terça-feira, dezembro 07, 2010

ILIMAR FRANCO

O PMDB encolhe 
Ilimar Franco 

O Globo - 07/12/2010

A presidente eleita, Dilma Rousseff, está reduzindo a participação do PMDB no governo. O partido tinha seis pastas no governo Lula, entre as quais Saúde e Integração. Perdeu as duas. No governo Dilma, o partido terá apenas quatro. O ressentimento se alastra no partido. Há críticas à direção partidária, que abriu mão da pasta de Comunicações e de lutar por Cidades. Integrantes do partido já falam em dar o troco em votações na Câmara.

Autofagia
A reunião da Executiva Nacional do DEM, amanhã, pode acabar na Justiça. O grupo do presidente, deputado Rodrigo Maia (RJ), diz que só uma convenção nacional pode antecipar a data da eleição interna. Se o grupo do ex-presidente Jorge Bornhausen (SC) conseguir passar o trator, uma parte do DEM deve deixar o partido, alegando mudança do estatuto. Essa é uma das brechas permitidas para a troca de partido sem perda de mandato. Um demista do grupo de Rodrigo diz que, confirmado o racha, vai acontecer na prática o que o presidente Lula defendeu durante a campanha eleitoral deste ano: a extinção do DEM.

Alerta
A Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro, do Ministério da Justiça, é contra a legalização dos bingos. Avalia que isso criaria ambiente propício à sonegação fiscal, à evasão de divisas e à lavagem de dinheiro.

On-line
O Ministério do Desenvolvimento Social lança hoje a versão on-line do cadastro do Bolsa Família, o que tornará o processo mais ágil. Seis municípios participaram do projeto-piloto, entre eles Rio de Janeiro, Rio das Ostras e Piraí.

A luta contra o tabagismo
Além de ter adiado a votação, na Comissão de Assuntos Sociais do Senado, do projeto que proíbe o fumo em recintos fechados, o lobby da indústria do tabaco remeteu o assunto para a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo. A chefe da Divisão de Controle do Tabagismo da Anvisa, Tania Cavalcante, diz que isso custa caro ao SUS: em 2005, o sistema gastou R$ 338 milhões em internações hospitalares devido a doenças relacionadas ao tabagismo.

O drama do PCdoB
Na sexta-feira, a presidente eleita, Dilma Rousseff, fez um apelo ao presidente do PCdoB, Renato Rabelo, pela renovação. Ela sugeriu que o partido apresentasse outros nomes para o Ministério do Esporte, já que o ministro Orlando Silva estaria com seu destino garantido: a Autoridade Pública Olímpica (APO). A pasta vai ser mantida nas mãos dos comunistas, e o nome mais forte para assumir o ministério é o da ex-prefeita de Olinda (PE) e deputada federal eleita Luciana Santos.

A MINISTRA Izabella Teixeira (Meio Ambiente) venceu a queda de braço interna no PT e entre os principais conselheiros do governo Dilma Rousseff. Seu nome é o favorito para permanecer à frente da pasta.

O SENADOR eleito Eunício Oliveira (PMDB-CE) afirma: “Mudei de Casa, mas não mudei de turma”.

LEMBRETE. Ministros estão deixando a agenda em aberto dia 14, data do aniversário da presidente eleita, Dilma Rousseff, e com um lembrete.

Nenhum comentário: