humanos”.

Cercando
O candidato do PT à presidência da Câmara, Marco Maia (RS), está trabalhando duro para que amanhã tanto o PSDB quanto o DEM anunciem apoio à sua candidatura. Se isso ocorrer, a expectativa é de que ele seja candidato único.

A permanência de Orlando no Esporte
O futuro chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, recebeu do ministro do Esporte, Orlando Silva, em reunião no sábado, a proposta de criação do Ministério dos Jogos Olímpicos. Mas a presidente eleita, Dilma Rousseff, não considerou adequado, do ponto de vista político, criar a pasta. Ontem, ela convidou Orlando para ficar. Pesou o argumento do presidente do PCdoB, Renato Rabelo, de que se tratava de preservar um jovem quadro político.

O clima na oposição
Para mais de um interlocutor, por esses dias, o deputado Indio da Costa (DEM-RJ), candidato a vice na chapa tucana à Presidência da República, tem feito uma confidência bombástica. Relata ele que o ex-governador paulista José Serra, candidato derrotado nas eleições presidenciais, numa conversa com o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, teria afirmado: “Pode até ser que eu não seja presidente da República em 2014, mas o Aécio (Neves) também não será”.

● PELO ACERTO firmado ontem entre a presidente eleita, Dilma Rousseff, e o PSB, Pedro Brito deixará de ser ministro, mas vai se manter na secretaria dos Portos, no novo Ministério de Portos e Aeroportos.

● O PT e os partidos de esquerda estão uma fera com o secretariado do governador Agnelo Queiroz (PTDF). Dizem que ele está dando muito poder ao PMDB.

● O DIAP fez uma radiografia do Congresso e constatou que a bancada empresarial pulou de 120 para 159 parlamentares; que a bancada ruralista cresceu de 120 para 159 parlamentares; e que a bancada sindicalista foi de 61 para 79 parlamentares.

Um comentário:

Pensante Andarilho disse...

A última informação, sobre bancadas, deixa antever um futuro sombrio para nosso país. Um estado corporativo assumido já.