sexta-feira, dezembro 17, 2010

ILIMAR FRANCO

O nó do PSB 
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 17/12/10

Ciro Gomes aceitou o convite da presidente eleita, Dilma Rousseff, para assumir a Integração. Fernando Bezerra Coelho, indicado pelo governador Eduardo Campos (PE), foi deslocado para Portos e Aeroportos. A bancada socialista no Congresso ficou chupando o dedo. Na noite de anteontem, integrantes da cúpula do partido, num encontro com Antonio Palocci, reivindicaram uma terceira pasta para a bancada. Pediram mas não levaram. 

Maia se reuniu com a oposição Logo após ter vencido a batalha do PT, o deputado Marco Maia (RS) reuniu-se, na terça-feira à noite, com os líderes do PSDB, João Almeida (BA), e do DEM, Paulo Bornhausen (SC). O encontro foi articulado pelo líder do PMDB, Henrique Alves (RN), e foi realizado na presidência da Câmara. Maia assumiu o compromisso de democratizar as relatorias e defendeu o respeito à proporcionalidade partidária na composição da Mesa e das comissões. A oposição não se definiu ainda oficialmente. Mas, na conversa, demonstraram disposição de apoiar a candidatura do maior partido, o PT, e, inclusive, respeitar o rodízio com o PMDB. 

Na surdina Os deputados federais de todos os partidos, mas principalmente os aliados, estão perdendo a paciência com o governo. Até agora só foram liberadas 60% das emendas individuais ao Orçamento. Dizem que nunca foram tão maltratados. 

Recado Anteontem, a ministra Izabella Teixeira (Meio Ambiente), mantida, fez um duro discurso no Instituto Chico Mendes: "Instituição técnica tem que ter excelência técnica. Diminuam a fofoca. Instituição que vive de ruído não sobrevive." 

O PT segura o anúncio do Ministério A Democracia Socialista e o grupo do deputado Patrus Ananias (MG) pressionam a presidente eleita, Dilma Rousseff, a não nomear Tereza Campello para o Desenvolvimento Social e Lúcia Falcón para o Desenvolvimento Agrário. A DS quer um de seus dirigentes, Joaquim Soriano, no setor agrário. E a ala de Patrus apresentou o nome do deputado estadual André Quintão (MG) para comandar a área social. 

Na garupa do Gabas O futuro secretário-executivo da Previdência, Carlos Eduardo Gabas, está tentando emplacar Elisete Berchiol, superintendente do INSS em São Paulo, na direção-geral do instituto. Num dia destes, ele chegou a apresentá-la ao futuro ministro, o Senador Garibaldi Alves (PMDB-RN), sugerindo que naquela hora eles conversassem para ser feito um convite. 
Garibaldi ouviu, olhou para Gabas e, com aquele carregado sotaque potiguar, desconversou: "Calma! Calma!" 

INVENTÁRIO. Os petistas continuam debruçados sobre as razões que levaram à derrota do líder do governo, Cândido Vaccarezza (PT-SP), na disputa pela presidência da Câmara. Avaliam que Vaccarezza perdeu votos ao criticar o movimento sindical numa entrevista à revista "Veja". O presidente da CUT, Artur Henrique (foto), da tendência Construindo um Novo Brasil, criticou-o em seu blog, com um artigo cujo título era: "Vaccarezza amarelou". 

Não há matéria proibida de ir a voto. Todas são passíveis de diálogo e acordo. Isso vale para as 40 horas, o Código Florestal e a reforma política" - Marco Maia, candidato do PT à presidência da Câmara 

O PPS não vai se submeter ao futuro líder da minoria, deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG). O presidente do PPS, o deputado eleito Roberto Freire (SP), protesta: "Custo a acreditar que o PSDB escolheu o líder da minoria sem ouvir as minorias". 

A JUSTIÇA eleitoral decidiu dar posse aos deputados Pedro Henry (MT), Beto Mansur (SP) e Paulo Maluf (SP). Com isso, o PP passou o DEM e é a quarta maior bancada na Câmara, com 44 deputados. 

A DEPUTADA eleita Luciana Santos (PCdoB-PE) será ministra dos Esportes. O atual ministro, Orlando Silva, vai para o Ministério dos Jogos Olímpicos. 

Nenhum comentário: